Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!

Epson: a força e o apelo nostálgico e emotivo da foto impressa

A FHOX conversou com a Epson sobre a tendência do crescimento da impressão em casa em tempos de pandemia. Essa matéria da Wired do Reino Unido tratou do assunto que inspirou a seguinte questão: como está essa parte da impressão geral (e da fotografia) no Brasil. Veja as a entrevista com Cinthia Araujo, gerente regional de Marketing da Epson e Evelin Wanke gerente de Negócios da Epson sobre o mercado geral e o fotográfico. 

Cinthia Araujo. Foto: Epson do Brasil

Cinthia Araujo, gerente regional de Marketing da Epson. 

FHOX – Nota-se um crescimento da impressão no Brasil na pandemia? Em que áreas isso foi mais forte?

Cinthia Araujo – A adoção do home office do ensino à distância fez com que muitas pessoas tivessem que montar seus próprios escritórios em casa isso aumentou a demanda por impressoras domésticas, principalmente dos modelos Ecotank, com tanque de tinta. Nesse cenário de distanciamento social, imprimir trabalhos de escola para ajudar as crianças e adolescentes a continuarem as atividades educativas pode fazer a diferença para mantê-los engajados e atentos com as aulas virtuais, com leituras e atividades lúdicas. Do mesmo modo, a impressão de documentos e materiais de leitura também apoia a produtividade do trabalho. E as ecotanks permitem tudo isso com eficiência, menor custo de impressão e economia de energia.

FHOX – A fotografia foi beneficiada de alguma forma? Vê potencial para o setor?

Cinthia Araujo – O mercado de fotografia está bastante aquecido. Devido ao afastamento social e isolamento, o sentimento de saudosismo foi despertado. As pessoas estão sentindo a necessidade de reviver momentos especiais e de estarem de alguma forma mais próximas a seus familiares e amigos, o que é uma boa oportunidade para o mercado de impressão de fotos de viagens antigas, eventos e lembranças de momentos com entes queridos.

Outro formato de impressão de foto que vem crescendo é a aplicação para personalização de produtos, como por exemplo a aplicação em camisetas, almofadas, canecas e outros itens que se transformam em um presente muito especial. Este é um setor que tem potencial de desenvolvimento e vem crescendo bastante, principalmente para quem quer empreender. Hoje a fotografia não se limita apenas ao papel impresso. 

FHOX – A linha Ecotank é um sucesso. Isso também ajudou?

Cinthia Araujo – Sim, a Epson foi pioneira no desenvolvimento das impressoras tanque de tinta e segue como líder de mercado nesta categoria. Estes modelos proporcionam maior custo benefício e geram mais economia a longo prazo, devido ao alto rendimento e baixo custo de impressão. Por isso, continuaram sendo os mais vendidos para aqueles consumidores que puderam trabalhar e estudar de casa. 

Evelin Wanke. Foto: Epson do Brasil

Evelin Wanke, gerente de Negócios da Epson. 

FHOX – Notamos o crescimento da cultura do “faça você mesmo”. Isso pode beneficiar a fotografia e a impressão? 

Evelin Wanke – Sim, com as pessoas passando mais tempo em casa, para algumas sobrou mais tempo para que elas pudessem se dedicar e aderir a novos hobbies e os trabalhos manuais entraram nessa lista de atividades. Isso com certeza é um mercado que pode ser explorado pela impressão fotográfica, temos equipamentos mais compactos nos quais as pessoas podem imprimir as fotos da família, das festas e viagens em casa, e fazer o próprio álbum. 

A personalização de objetos também está em alta e se mostra como uma oportunidade de negócios para muitas pessoas que buscam empreender. Para isso temos tecnologias de impressão direta e sublimação que atendem aos diversos perfis de negócios. 

Impressora Fotográfica Epson SureLab D870 | Impressoras de Grande Formato | Impressoras | Para empresas | Epson Brasil
Epson D870. Minilab chega com grande potencial para o mercado fotográfico

FHOX  – A Epson está com um lançamento importante da D870. Qual a expectativa para esse equipamento para o mercado brasileiro? 

Evelin Wanke – A A SureLab D870 vem para reforçar o nosso portfólio de soluções fotográficas, é um equipamento que possui tecnologia de tinta pigmenta que proporcionam qualidade de imagem excepcional para atender desde pequenas lojas até os fotógrafos profissionais.

A digitalização das imagens aumentou a exigência do mercado por qualidade e diversidade de cores nas imagens. Estamos sempre em contato com nossos clientes para entender as suas necessidades e poder aprimorar as nossas soluções, por isso vemos este lançamento com bastante otimismo em relação a este novo produto com alta capacidade de produção em escala. A D8701 realiza até 430 impressões de 10 cm x 15 cm, 275 impressões de 13 cm x 18 cm, ou 140 impressões de 20 cm x 25 cm em apenas uma hora.

É um equipamento portátil, que pode ser levado a encontros e eventos. O produto hoje está presente em hotéis, quiosques de shoppings, locais turísticos, entre outros, que são locais onde as pessoas costumam tirar muitas fotos de suas câmeras ou celulares e muitas vezes não tem a oportunidade de imprimi-las. A SureLab é um equipamento ideal para eternizar momentos importantes da vida de cada indivíduo.

FHOX  – Em um mundo tão digital a impressão não ficou esquecida. Não é curioso? 

Evelin Wanke – A transformação é um caminho sem volta em todos os mercados, mas isso não significa o fim da impressão. Estamos deixando de imprimir algumas coisas, para começar a imprimir outras, o consumo de impressão será ressignificado ao longo do tempo. 

Saiba mais: https://epson.com.br/