Inovação & Tech 2 meses atrás | Leo Saldanha

Estudo de caso: Meero. Uma startup francesa que comprova a nova (e empolgante) fase da fotografia como moeda digital

Empresa acaba de receber aporte de 45 milhões de dólares. Negócio cresce criando belas fotos para marcas como Airbnb e UberEats

por Revista FHOX
A sede da Meero em Paris. Negócio com forte expansão atende 40 mil fotógrafos em 3 continentes

A startup francesa Meero usa tecnologia de inteligência artificial para ajudar outros negócios a criarem belas fotos de produtos e locais. A empresa atende mais de 40 mil fotógrafos no mundo e opera uma transação fotográfica (ou de vídeo) a cada 30 segundos. Pois o negócio vai bem e a marca acaba de anunciar uma nova rodada de 45 milhões de dólares que virá da Alven Capital e da Idinvest. Detalhe: oito meses atrás a Meero já tinha recebido 15 milhões de dólares de outros fundos de investimento. O objetivo do negócio é claro: tornar a web cada vez mais bonita. E a fotografia é a moeda crucial dessa missão. “Percebemos que estamos todos no Instagram e que as fotos são lindas. Mas então, você vai a um mercado e as fotos não são ótimas” disse Thomas Rebuad CEO da marca para o site TechCrunch. Meero começou com força criando belas fotos em parcerias com empresas do mercado imobiliário. Tudo facilitando o processo fotográfico das empresas.

O fluxo envolve desde encontrar o fotógrafo até a finalização das criações. Passa ainda por contratos, preços e tudo é padronizado. Hoje Meero dispõe de profissionais em mais de 100 países. A inteligência artificial entra na parte da edição das imagens. A ideia é que os fotógrafos cliquem e enviem tudo o que fizeram. O sistema inteligente da Meero edita e seleciona as imagens. Outra vantagens é que os profissionais parceiros da Meero podem trabalhar em diversos projetos ao mesmo tempo.

Segundo o TechCrunch, com o aporte milionário a empresa vai abrir escritórios novos Estados Unidos e na Ásia. E deve expandir o time de 180 funcionário, sobretudo no departamento de visão computacional voltado para IA. Aliás, a chamada logo ao entrar no site da empresa deixa isso muito claro: a inteligência artificial a serviço da fotografia. Presente em três continentes, a Meero entrega fotos e vídeos para os clientes em até 24 horas.

As frentes de negócio com imagens não se restringem a captura com câmeras: pois trabalham com drones, VR360, 3D, e vídeo. Os segmentos atendidos são variados: desde imobiliárias, até museus, galerias, automotivo e outros. Um negócio que cresce acompanhando o forte avanço da digitalização empresarial no mundo todo. Conheça: Meero.com.

>> O mercado de drones não para de crescer

>> CAMERACLUB: BENEFÍCIOS E DESCONTOS EM MAIS DE 2 MIL VANTAGENS EM UMA COMUNIDADE COM MAIS DE 4 MIL MEMBROS 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.