Três notícias que merecem destaque e que comprovam a força do universo que envolve os dispositivos móveis no mundo todo. Primeiro a informação de que a App Store e Play Store (iOS e Android) batem recorde com 37 bilhões de downloads no 2° trimestre deste ano. Algo que é reflexo direto da pandemia e do uso mais frequente dos smartphones e afins nesses tempos digitais. A informação saiu em diversos portais de tecnologia daqui e de fora.
De acordo com as análises, a pandemia puxou a demanda nas categorias de educação, saúde e negócios. Outro setor que bombou foi dos games.
O fato é que tanto a App Store quanto a Play Store bateram recordes nessa primeira metade do ano. A pesquisa da empresa de consultoria Sensor Tower mostra que as duas plataformas de aplicativos atingiram 37 bilhões de downloads entre abril e junho.
- A App Store garantiu pouco mais de 9 bilhões de apps baixados. Crescimento de 22.6% em comparação ao mesmo período do ano passado.
- Foi a primeira vez em anos que a App Store dos Estados Unidos superou a loja de aplicativos chinesa da Apple. Com 2.2 bilhões de downloads contra 2.1 bilhões. O que puxou essa demanda? O uso da ferramenta Zoom de videoconferências. Foram mais de 94 milhões de downloads do app Zoom entre abril e junho.
- O Zoom foi tão bem que superou até o TikTok que era o antigo recordista da Apple. O TikTok teve 67 milhões de instalações para esse mesmo período. importante: antes da pandemia nenhum app (fora da parte de games) tinha superado 50 milhões de downloads para esse período.
Quando olhamos a loja da Android (bem maior do que a App Store e principal plataforma de smartphones do mundo) os números são ainda maiores.
- Os usuários de dispositivos Android baixaram mais de 28 bilhões de aplicativos na Play Store somente no segundo trimestre de 2020, um aumento de 34,9% em relação ao mesmo período do ano passado e cerca de 6 bilhões a mais quando comparado com os resultados do primeiro trimestre.
- O Zoom se destacou de novo no Android um crescimento de 200%, mas não passou o TikTok.
O TikTok parece ser (junto com o Instagram e Twitter) a rede social que mais se sobressaiu no período. O TikTok ganhou força também por outra questão importante: é uma rede social que é mais para diversão e entretenimento mais isolada de notícias da pandemia ou debates políticos (coisa que nem o Twitter e o Instagram conseguiram por conta da polarização). O Instagram acaba de anunciar o Reel que é uma resposta ao TikTok mas ainda é cedo para saber se a ferramenta vai pegar.
A segunda notícia relevante é a contratação pela Adobe de Marc Levoy. Um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da câmera do Pixel (smartphone do Google). Ele vai atuar como vice-presidente para a área de fotografia computacional pela Adobe.


Um dos principais focos dele será também o app Photoshop Camera que foi lançado recentemente e que oferece uma série de recursos sofisticados que fazem inveja aos filtros do Instagram. O fato da Adobe fazer esse movimento mostra o quanto a empresa está de olho na fotografia e nos dispositivos móveis. Lembrando que a Adobe é uma das empresas que mais investe em inteligência artificial em imagem.
A terceira e não menos importante notícia é da Qualcomm. Uma das maiores fabricantes de sensores para smartphones do mundo. Judd Heape, diretor de produto sênior da parte de câmeras e fotografia computacional da empresa. Heape deu uma entrevista recente falando dos avanços da fotografia e vídeo com smartphone. Você pode ler aqui: https://www.androidcentral.com/qualcomm-judd-heape-interview mas o resumo é esse:
- Os sofisticados avanços na parte de zoom mesmo em vídeo. E como as múltiplas lentes terão papel importante nesse processo.
- O salto que o HDR terá nos próximos anos na combinação para fotos.
- O grande olhar para evolução do vídeo. Os modelos mais recentes já trazem 8K e o processamento será uma questão primordial.
- A função bokeh para vídeos vai evoluir muito também.
- Redução de ruído e super recursos de inteligência artificial são tendências para a fotografia com smartphone.
- Retoque automática de um jeito que nunca vimos.
- A parte de detecção de face também terá uma forte evolução
- O desafio de desenvolver diferentes padrões e customizações para diferentes fabricantes de smartphone.
- Qualidade da imagem vai avançar muito mais nesses dispositivos.
- O quanto a fotografia é peça chave para marcas de smartphones e isso não vai mudar. Na verdade deve até crescer esse foco em fotografia e vídeo no marketing.
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