Smartfhox 2 anos atrás | Redação

Apple muda concurso mundial por conta da pressão de fotógrafos

Na última sexta a empresa anunciou que a premiação terá pagamento também em dinheiro para os 10 vencedores

por Revista FHOX
Foto: Petapixel

Na última semana a FHOX postou sobre o grande concurso mundial de fotografia da Apple. Contudo, a comunidade de fotógrafos e criativos de várias partes do mundo se mostraram insatisfeitos com a postura da fabricante. Nas condições da premiação a empresa deixava vago como seria o prêmio. E tudo indicava pagar só com “visibilidade e divulgação”. Os dez fotógrafos selecionados terão suas fotos como parte de uma campanha mundial da Apple. O concurso mundial vale para quem ter aparelhos mais recentes do iPhone. Quem ganhar terá direito a exposição nas lojas Apple Store, além de propagandas digitais e impressas. “Shot On iPhone” já é uma publicidade reconhecida mundialmente e a reação sobre os termos do concurso geraram muitas reclamações nas redes sociais. Na sexta (25) a Apple disse que terá um prêmio em dinheiro, sem especificar quanto será o valor. Embora possa parecer interessante ter as imagens divulgadas globalmente, o fato de não ter nenhuma compensação financeira gerou estranhamento e acabou viralizando. A pressão foi tanta que a marca voltou atrás.

Leia também: Movimento Imprimir 

 

O licenciamento das imagens ganhadoras vale por um ano e sem dar direitos das fotos para a Apple. O que causou revolta? A Apple é uma das empresas mais ricas e valiosas do mundo. Oferecer divulgação em troca de imagens para uma campanha mundial realmente não pega bem. Embora não tenha dito quanto vai pagar estimativas de mercado indicam que cada imagem vale ao menos 10 mil dólares. Talvez a Apple não pague isso aos vencedores, mas seja como é bom ver a empresa mudando de ideia.

Participe da primeira turma online da Escola de Negócios FHOX 

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.