Inovação & Tech 1 ano atrás | Redação

E a hashtag #Sextou está fora do ar

Instagram bloqueou o termo depois de identificar que a palavra estava associada a imagens de sexo explícito e nudez

por Revista FHOX
foto: Buzzfeed

O problema não é o #sextou usado aqui no Brasil. Lá fora, o termo em inglês se refere a Sex to u (sexo para você). O Instagram conta com regras bem definidas em questões que possam envolver pornografia. Ao contrário do que se imagina, o bloqueio é automático. Isso porque o Instagram vem treinando algoritmos para identificar e barrar imagens que possam envolver esses temas. Aliás, é por isso que muitas vezes uma foto sai do ar. Não necessariamente isso quer dizer que alguém denunciou a foto, mas sim algo feito diretamente pelos sistemas automáticos com inteligência artificial da rede social. Talvez não inteligente assim, já que ainda não consegue separar o Sextou do Brasil do Sextou dos gringos.

Em um comunicado oficial, o Instagram disse que sabe que as pessoas querem e desejam publicar fotos de nudez mais artísticas. Mas mesmo essas fotos podem ser banidas pelo Facebook e Instagram. Imagens com mamilos, com genitálias e cenas de sexo não são permitidas. Já fotos em que aparecem mulheres amamentando ou cicatrizes de mastectomia estão permitidas. Ou de obras de arte que envolvam nudez em pinturas e afins. Vale relembrar que até pouco tempo atrás o Facebook e Instagram bloqueavam até esses tipos de imagens. Até a publicação desse post a hashtag #sextou tinha sumido de fato do Instagram.

FHOX: mais que uma revista, uma ferramenta indispensável para quem vive fotografia

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.