Inovação & Tech 2 anos atrás | Redação

Aurga: o mais novo módulo de IA (inteligência artificial) para câmeras reflex

Assim como o Arsenal, o dispositivo é um assistente inteligente que ajusta o equipamento automaticamente e ainda serve para armazenamento na nuvem

por Revista FHOX

Aurga Smart Camera Assistant & Personal Cloud Storage ainda é um projeto levantando aporte financeiro via Kickstarter. O dispositivo conecta a câmera e o smartphone na nuvem. Segue os moldes do Arsenal, produto com inteligência artificial que também foi lançado no ano passado e que obteve recorde de financiamento coletivo (o módulo chega ao mercado nesse ano).

>> Arsenal: a inteligência artificial cada vez mais perto da fotografia 

Aura funciona assim: Basta conectar o modulo na câmera (na sapata) para que os ajustes automáticos ocorram. A tecnologia de inteligência artificial é baseada em um banco de dados com milhares de fotografias criadas por profissionais. São 6 categorias fotográficas pré-carregadas e que podem ser escolhidas pelo usuário para que a reflex seja “setada” de acordo com aquele estilo. Paisagem, retrato, cenas em movimento e afins. A inteligência artificial leva em conta também a iluminação do ambiente. Se o “fotógrafo” escolher retrato, Aurga vai colocar uma abertura maior para reduzir a profundidade de campo. Ou fazer o inverso para fotos noturnas e com menor velocidade do obturador.

Vale dizer que até o profissional experiente pode usar o produto. Isso porque ele também traz controles manuais e pode ser usado como disparador remoto ou para HDR ou timelapse. Aurga vem com entrada de cartão de memória até 256GB. E o módulo só funciona com câmeras Nikon e Canon (60 modelos) .Após o encaixe na câmera, o usuário emparelha o módulo no smartphone e pode operar a câmera via app. O aplicativo do Aura funciona tanto como disparador e também como tela com visão da cena a ser fotografada. Segundo os desenvolvedores o app (iOS/Android) é intuitivo e funciona até 30 metros de distância remotamente. O apelo do produto é justamente para quem não consegue ou não quer aprender a usar uma câmera profissional. Pois ele ajusta todos os controles de forma manual. Outra vantagem é que ele envia as fotos para a nuvem automaticamente.

Um detalhe importante é que Aura já bateu a meta no kickstarter (na verdade quase dobrou a meta). Ou seja, deve chegar de fato ao mercado em algum momento. Preço: 89 dólares no Kickstater em pré-venda e custará 130 dólares no varejo. Saiba mais: Aurga

>> Truepic quer acabar com as fotos Fakes

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.