Inovação & Tech 2 semanas atrás | Redação

Até as DSLRs e mirrorless conectadas são vulneráveis aos hackers

Ataque de Ransomware pode ocorrer pelo sistema Wi-Fi das reflex e câmeras sem espelho em diversos modelos do mercado

por Revista FHOX

O alerta foi feito pelos pesquisadores da Check Point Research. De acordo com o estudo câmeras profissionais conectadas podem ter seus dados sequestrados pelos Ransomware. Programas maliciosos que sequestram arquivos para depois “pedir resgates” para liberar arquivos. A vulnerabilidade no caso das câmeras ocorre por meio da conexão local via WiFi.

Os pesquisadores da Check Point Research testaram e descobriram o problema em uma câmera DSLR bem popular da Canon. A fabricante já resolveu o problema atualizando o firmware do equipamento. Resta saber se outros fabricantes seguirão pelo mesmo caminho já que tanto DSLR quanto mirrorless estão expostas. Fotos, vídeos e dados de localização são sequestrados.

O esquema de invasão e sequestro poderia ser feito em qualquer outra marca com o mesmo protocolo. O vírus foi instalado usando o protocólo de transferência chamado de PTP (Picture Transfer Protocol), que é nativo da câmera. Segundo os pesquisadores o acesso com vírus foi fácil. Depois de conectar à câmera através de um computador, a instalação do malware foi rápida. O vídeo abaixo ilustrou o problema.

Leia também: nova turma da Escola de Negócios FHOX no dia 27 de agosto

>> UMA NOVA FORMA DE ACESSAR O CONTEÚDO FHOX 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.