Inovação & Tech 2 anos atrás | Redação

E a realidade aumentada avança no Instagram e Facebook

Novidades anunciadas em evento de desenvolvedores F8 do Facebook mostrou que a RA só vai crescer nos canais da empresa

por Revista FHOX

A intenção de Mark Zuckerberg (CEO e fundador do Facebook) é clara: ele quer mesclar o virtual e o real. E quer fazer isso com a ajuda dos smartphones e realidade aumentada. Os anúncios no evento F8 (para desenvolvedores) comprovam isso. Veja:

– Para as marcas: ver como ficaria um tênis da Nike ou poder testar maquiagem direto nos apps do Facebook e Instagram se tornará um comportamento cada vez mais comum. Daí a querer comprar o produto “testado” será um pulo…

– A integração de cartão de crédito e funções de compra dentro do Instagram devem ajudar a ferramenta a se solidificar como uma canal de vendas. Os recursos de realidade aumentada ajudarão a seduzir na venda de produtos e serviços.

>> Zara investe em realidade aumentada na experiência do consumidor 

– Isso só será possível porque o Facebook liberou aos desenvolvedores espaço para a criação de filtros e efeitos de realidade aumentada dentro do Instagram e Facebook.

– O Instagram também deve colaborar com contas populares de canais famosos da mídia (Tevê, impresso e on-line) e de celebridades com recursos divertidos e exclusivos de realidade aumentada.

– Batizado de AR Camera, sistema vai entrar com tudo dentro do Instagram.Não é só o Stories que vai ter destaque com RA. O Messenger do Facebook também terá a tecnologia disponível daqui para frente.

– Outra novidade é a parte de ligações em vídeo dentro do Instagram.

– A empresa investe pesado em realidade virtual também. Como é possível ver nesse vídeo mostrando uma nova tecnologia que recriar ambientes em 3D a partir das próprias fotos dos usuários. Veja abaixo…

>> Aumentando a realidade na fotografia 

Outros dois pontos merecem destaque e mostram a força do Instagram. Um executivo do Facebook disse que a audiência do Stories deve passar todos os outros canais da marca até 2019. Quem usa a rede social sabe da força do espaço e provavelmente não vai estranhar isso. A outra notícia é de que o controle da empresa será cada vez maior em relação aos conteúdos postados. A empresa está usando inteligência artificial para entender todas as hashtags e fotos abertas dos usuários para reconhecer abusos e posts inadequados. Os recentes escândalos envolvendo privacidade e uso indevido das informações dos usuários levou o Facebook a controlar muito mais os posts daqui para frente.

>> CAMERACLUB: UMA COMUNIDADE DE BENEFÍCIOS E DESCONTOS COM MAIS DE 2 MIL VANTAGENS E 3500 MEMBROS 
Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.