Inovação & Tech 3 meses atrás | Leo Saldanha

A revolução do blockchain pode chegar ao JPEG

Grupo que cuida do formato de arquivo discute possibilidade de usar inteligência artificial para implementar blockchain. Medida para combater roubo de fotos e fake news

por Revista FHOX

Joint Photographic Experts Group anunciou (JPEG) anunciou que está organizando grupos de trabalho para avaliar a implementação e uso da tecnologia blockchain no famoso formato de arquivo. Se der certo a medida vai ao mesmo tempo combater o fake news quanto ajudar na luta contra o roubo de fotos. Uma notícia importante para fotógrafos. O encontro ocorreu em Sydney na Austrália e a tecnologia que tornaria isso possível viria do uso de inteligência artificial para gerar uma nova compressão em JPEG.

O blockchain usa inúmeras computadores em rede. Juntos esses equipamentos salvam os dados sem deixar que exista qualquer alteração nos arquivos. A tecnologia é mais conhecida por ser usada em criptomoedas como blockchain. Diversas ferramentas já usam blockchain na fotografia. Mas o que JPEG quer fazer é criar um recurso de criptografia que combine metadados e outros itens para garantir a segurança dos arquivos. A ideia é que exista uma rede que possa ser acessada por todos para a checagem e usar a ferramenta para a proteção das fotos.

Como o formato é usado no mundo todo isso facilitaria a adesão do sistema. Algo que também poderia ajudar redes sociais na checagem da mesma forma. Na prática isso quer dizer: se alguém subir uma foto fake a rede social avisaria na hora ou bloquearia a postagem. Já quanto ao roubo de fotos, o sistema poderia avisar quanto a esse tipo de conduta e até notificar os ladrões de fotos e fotógrafo roubados. Parece um sonho? Tomara que se torne realidade.

Por enquanto está tudo na fase de avaliação com possibilidade real de avançar. O grupo diz que o potencial é grande e que está animado com o futuro uso desses recursos. Resta esperar para ver se o blockchain vai chegar mesmo ao JPEG.

Precisa de ajuda e orientação com o marketing no seu negócio de fotografia? Então conte com o R.U.M.O. da Escola de Negócios Fhox. E assim comece 2020 com o marketing no rumo certo!