Equipamentos 4 meses atrás | Redação

Coisas que você precisa saber antes de investir em equipamentos fotográficos

Dicas úteis e importantes para fotógrafos iniciantes e experientes que desejam investir em equipamentos fotográficos e de vídeos

Apresentado por

Fotógrafos em todos os níveis de atuação, desde os iniciantes até os mais experientes, os que trabalham só com foto ou os que desejam investir no vídeo, muitas vezes fazem as mesmas perguntas ao longo da carreira: qual equipamento devo usar? Qual lente é a mais indicada para o segmento em que trabalho? Quanto preciso investir para trocar meus equipamentos e estar por dentro dos últimos lançamentos?

equipamentos fotográficosCrédito: baloon111 (IStock)

O mercado, que constantemente se atualiza, traz cada vez mais opções de câmeras, lentes, flashes e acessórios para foto e vídeo com diversas especificações. E essas “modernidades” podem levantar dúvidas antes mesmo de uma compra. Mas, fazer investimentos na fotografia é algo mais que necessário na vida do profissional. Por isso, é importante que a procura esteja alinhada à informação e segurança.

Mas você sabe quais os fatores devem ser levados em consideração na hora de adquirir um novo equipamento? Não? Então anota aí:

1 – Funcionalidade: você precisa saber para que determinado produto serve antes de usar;

2 – Durabilidade: é importante ter em mente a vida útil do equipamento fotográfico;

3 – Preço: muitas vezes, preço baixo não é sinônimo de qualidade;

4 – Garantia: é preciso saber quais as seguranças que você terá em adquirir tal produto.

Dicas importantes

Sempre faça pesquisas, leia sobre as especificações do equipamento que você deseja adquirir, ouça a opinião de outros fotógrafos, leia resenhas e, se for até uma loja, tire todas as suas dúvidas com o vendedor.

 equipamentos fotográficosCréditos: dem10

Pedras no caminho do fotógrafo que quer comprar equipamentos

Muitas atualizações do mercado, às vezes, demoram para chegar aqui. E viajar para fora do País para comprar equipamentos nem sempre é viável. Além disso, existem outras dificuldades ao longo do caminho, como encontrar um lugar seguro, com portfólio diversificado e preço acessível para a compra. E se você está iniciando na profissão, essas dificuldades podem ser ainda maiores.

equipamentos fotográficosCrédito: GaudiLab

Alerta!

Cuidado com os equipamentos vendidos em grupos de redes sociais. Por ser um meio fácil e barato, muita gente acaba vendendo equipamentos antigos, ou que não estão em uso, em grupos de venda e troca na internet. Vale fazer um alerta quanto a isso, pois, além de ser arriscado e não oferecer garantias, o fotógrafo deixa de investir em um equipamento novo para comprar um usado, que muitas vezes pode até estar quebrado. Não há também como garantir a segurança do pagamento e quem compra precisa acreditar na boa fé de quem vende.

O ideal é encontrar, até mesmo pela internet, lojas confiáveis e que garantam uma boa experiência na venda de um produto. E que além de suporte desde o início da negociação seja uma verdadeira parceira do profissional e o ajude no que for preciso durante e depois da venda. Bom preço e credibilidade também devem ser levados em consideração.

Na BrasilTronic, além da mesma tecnologia e inteligência dos grandes distribuidores do mercado, o fotógrafo também encontra diversidades de produtos, preços competitivos e eficiência na entrega. Tudo isso, amparado por uma equipe de especialistas sempre pronta para atender cada cliente de maneira única. Saiba mais em: BrasilTronic.com.br