Equipamentos 3 anos atrás | Redação

Conheça o dispositivo capaz de sequestrar drones domésticos em pleno voo

O dispositivo ainda não está disponível para comercialização

por Revista FHOX

Para diminuir o risco de colisão de drones com aeronaves tripuladas, foi criada uma maneira de “sequestrar” os dispositivos, pensando na segurança de todos. A novidade foi apresentada durante a conferência PacSec 2016 Security, em Tóquio, por Jonathan Andersson, gerente do grupo de pesquisa de segurança avançada da divisão TippingPoint DVLab da Trend Micro.

drone00Concept W/Shutterstock.com

Andsersson desenvolveu um transmissor de rádio que assume o controle completo de drones nas proximidades, em pleno voo. Com o dispositivo em mãos, o controlador consegue parar todas as funções de um drone, incluindo a direção, aceleração e altitude. A tecnologia funciona com qualquer drone que se comunica através do protocolo DSMx. “A tecnologia funciona contra todos os sistemas de rádio com base DSMx, o que incluiria drones, aviões, carros e barcos”, explicou.

Além de sequestrar um drone, o dispositivo fornece uma impressão digital que é única para cada veículo. Ela pode ser usada para identificar drones que estão sob controle de fontes não confiáveis e também para fornecer provas forenses em processos judiciais criminais ou civis.

Confira mais detalhes da tecnologia no vídeo: