Equipamentos 2 anos atrás | Jucelene Oliveira

BRASILTronic é sucesso e inovação no mercado fotográfico

E-commerce paulistano proporciona qualidade e variedade em câmeras, equipamentos e acessórios a preços baixos.

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Nascida em 2008 de uma pequena loja on-line que vendia todos os produtos eletroeletrônicos comercializados na época, a BRASILTronic hoje é considerada um case de sucesso empreendedor no ramo fotográfico, com um dos melhores desempenhos do Brasil na venda de Canon. De lá para cá, a empresa passou por várias mudanças e iniciativas e o resultado desse trabalho já dá o que falar.

Em setembro passado, a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios abordou alguns caminhos para o empreendedor entrar e ter sucesso nesse mercado em ebulição e evitar os erros mais comuns do setor. A matéria completa da PEGN pode ser conferida no link: encurtador.com.br/zHPR2

Até abrir o escritório onde trabalham mais de 20 funcionários, o empresário Bruno Saurer, da BRASILTronic, ralou muito na sala da própria casa. “Eu cadastrava os produtos no site, tinha que atender o telefone, cuidar da expedição. Fazia de tudo um pouco”, diz.

Em 2010 Saurer resolveu fazer um estudo de campo e junto com seu time verificou que não existia no Brasil nenhuma loja focada em fotografia que abrangia todo o território nacional. Então, após nove meses elaborando o projeto da marca e estratégia de mercado, lançou o site praticamente do zero. A nova BRASILTronic conta com uma marca adaptada ao mercado de produtos cine e foto profissionais.

Composta por uma equipe de fotógrafos, videomakers e designers com larga experiência de campo, focada em soluções profissionais e que combina a seleção de produtos diversificados e preços extremamente competitivos de um varejista web. Na reportagem da PEGN, o consultor Maurício Correa aponta seis dicas que ajudam a evitar erros comuns nesse tipo de negócio.

As dicas

A primeira delas é planejamento. “Não é um grande planejamento. Eu costumo dizer que não é um trabalho de conclusão, mas ele precisa endereçar os principais pontos”, diz consultor.

No início da atividade, o empreendedor deve calcular os custos totais do negócio para saber como será a sua operação. Quanto vai gastar com os fornecedores, que produtos serão vendidos etc.

A segunda dica é investir em um nicho. Saurer, que vendia todo tipo de eletrônico, investiu em um apenas. Depois de algum tempo, focou no setor de fotografia e filmagem. “Em 2012, a gente cortou vários produtos que trabalhávamos. Focamos no fotógrafo profissional porque muitos clientes sabem o produto que compram, mas não o local que compram. Existe um paradigma que diz ‘põe na busca que você vai encontrar alguém’. Nossa estratégia foi exatamente essa”, explica.

A terceira dica, é escolher um bom fornecedor de tecnologia. A começar pela plataforma do e-commerce, ou seja, o sistema que vai fazer tudo funcionar. “Por trás de uma plataforma de e-commerce geralmente tem um sistema de gestão. Um sistema que vai puxar toda a informação das vendas. Vai fazer toda a parte fiscal e tributária, gerar nota, gerar a etiqueta de logística para despacho e fazer toda a operação”, diz Correa.

A quarta dica é elaborar uma logística eficiente, pois ela é fundamental. A quinta é conhecer bem o mercado e estar de olho nas novidades e concorrentes. A sexta e última dica é usar o poder dos marketplaces, uma forma de divulgar o negócio e testar sua operação. “Se você coloca o seu produto no marketplace e ele não vende, então não vai vender na sua loja direta também”, diz o consultor.

Se isso ocorrer, é hora de avaliar os motivos. O problema pode ser o produto, o preço ou a logística. A BRASILTronic hoje realiza cerca de 1,4 mil vendas por mês. Um número baixo, compensado pelo tíquete médio de R$ 2,5 mil, bem superior à média geral, que é de R$ 300,00.

A missão da BRASILTronic é proporcionar a melhor qualidade e variedade de câmeras, equipamentos e acessórios a preços baixos. “Estamos empenhados em fornecer um atendimento extraordinário ao cliente, antes e depois da compra. Seja qual for seu nível de experiência, a nossa equipe pode ajudar a escolher o produto ideal para sua necessidade”, diz Saurer.

A matéria completa da PEGN pode ser conferida no link: encurtador.com.br/zHPR2

Para conhecer mais da BRASILTronic, basta acessar o site.