Conheça o Mercado FHOX! O marketplace especializado no mercado de fotografia e imagem!


Como o maior banco de imagens chinês está usando o NFT para chegar ao mercado internacional

Visual China é a maior empresa de bancos de imagens chinesa e busca agora crescer no mercado NFT

Visual China Group possui o maior serviço de banco de imagens na China. Provendo tanto fotos como vídeos para o gigantesco mercado chinês. E agora a empresa está testando uma plataforma no exterior para tokens não fungíveis (NFTs) que suporta criptomoedas, algo que é proibido na China.

A versão beta da plataforma foi batizada “Vault by 500px” e entrou no ar na última semana. A VCG disse que a plataforma usa blockchain para “capacitar a produção, proteção e transação de direitos autorais digitais”, de acordo com informações na Bolsa de Valores de Shenzhen.

Desde então a Vault já conta com várias obras de arte disponíveis para compra usando ether, a criptomoeda da Ethereum, a blockchain mais usada para NFTs. Os NFTs mais caros da Vault foram listados por 0,71 ETH (US$ 1.370).

Fundada em 2000, a VCG foi a primeira empresa de licenciamento de imagens na China, e tem sido a distribuidora exclusiva da biblioteca da Getty Images no país desde 2006.  A plataforma utiliza a marca da comunidade fotográfica 500px que a VCG adquiriu em 2018. Essa plataforma tem cerca de 500.000 artistas com mais de 20 milhões de usuários em 195 países, de acordo com a VCG.

Os NFTs no Vault por 500px estão à venda por até 0,71 éter, ou cerca de US$ 1.370. Foto: Captured from Vault por 500px

Por conta desse movimento da empresa, as ações da VCG subiram mais de 10% desde o anúncio da novidade. O fato é que Vault marca outra incursão em NFTs pelo gigante da mídia visual.

Usando o Ethereum, o Vault traz uma nova abordagem para a VCG avançar com a venda de obras no exterior e também é um passo importante na tecnologia NFT.

O Ant Group, afiliado da fintech Alibaba Group Holding, e a gigante de mídia social e jogos Tencent Holdings foram os primeiros gigantes tecnológicos chineses a adotar os NFTs, lançando dezenas de produtos desde o verão passado. JD.com e Baidu seguiram com seus próprios colecionáveis digitais.

Esse movimento da VCG com uma plataforma de fotos e vídeos não é mero acaso, já que o nicho de imagens é hoje um dos que mais cresce dentro do NFT. E é mais uma indicação do avanço da tecnologia no mundo.

Em tempo: no próximo dia 7/06 vai ocorrer o curso online ao vivo NFT para Fotógrafos(as). Saiba mais aqui: NFT para Fotógrafos(as) – Curso + Comunidade exclusiva – FHOX