Smartfhox 4 meses atrás | Redação

A melhor impressora de bolso do mercado

O celebrado site DPReview comparou as impressoras Fujifilm Instax Share SP-2, Canon Ivy e Polaroid Zip. A Fuji levou a melhor

por Revista FHOX

Impressoras de bolso avançam no mundo todo. Algo natural já que acompanha a evolução do número de usuários de smartphone no mundo todo. O site DPReview (de testes e notícias do mercado fotográfico internacional) fez um comparativo detalhado sobre as impressoras de bolso da Fujifilm, Canon e Polaroid. Vale dizer que outras marcas do mercado ficaram de fora (caso da HP Sprocket e até da Kodak). Ainda assim, esse teste mostra os diferenciais de cada modelo testado e indica as vantagens e desvantagens de cada um. O que esses modelos têm de semelhante? Operam sem fio e imprimem fotos pequenas na hora a partir dos smartphones.

Canon Ivy.

A Fujifilm Instax Share SP-2 levou a melhor.

Por que ganhou? Segundo a DPReview, a Instax Share SP-2. Duas grandes vantagens, a impressora da Fujifilm imprime fotos direto das câmeras da série X que são compatíveis. E isso vale para modelos de entrada como a X-A5 até a mirrorless de médio formato GFX-50R. A outra vantagem é o formato e tecnologia de impressão Instax. Com aquela borda que remete as antigas Polaroid e que faz tanto sucesso.

Outra vantagem é que a Instax Share da Fujifilm mostra a quantidade de fotos restantes. Algo que traz o legado das câmeras analógicas e que é útil para quem imprime se planejar. E mais: a bateria pode ser substituída com facilidade. Embora seja maior em tamanho (ainda assim de bolso) a Instax Share SP-2 tem o diferencial de poder ficar em pé na mesa para imprimir. Coisa que as duas concorrentes não oferecem. Só imprimindo deitadas.

Mais rápida que a Polaroid e Canon, a impressora da Fuji imprime em 20 segundos. Enquanto Polaroid e Canon levam de 45 a 60 segundos para gerar uma foto na hora. E claro, as fotografias geradas pela Fujifilm são de fato instantâneas e de acordo com a DPReview com a melhor qualidade de imagem, acabamento brilhante e mais colorida.

O comparativo da DPReview
Canon segundo o teste tem o melhor app

Leia também: Movimento Imprimir 

Segundo o comparativo do site. Canon e Polaroid contam com modelos muito parecidos. Seja nas especificações, tamanho e funções. Nesse ponto a Instax Share leva desvantagem por ser maior do que as duas concorrentes. Outra similaridade entre Canon e Polaroid é a tecnologia de impressão. Nas duas é ZINK (sem tinta) e no mesmo tamanho (5 por 7.5cm). Nos três modelos o enfoque é na impressão de fotos pequenas. Com praticamente metade do tamanho das fotos 10 por 15.

Polaroid ZIP.

Aplicativo – segundo a DPReview os três modelos funcionam bem e com apps de interface amigável. Com diferenças mínimas em funções, design e usabilidade. As funções e efeitos para decorar imagens direto nos apps são variadas. Com filtros, ajustes de cor, exposição e recortes.

O resumo da matéria da DPReview:

A vencedora: Fujifilm Instax Share SP-2

O que eles gostaram no teste:

  • Qualidade de impressão
  • Imprime em 20 segundos
  • Indicador do número de impressões restantes
  • Fica de pé na mesa
  • Imprimir diretamente das câmeras mirrorless da Fujifilm. Até da médio formato.

O que eles acharam que poderia ser melhor:

  • O peso
  • O design do app não é tão simples
  • Preço por cópia

Participe da primeira turma online da Escola de Negócios FHOX 

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.