News 1 mês atrás | Leo Saldanha

As tendências visuais para 2020 segundo os principais bancos de imagem

Adobe Stock, Storyblocks e Depositphotos também divulgaram relatórios com o que vem por aí com base nos dados do usuários

por Revista FHOX
Cyberpunk é visual como tendência para 2020. Depositphotos

Análises sobre arte e design para 2020 e que vão abrir o caminho para uma nova década de mudanças visuais impactantes. De olho nisso, os principais bancos de imagem do mundo divulgaram algumas tendências visuais para o ano que começa. São informações valiosas que merecem atenção.

Visual Trends 2020: The World of Tomorrow

It's time to highlight each and every trend from the Depositphotos visual trends forecast for 2020. Are you ready? 🤖#1. THE WORLD OF TOMORROW Extended Reality, automation, robotics, connected world, 5G, AI, cybersport, Internet of Things, artificial neural networks, and cloud health. Get ready to immerse yourself in the new and exciting 2020. Find out more about this trend and 9 others in our guide: http://links.dep.ph/DD0T ⚡

Posted by Depositphotos on Thursday, January 16, 2020

Tendências de design para 2020

Depositphotos – A estética Bauhaus retorna com força. E nesse quesito o que vai valer é a velha máxima do “menos é mais”. Designs mais planos, minimalismo e movimentos mais suaves na parte de design são tendências. Contudo, o que deve avançar com mais força é o uso de elementos tridimensionais e transições mais complexas. Desenhos e formatos menos convencionais, tipografia customizada e ilustrações que se transformam em imagens reais. Um aspecto mais bruto e rebelde deve emergir no design em 2020. O espaço do sem graça e comum ficará mais restrito. Sobretudo em um mundo com tantas publicações e poluição visual. Logo, uma estética com uma pegada digital e decadente pode aparecer como estilo predominante. O que muitos designers chamam de estilo brutalista deve ganhar força.

Adobe diz que o que é feito a mão e o aspecto artesanal terá mais força em 2020. Ilustrações, tipografias e elementos do tipo “desenhados” terão mais sucesso. O que dá um toque mais pessoal em uma era virtual. O que tem relação com a estética que já ganha força em ilustrações com água e cores aparecendo com força nas redes sociais nos últimos tempos. Para a Adobe ArtDeco e o estilo semi surreal terão destaque. Com técnicas que envolvem o fantástico. A Adobe diz que a estética gótica também aparecerá com destaque. Um lado sombrio e analógico combinados em um mundo digital.

Cores:
A Shutterstock divulgou no ano passado a tendência para 2020. Como destacamos abaixo. Contudo, vai bem na direção oposta a cor do ano definida pela Pantone. Que traz uma característica mais conservadora.

Tradicionalmente o banco de imagens (e conteúdos multimídia) divulga nessa época do ano as tendências de cores para o próximo ano. Como eles fazem isso? Na verdade é com base nas próprias fotos baixadas pelos clientes. Ou seja, bilhões de arquivos que geram dados e indicam a tendência. Então, de certa forma é uma indicação de algo que já está ocorrendo entre designers, fotógrafos e criativos em geral. Três cores se destacam para 2020: Lush Lava, Acqua Menthe e Phantom Blue.

O responsável pelo marketing da Shutterstock Lou Weiss, disse em comunicado oficial que houve uma mudança das cores tipo “Neon” para cores mais saturadas, elevadas e “bold”.

Tendências criativas para 2020

Depositphotos diz que a próxima década será sobre a inteligência artificial e a realidade estendida (XR). Essa último item tem relação com os avanços do Facebook com a integração dos óculos de realidade virtual que devem estar mais presentes na rotina das pessoas. Será algo com influência nas compras, prazer, comunicação e informação. Tudo integrado com ferramentas móveis mais poderosas e rápidas. A demanda por conteúdos verticais para fotos, animações, vídeos e ilustrações. Uma grande adaptação para essa nova era já que a tendência da digitalização global terá enfoque na realidade estendida e inteligência artificial mudará a forma como os conteúdos serão criados e assistidos.

As mídias vão funcionar de forma mais combinada o que só comprova a importância do profissional multimídia que sabe atuar com os diferentes elementos.
Adobe Stock diz algo curioso. Que os criadores e marcas terão que criar conteúdos pensando não só nos jovens, mas também nos mais velhos. E que a mensagem para esse último grupo não deve mostrar conteúdos que indiquem passividade e inércia. Na verdade os veteranos estão cada vez mais ativos e os conteúdos devem explorar isso. Esse espírito inclusivo deve abarcar também a conexão entre as gerações Millenials e Z. Esses dois grupos trazem uma semelhança: uma forte atribuição de comunidade. Somos uma tribo definida por propósitos que impactam meu estilo de vida.

Comece 2020 no R.U.M.O. certo – Conheça a atividade da ENF que vai ajudar você em seus negócios

Storyblocks – As marcas terão que mostrar de alguma forma “autenticidade emocional”. Anúncios e postagens com enfoque comercial devem explorar “o real e o essencial”. E a única forma de fazer isso é falar com emoção gerando conversas para conexão. “ser mais honesto e aberto com a audiência”. Aqui a Storyblocks confirma o que a Depositphotos também indica como tendência. Enfocar na honestidade e na qualidade do trabalho mostrando a importância de ser franco com os clientes. Storyblocks diz que os vídeos terão papel fundamental nesse processo. Aqueles que investirem em vídeo deverão prestar atenção nas narrativas. O que irá exigir dois aspectos fundamentais: ser um contador de histórias e ter domínio técnico das ferramentas.

Trends de gráficos e animações.

Deposiphotos diz que para essa área a tendência será de intrigar a audiência com movimentos suaves, formatos fluidos e animações com formas desconstruídas. O que se bem feito vai gerar trabalhos hipnóticos, vibrantes, tridimensionais que vão fisgar a atenção e fixar o olhar o espectador nas postagens digitais.

Adobe Stock diz que a grande tendência é a interatividade com gráficos e animações que respondam ao movimento do usuário para chamar a atenção. A tendência do abstrato líquido de deixar elementos fluírem livremente em seus formatos e curvas para criar uma composições dinâmicas. Neon Glow que já apareceu com força em 2019 segue firme para 2020 criando um apelo visual retrô e cyberpunk. Ao mesmo tempo visionário, divertido e elétrico. Depositphotos diz a mesma coisa. Que o cyberpunk é uma estética que retorna com tudo em 2020.

Shutterstock fez toda uma análise em várias frentes com tendências criativas e visuais para 2020. Algo que foi abordado nesse post com todos os detalhes. Saiba mais clicando aqui: Tendências Criativas para 2020 segundo a Shutterstock.

APOIE O MELHOR CONTEÚDO!
A MISSÃO DA FHOX SEGUE A MESMA FAZ 30 ANOS. NOSSO OBJETIVO É LEVAR INFORMAÇÃO ÚTIL E DE QUALIDADE PARA AJUDAR OS LEITORES QUE ATUAM E APRECIAM A FOTOGRAFIA. A FHOX É MUITO MAIS DO QUE UMA REVISTA, TRATA-SE DE UMA PLATAFORMA INTEGRADA QUE OFERECE CONTEÚDOS EM DIFERENTES CANAIS (SITE, IMPRESSO, EVENTOS, VÍDEOS E PODCAST). UMA CENTRAL DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO PARA FOMENTAR AS MELHORES PRÁTICAS E NEGÓCIOS DA FOTOGRAFIA. ASSINE A FHOX! E NOS AJUDE A CONTINUAR CRIANDO MELHOR INFORMAÇÃO PARA VOCÊ