Equipamentos 4 anos atrás | Redação

As melhores câmeras instantâneas em 2016

Seja para presentear ou se divertir, as câmeras instantâneas estão se tornando novamente populares

por Revista FHOX

Atualmente, o que a maioria das pessoas pensa é que a fotografia digital acabou com a analógica certo? Bem, não é totalmente assim. É claro que o digital está em vantagem, mas a fotografia analógica está lutando, quer seja pela forma de nostalgia ou pela estética única que fornecem. As câmeras instantâneas e suas impressões distintas estão vivendo um renascimento, apesar dos smartphones – que ainda não podem vencer uma impressão na mão, não é mesmo?

>> Polaroid lança app Swing no Brasil
>> VSCO app compátivel com arquivos em RAW

Esse post é para você que está procurando uma câmera instantânea, seja para presentear alguém neste fim de ano ou para se divertir de modo criativo nas festas! Confira:

1 – Fuji Instax Mini 70

1Reprodução

Barata e divertida, a câmera é um modo econômico de aderir a fotografia instantânea. Focagem, tempo de exposição e flash são automáticos. Não é uma câmera para projetos grandes, mas é perfeita para ser usada como acessório de festa!

PS: só tome cuidado para não obscurecer o flash com o dedo quando você está tirando a foto verticalmente! 😉

2 – Leica Sofort
2Reprodução

Embora seja feita de plástico, é plástico bom. Vem nas cores de hortelã, laranja e branco, e embora a Leica forneça seus próprios filmes, aceita os mini pacotes da Fujifilm instax mini pacotes de filmes. A Sofort oferece controles como Macro, Lâmpada, Temporizador, Party & People, Sport & Action, Double Exposure e modos Selfie, além de operação totalmente automática. Também é possível ligar e desligar o flash.

3 – Fuji Instax Wide 300

3Reprodução

A Fuji Instax Wide 300 é de médio formato e usa pacotes Instax Wide de filme de largura em vez do regular mini. pesar do tamanho, é leve e fácil de segurar e usar. O formato grande Instax é maior do que um sensor digital, então isso equivale a uma lente de grande ângulo moderada. Porém tem um visor minúsculo.

4 – Lomo’Instant Automat – South Beach

4Reprodução

Apesar de ser um pouco diferente por fora, por dentro a câmera é bem convencional. Mas não é apenas o estilo que torna esta edição South Beach diferente – ela vem com uma seleção de acessórios que inclui uma tampa de lente que funciona como um disparador de obturador sem fio, uma lente close-up, uma lente grande-angular, uma lente olho de peixe, e um Splitzer. O Automat é simples de usar, com um interruptor de energia em torno do cano da lente que também opera a focagem de zona de três posições. O visor é pequeno, mas fácil de encontrar com o seu olho, e a exposição é automática.

5 – Impossible I-1

5Reprodução

É a única câmera nova para o filme Polaroid original. As luzes em torno da lente formam um “flash de anel” para iluminação de retrato mais suave, enquanto ele ainda vem com um aplicativo I-1 livre para o seu smartphone. O aplicativo permite dupla exposição, pintura de luz e abertura e ajuste de velocidade do obturador, além de funcionar como um scanner de fotos. Isso faz com que o I-1 seja uma excelente ferramenta para experiências com fotografia instantânea, mas demasiado pesado para fotos informais – é uma câmera volumosa para transportar, além de ter uma bateria que descarrega muito rápido.

6 – Polaroid SX-70

6Reprodução

A Polaroid SX-70 é uma versão real do passado. Trata-se de um sistema engenhoso – você obtém a lente de visualização e a focagem através de uma ocular pop-up na parte traseira da caixa do visor. Ajusta-se o foco com um mostrador na frente da câmera e a compensação de exposição com outro. A câmera é grande, mas o filme é caro para experimentar e o tempo de desenvolvimento de 30 minutos é tão longo que a câmera está realmente longe de ser “instantânea”. Você também precisa usar o filme SX-70, que tem uma sensibilidade mais baixa do que os outros.