Inovação & Tech 1 ano atrás | Redação

Esse drone não precisa de um controle convencional

FlyJacket permite controlar o dispositivo com os movimentos do corpo

por Revista FHOX

Pilotar drones não é tão simples quanto parece. Mas uma equipe do Instituo Federal de Tecnologia da Suíça em Lausanne (EPFL) criou um sistema diferenciado para controlar o drone. A novidade apareceu em destaque na última semana em várias publicações de tecnologia. Intuitivo, basicamente trata-se de um controle de vestir. O teste foi feito com diversos voluntários e eles identificaram como criar uma vestimenta que desse condições de pilotar o drone com os movimentos do corpo. A tecnologia foi criada graça a um simulador de realidade virtual usado pelo voluntários durante o desenvolvimento.

Depois dos testes virtuais, os pesquisadores testaram a jaqueta de forma real. 39 voluntários pilotaram o drone usando os movimentos do corpo. E mais: eles compararam os pilotos da jaqueta com quem usava controles convencionais. O resultado? Os usuários da jaqueta superaram os que usaram o joystick. Isso tanto no aprendizado quanto na facilidade do voo.

>> O mercado de drones não para de crescer

“Usar o tronco realmente dá a sensação de que você está realmente voando”, disse a líder do projeto, Jenifer Miehlbradt, em um imprensa. “Controles convencionais, por outro lado, são de design simples, mas dominar seu uso para controlar objetos distantes com precisão pode ser um desafio.” Segundo a equipe, a vantagem do drone controlado pelo corpo é que isso dá mais consciência em relação ao que está acontecendo ao redor.

>> CAMERACLUB: BENEFÍCIOS E DESCONTOS EM MAIS DE 2 MIL VANTAGENS EM UMA COMUNIDADE COM MAIS DE 4 MIL MEMBROS 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.