Inovação & Tech 1 ano atrás | Leo Saldanha

As câmeras preferidas de Youtubers internacionais famosos

De Sony A7 III até RED Monster 8K, a variedade de gostos desses profissionais é grande

por Revista FHOX

Uma matéria recente da Engadget mostrou quais os equipamentos preferidos e usados por alguns dos mais famosos YouTubers. Os criadores de conteúdo com milhões de seguidores na plataforma de vídeos mais famosa do mundo usam equipamentos distintos. Casey Nestat, Marques Brownlee e outros indicaram suas preferências. Parece que a Sony está se destacando cada vez mais entre esses profissionais. Por oferecer uma opção compacta e ao mesmo tempo poderosa com suas versões de mirrorless fullframe. E em alguns casos, a escolha envolve trabalhar com mais de uma marca e tecnologias distintas. Veja quais foram as marcas e modelos escolhidos:

Marques Brownlee do canal MKBHD
Assinantes no YouTube: mais de 8 milhões
Câmera que começou: Webcam embutida no laptop e uma filmadora Sanyo Xacti CG10.

Câmeras atuais: RED Monster DSMC2 8K, Canon EOS-1D X Mark II e Canon C200.

Brownlee diz que pode parecer um exagero usar uma RED, mas que ele acredita que o equipamento adiciona valor a produção. A preferência dele por RED tem a ver com resolução e realismo.

 

Casey Neistat do Canal: CaseyNeistat
Assinantes: 11 milhões
Câmera que começou: Camcorder Canon Vixia
Câmeras atuais: Canon 6D Mark II, Canon EOS-1D X Mark II, Sony A7R II e Sony A7S II

Casey combina marcas. Ele gosta das Sony mirrorless 4K e também usa com frequência duas Canon (6D MK II e 1D X MK II). A razão de usar reflex é porque ele ama as cores que a Canon oferece nos vídeos. Para quem pensa em começar  um canal ele recomenda duas câmeras. Ou a Canon 70D ou mirrorless a6300 da Sony. A melhor dica técnica dele para qualquer um: “segure a câmera com firmeza”.

Leia também:>>FHOXCast em nova fase

Sam Sheffer do Canal Sam Sheffer
Assinantes: 219.000
Câmera que mais usava: Canon EOS 70D
Câmeras atuais: Canon EOS-1D X Mark II

Sam prefere a Canon por várias razões: foco automático, cores e a interface. Ele considerou trocar por mirrorless da fabricante (EOS E e RP) mas decidiu manter as DSLR. Segundo ele, os recursos de vídeo 4K das mirrorless não chegam no que as DSLRs oferecem. Sobretudo para quem trabalha com fullframe. Para quem está começando ele acredita que um smartphone resolve. Ele traz um ponto importante: equipamentos são importantes, mas a preocupação com isso pode levar ao youtuber a perder a conexão com a realidade e de fazer vídeos reais.

Megan Batoon do Canal: MeganBatoon
Assinantes: 1 milhão
Câmera que começou: Canon EOS Rebel T3i
Câmeras atuais: Sony A6500 e Sony A7 III

Megan está cada vez mais usando mirrorless da Sony para suas transmissões e gravaços. Antes ela usava mais a Canon 80D e 70D. Depois passou a usar a5100. Foi quando decidiu investir mais em qualidade e adquiriu uma A7 III. Também por conta do 4K e sobretudo pelo foco que o equipamento proporciona.

Jacques Slade do Canal Jacques Slade
Assinantes: 1,1 milhões
Câmera quando começou: Canon EOS Rebel T2i
Câmeras principais atuais: Sony A7 III e Sony RX100 Mark V.

O YouTuber prefere a Sony por conta do 4K e a câmera lenta a 120 quadros por segundo. Ele diz que só falta a marca lançar uma versão da A7 III com tela LDC do tipo reclinável para se tornar o modelo preferido dos profissionais. Ele acredita que a fabricante avançou entre youtubers por oferecer câmeras compactas com sensores profissionais.

Kevin Kenson do Canal: Kevin Kenson
Assinantes: 525.000
Câmera quando começou: Panasonic Lumix GH4
Câmeras atuais: RED Monster com 8K e Sony A7 III.

Kevin Kenson usa o RED Monster 8K (custa 60 mil dólares) para fazer vídeos para seu canal no YouTube com a ajuda do produtor Matthew Pierce. Eles usam o equipamento com lentes Zeiss Otus.  Usam ainda Sony A7 III como câmeras secundárias para gravações extras em locação. Para o site Engadget, Pierce disse: “Muitas pessoas não entendem muito bem porque os usuários do YouTube gostariam de usar um sistema de ponta como o RED. Não é sobre o produto final (que honestamente não é tão diferente da A7); é sobre a flexibilidade de produção” Pierce disse ainda que os recursos 8K RAW da RED permitem reformular cenas, ajustar o balanço de branco, alterar o ISO e controlar o espaço de cores – tudo em pós-produção. “Isso nos permite manter a produção em movimento sem gastar muito tempo no set de discagem para ser perfeito” completou.

Justine Ezarik do canal: iJustine
Assinantes: 5,8 milhões
Câmera quando começou: Apple iSight webcam
Principais atuais: Sony A7S II e Sony A7 III.

Além das câmeras full frame da Sony, Justine diz que está experimentando o Instant 360 One X e o Osmo Pocket da DJI. Ela gosta de usar em fotos de 360 ​​graus e super grande angulares quando está longe de seu estúdio principal.

Leia também: Movimento Imprimir 

Participe da primeira turma online da Escola de Negócios FHOX 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.