Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Curve-Up: novo sensor CMOS de uma startup francesa promete desempenho superior para câmeras fotográficas

 

 

Desenvolvido pela startup francesa Curve-One, a novidade é importante pois está em fase de preparação para produção em massa. Vale mencionar que a Sony já trabalhava nessa tecnologia em 2014 e outras iniciativas de pesquisa também investiram nisso. Contudo, a Curve-One conseguiu avanços significativos e a viabilidade comercial.

A empresa diz que sensores de imagem curvos imitam o olho humano e têm grandes implicações para o design óptico e o desempenho geral da imagem.

O desenvolvimento de sensores curvos é uma abordagem bioinspirada. Imitando a retina dos olhos, essa nova tecnologia impacta todos os futuros sistemas de imagem. Corrigindo diretamente a curvatura de campo no plano focal das imagens, o uso de sensores curvos suprime os achatados de campo. Menos óptica significa menos desalinhamentos e erros, aumenta a estabilidade e a homogeneidade de imagem e reduz a dependência da condição ambiental. Assim, melhora a qualidade de aquisição de imagens e reduz os custos de pós-processamento de imagem.”

Com isso, a empresa que o novo design do sensor pode inclusive reduzir a necessidade de elementos asféricos na lente. A ilustração abaixo mostra a diferença entre os sensores atuais e o da Curve-One.

Na prática o sensor de imagem curvo permite lentes menores e com inclusive desempenho superior e mais consistente. A Curve-One diz que até o impacto no pós-processamento será sentido. Uma boa notícia e mais um passo em captura da imagem com a mais alta qualidade de imagem e desempenho sofisticado.