Inovação & Tech 2 semanas atrás | Redação

DeepFaceDrawing transforma desenhos em retratos realistas

O software com inteligência artificial produz imagens hiper-realistas a partir de desenhos incompletos ou esboços. Tecnologia poderá ser usada pelas autoridades para converter retratos falados em fotos por exemplo

por Revista FHOX

Essa vem direto da China. Pesquisadores chineses descobriram uma maneira de transformar desenhos simples em imagens hiper-realistas. Desenvolvido pela equipe da Academia Chinesa de Ciências de Pequim, o DeepFaceDrawing usa inteligência artificial para transformar desenhos em imagens de alta qualidade a partir de esboços grosseiros. E mesmo desenhos inacabados são convertidos em retratos realistas.

O sistema funciona com uma tecnologia avançada que usa um banco de dados de rostos e componentes faciais e considera como cada elemento facial funciona um com o outro. Olhos, nariz, boca, formato do rosto e tipo de cabelo. Tudo é criado separadamente e depois montado em uma única imagem.

Segundo o artigo explicando sobre o sistema  “as técnicas recentes de tradução profunda de imagem em imagem permitem a geração rápida de imagens de rosto a partir de esboços à mão livre. No entanto, as soluções existentes tendem a se ajustar demais aos esboços, exigindo, assim, esboços profissionais ou mesmo mapas de arestas. Para resolver esse problema, nossa ideia principal é modelar implicitamente o espaço de forma das imagens de rosto plausíveis e sintetizar uma imagem de rosto nesse espaço para aproximar um esboço de entrada. Nosso método usa essencialmente esboços de entrada como restrições suaves e, portanto, é capaz de produzir imagens de rosto de alta qualidade, mesmo a partir de esboços ásperos e / ou incompletos. ” 

O programa foi treinado com 17.000 esboços gerando fotos correspondentes a partir dos desenhos.  A tecnologia deve ser exibida na conferência (virtual) SIGGRAPH deste ano, em julho. De acordo com o site do projeto , o código do software está “chegando em breve”, o que sugere que poderá ser usado já nos próximos meses. Não só para como entretenimento para pessoas comuns, mas também para as autoridades. Para a polícia por exemplo teria muita utilidade na questão dos retratos falados.