News 3 semanas atrás | Redação

Entenda a importância da câmera que tirou a maior fotografia da história

Câmera com capacidade para fotos de altíssima definição poderá trazer um grande avanço para a investigação do espaço

por Revista FHOX
(Crédito: J.Orrell/Slac National Accelerator Laboratory)

Um importante passo foi dado para aumentar as possibilidades de descobertas sobre o universo. A maior câmera já construída, com capacidade de tirar fotos com dez vezes mais megapixels do que os melhores celulares do mercado, deverá mudar a forma como os cientistas investigam o espaço.

A primeira imagem feita pela câmera, que tem 3.200 megapixels, é tão grande que precisaria de 378 telas de uma televisão 4K de ultradefinição para chegar ao tamanho completo da fotografia.

A partir de 2021, essa ferramenta deverá ser instalada no Observatório Vera C. Rubin, que já está em construção no Monte Pachón. O local fica a mais de 2.600 metros de altitude, em pleno deserto do Atacama, no Chile.

(Crédito: Rubin Observatory/Nsf/Aura)

Localização fará a diferença para observar o céu

Com um ambiente de noites bastante escuras e secas, a câmera poderá fotografar o céu sem o perigo de ter imagens borradas. Até mesmo objetos muito longínquos poderão ser capturados, ainda que cheguem à Terra apenas como uma mancha difusa.

O plano é que a câmera fotográfica faça imagens completas em intervalos de poucos dias de todo o céu do Hemisfério Sul. Isso deverá acontecer por, pelo menos, dez anos, a fim de conseguir um registro mais preciso e minucioso de todos os movimentos e transformações das diversas galáxias e estrelas possíveis de serem observadas.

A câmera possui três toneladas e tornará possível seguir asteroides que superam 140 metros de diâmetro, que representam um grande risco para toda a vida ao redor da Terra.

Tecnologia também trará avanços para o dia a dia

Uma grande parte das tecnologias que usamos no dia a dia hoje foram confeccionadas por cientistas que tinham como principal objetivo ações militares ou que proporcionassem outras descobertas. Com isso, a construção de uma câmera tão poderosa deverá, no futuro, trazer avanços para modelos de câmera, celular e computador.

Com uma qualidade tão grande em imagem, a expectativa é de que conteúdos para televisão, smartphone ou celular possam se tornar ainda mais realistas.

Além disso, a possibilidade de conseguir gravações com alta qualidade pode trazer mais segurança não apenas para o planeta Terra contra asteroides, como também poderá ser utilizada futuramente para trazer mais proteção no dia a dia da humanidade.