Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!

Casa-Museu de Jane Austen pode ser visitada online

Muito à frente de seu tempo, a famosa escritora Jane Austen, nascida em 1775, na Inglaterra, conquistou milhares de apaixonados pela literatura ao redor do mundo. Com obras que tratam de assuntos como mulheres, comportamento e casamento, sob um ponto de vista progressista, a autora ganhou notoriedade e destaque. 

Depois de mais de 200 anos de sua morte, a arte eternizada por meio das palavras consegue se tornar mais popular a cada ano, ganhando novas traduções e adaptações para séries e filmes. Jane é considerada uma grande romancista do século XIX, e esse reconhecimento não fica apenas entre os estudantes da faculdade de letras.

(Crédito: Divulgação/Instagram Jane Austen’s House)

O envolvimento é tão grande que alguns dos mais famosos livros da escritora foram adaptados para o público infantil, conquistando leitores das mais variadas faixas etárias. Histórias que se tornaram clássicas, como Razão e Sensibilidade (1811), Orgulho e Preconceito (1813) e Emma (1816), já venderam milhões de exemplares.

A casa em que Jane Austen viveu em 1809, no vilarejo de Chawton, foi também o local em que ela escreveu suas obras de maior sucesso. Por isso, o espaço foi transformado em um museu em 1949. Lá, uma série de itens originais e reproduções idênticas de pertences da autora ficam expostos, para que os fãs vivenciem a atmosfera da época. 

Devido à pandemia, a Casa-Museu ficou fechada por muitos meses. Contudo, desde outubro de 2020, é possível realizar um tour 360º de graça pela internet. A experiência virtual é bastante completa e interativa. A visita começa no jardim da residência, e o usuário pode escolher quais cômodos serão vistos e em qual ordem.

(Crédito: Divulgação/Instagram Jane Austen’s House)

Os ambientes foram decorados de acordo com registros da época. Inclusive, resquícios de um papel de parede que data dos anos em que a escritora viveu na casa foram descobertos em 2018. A partir de então, uma reprodução idêntica da estampa foi feita para compor o cômodo, que abriga também a mesinha em que Jane escrevia seus romances. 

Curiosidades como essas podem ser encontradas em cada espaço da casa, clicando na letra “i” que aparece na tela. Assim como textos descritivos, o tour também conta com audiodescrição. E, para uma experiência ainda mais completa, é possível contar com um guia para fazer o passeio por videochamada, mas este serviço precisa ser contratado com antecedência.

(Crédito: Divulgação/Instagram Jane Austen’s House)

O tour virtual pela casa de Jane Austen é uma ótima opção até mesmo para quem não é fã. Conhecer um pouco de como vivia aquela que tinha a ironia e o bom humor como marcas registradas e um talento ímpar para fazer críticas sociais pode até te inspirar a ler uns livros. Que tal?