News 1 mês atrás | Leo Saldanha

As 20 mais importantes câmeras da década (segundo a DPReview)

O renomado site de fotografia publicou a lista que eles consideram definitiva dos equipamentos mais marcantes lançados nos últimos 10 anos. Veja se você concorda

por Revista FHOX

O renomado site de fotografia publicou a lista que eles consideram definitiva dos equipamentos mais marcantes lançados nos últimos 10 anos. Veja se você concorda

A DPReview é reconhecidamente um dos sites mais visitados quando o assunto é fotografia. Aliás, talvez você não saiba, mas a empresa faz parte do grupo Amazon. Hoje eles postaram uma matéria do que segundo eles foram as câmeras mais importantes da última década.

Nós fizemos um resumo do que eles destacaram. Clicando no link acima você também pode votar no site norte-americano. Mas nós também queremos sua opinião. Quais foram as câmeras importantes nos últimos 10 anos?

Veja a lista:

Para a DPReview a 6D da Canon levou muitos fotógrafos a evoluírem depois para full-frame da própria marca. Com vídeo combinado com foto, o modelo lançado em 2012 foi um dos maiores sucessos da Canon de todos os tempos.

Fujifilm GFX100 chegou em 2019 (embora tenha sido anunciada em 2018). A poderosa câmera mirrorless de médio formato que gera arquivos de 100 megapixels. O que a matéria destaca é a fantástica qualidade do vídeo em 4K desse modelo.

A a9 é uma mirrorless fullframe que se destacou pela entrega de desempenho para fotojornalistas esportivos. Lançada em 2017, o equipamento que também filma é considerado um divisor de águas da fabricante. Uma evolução da linha a7 para profissionais que trabalham em campo e precisam de agilidade, versatilidade e qualidade.

Lançada em 2018, a nova Canon EOS R mostrou que a marca entrou com força na disputa das mirrorless. Com sensor de 30 megapixels, a full-frame sem espelho é considerada um avanço da Canon para a categoria. Segundo a DPReview a câmera entrou na lista pela promessa de que o futuro da categoria pela marca é promissor.

A D850 se destacou pela capacidade de filmar em 4K e fez sucesso tanto entre entusiastas e profissionais. Considerada perfeita para retratos e fotos de paisagem. Com 46MP e AF de 156 pontos, a D850 segue agradando desde 2017 os fotógrafos mundo afora.

A linha Z7 e Z6 apresentada em 2018 pela Nikon seguiu pelo mesmo caminho da Canon ao mostrar as intenções da fabricante na categoria. Um ano após lançar a D850 a Nikon investiu pesado nas duas mirrorless. De acordo com o post a nova fase permite a Nikon começar do zero nas câmeras sem espelho. O que chamou a atenção é parte de vídeo, estabilização de imagem e o Z Mount.

Panasonic sempre esteve bem posicionada. Sobretudo no mercado internacional. Lançada em 2017, a GH5 aparece na lista por conta do vídeo. Com qualidade 4k e 20MP, a câmera mirrorless faz sucesso entre fotógrafos e videomakers.

A Fujifilm GFX 50S é uma média formato mirrorless que chegou ao mercado em 2016 . De acordo com a DPReview trata-se de uma das melhores câmeras usadas por eles para criar fotos incríveis.

A Sony a7/R foi lançada em 2013 e revolucionou já de partida. Para a DPReview trata-se de uma mirrorless que combina altíssima qualidade de imagem com a parte óptica diferenciada. Sobretudo por ser uma câmera com dimensão compacta e full-frame.

Fujifilm X100 foi lançada em 2010 e é um ícone de simplicidade e sofisticação. Foi a entrada da marca no mercado mirrorless. Fez tanto sucesso e foi parar nas mãos de fotógrafos e entusiastas do mundo todo. Muito compacta, virou uma câmera de fotografia de rua e segunda câmera de inúmeros profissionais pelo mundo.

Sony RX 100 é uma fullframe de bolso. Com uma lente zoom poderosa para esse tamanho de equipamento. Lançada em 2012, a câmera fez tanto sucesso que teve inúmeras versões sucessoras.

Também lançada em 2012, a OM-D M5 foi a oitava versão da marca na linha Micro 4/3. Embora não tenha nada de diferenciado, a câmera se destacou pela ergonomia e vídeo em full-hd.

A Pentax K-1 com pegada. Uma full-frame com 36MP e bastante resistente para condições extremas. E fez sucesso entre fotógrafos de condições noturna. Uma DSLR que fez tanto sucesso que teve uma sucessora a K-1 II.

Leica Q foi lançada em 2015. Uma câmera compacta de 24MP, com lente 28mm f/1.7. Fez sucesso entre fotógrafos de rua.

Nikon J/V1 foi lançada em 2011. Câmeras mirrorless da Nikon com apelo pelo tamanho compacto. Com sistema híbrido AF, a Nikon foi pioneira nessa linha. Só que não vingou, mas foi um laboratório da Nikon para a linha que lançaria anos depois.

Leia também: R.U.M.O – uma novidade da Escola de Negócios Fhox

Foi lançada em 2010 essa câmera Samsung. A NX 10, um equipamento com 15MP que segundo a DPReview foi a primeira compacta mirrorless lançada no mundo.

Samsung Galaxy NX anunciada em 2013 tinha como grande inovação a conectividade. A interface mais lembrava um smartphone e rodava com sistema Android. A câmera fracassou em vendas por conta do preço alto mas foi um modelo revolucionário em diversos aspectos. Sobretudo pela questão de ser uma mirrorless conectada.

O único smartphone da lista é o iPhone 4/S. Lançado em 2010, o modelo é chamado de modelo que ofereceu a democratização da fotografia entre os usuários de smartphones.

A lista completa com outros modelos no detalhe está aqui. Melhores modelos da década.

APOIE O MELHOR CONTEÚDO!
A MISSÃO DA FHOX SEGUE A MESMA FAZ 30 ANOS. NOSSO OBJETIVO É LEVAR INFORMAÇÃO ÚTIL E DE QUALIDADE PARA AJUDAR OS LEITORES QUE ATUAM E APRECIAM A FOTOGRAFIA. A FHOX É MUITO MAIS DO QUE UMA REVISTA, TRATA-SE DE UMA PLATAFORMA INTEGRADA QUE OFERECE CONTEÚDOS EM DIFERENTES CANAIS (SITE, IMPRESSO, EVENTOS, VÍDEOS E PODCAST). UMA CENTRAL DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO PARA FOMENTAR AS MELHORES PRÁTICAS E NEGÓCIOS DA FOTOGRAFIA. ASSINE A FHOX! E NOS AJUDE A CONTINUAR CRIANDO MELHOR INFORMAÇÃO PARA VOCÊ!