Equipamentos 2 anos atrás | Redação

Trophy Camera só faz fotos premiadas

Equipamento funciona com inteligência artificial e traz na bagagem a curadoria de um algoritmo que analisou fotos vencedoras do World Press Photo

por Revista FHOX

Trophy-Camera-v0.9-e1490859809423

Trophy Camera tem um sistema que foi “treinado” para reconhecer fotos premiadas. Os desenvolvedores, Max Pinckers e Dries Depoorter, usaram tecnologia de inteligência artificial e analisaram todas as obras dos vencedores do renomado prêmio World Press Photo (desde 1955). Depois tudo foi separado por temas: soldados, mulheres, homens, pessoas, objetos, etc. A ideia virou uma instalação em exposição de arte na Europa (Bélgica) no mês passado. O projeto contou com o suporte da escola de artes e pesquisa da universidade de Ghent (Bélgica).

Dries-Depoorter-Max-Pinckers-Trophy-Camera_FOMU_2017_03-e1491402915522

Quando alguém clica com a Trophy Camera, o algoritmo dá uma nota usando como referência o catálogo da World Press Photo. Se atingir 90% do nível de referência de foto premiada ou acima disso, vai direto para o site do projeto. A tela mostra até a porcentagem de acerto em relação ao World Press Photo.

Os criadores mesmo dizem: Trophy Camera só gera fotos premiadas. Mas calma, não é bem assim. Embora o programa pareça sofisticado, a câmera não é. Além do botão disparador, traz também um computador Raspberry Pi e uma tela OLED que mostra o que o programa viu. Se fotografar uma mulher, vai aparecer escrito mulher na tela. Ou seja, não tem visor e não mostra a foto digital depois de clicar.

Trophy-Camera-v0.9_3b-e1490859764846

Seriam as fotos do site Thophy Camera conceituais ou só uma crítica ácida? Entre no site e tire suas próprias conclusões. Clique aqui para ver: Trophy.Camera.

No fim, o objetivo da iniciativa é promover a reflexão sobre o nível e qualidade da fotografia que é criada (aos trilhões) todos os anos. Em entrevista para a Fast Company, os dois disseram que o problema não é só a questão recorrente das notícias falsas, mas sim da manipulação das fotos e as decisões editoriais do que retocar.

Dries-Depoorter-Max-Pinckers-Trophy-Camera_FOMU_2017_06-e1491402937888

Os criadores da câmera dizem que os equioamentos de hoje estão tão avançados que na verdade podam a criatividade dos fotógrafos e entusiastas. “Criamos essa câmera para comentar de forma implícita o momento atual do fotojornalismo. Algo que parece mais questionável nesse mundo visual em que vivemos hoje. Vem junto com o rápido desenvolvimento da computação e da inteligência artificial. A Trophy Camera levanta muitas perguntas que ainda não podemos responder”.