Inovação & Tech 2 anos atrás | Diogo Amorim

20 coisas que talvez você não saiba sobre o Google Adwords

A plataforma de links patrocinados do Google é uma das mais poderosas do mundo.

por Revista FHOX

Além de ser a mais poderosa do mundo, outra coisa incrível é que todo esse poder foi conquistado, de certa forma, muito rápido, afinal, a plataforma tem apenas cerca de 16 anos de existência.

Se formos parar para avaliar, o Adwords hoje é responsável pelo sucesso de diversas empresas, tornando-se essencial no dia a dia dessas organizações, a ponto de parecer que sempre esteve presente e disponível no mercado.
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Sabemos que o Adwords nem sempre esteve disponível, afinal são apenas 16 anos de existência, mas isso só mostra que coisas de qualidade não demoram muito para encontrar o seu espaço cativo no dia a dia de seus usuários.

Quem vê pelo lado de fora, muitas vezes, não consegue entender toda essa expressividade. Por isso, relacionamos 20 coisas que você talvez não saiba sobre o Google Adwords.

#1 – As bases do Google são feitas de publicidade
Pode parecer estranho para você que conhece tantos serviços do Google, mas saiba que, apenas, 5% de seu faturamento não é proveniente da publicidade. Isso mesmo, 95% ou mais da receita dessa empresa vem de merchandising.

#2 – O Adwords é dono de 33% do faturamento de merchandising online
Sim, em tão pouco tempo, o Google é responsável por um terço do faturamento total do merchandising online. De 118 bilhões, o Google é dono de 38 bilhões, incrível não?

#3 – No lançamento o Adwords tinha 350 anunciantes
Essa é uma prova de que todo e qualquer negócio começa de baixo e que o seu sucesso depende de como a trajetória é traçada. Enfim, por mais que pareça algo improvável, em 2000 a plataforma tinha, apenas, 350 anunciantes e atualmente possui mais de um milhão, em todo o mundo.

#4 – 20 milhões de pesquisas por dia
Achou esse número alto? Então saiba que esse era o volume de pesquisas que o Google recebia em seu ano de lançamento. Atualmente, ele registra mais de 3 bilhões de pesquisas diárias. Ficou surpreso?

#5 – O primeiro enorme volume de busca no Google foi culpa de Jennifer Lopes
Se você é bem ligado ao mundo online, provavelmente sabe que a Kim Kardashian quase quebrou o site e não faz tanto tempo assim, mas você sabia que o primeiro enorme volume de busca do Google foi por culpa da Jennifer Lopes? É isso mesmo, a cantora americana gerou grande movimentação por conta do seu figurino utilizado no Grammy em 2002.

#6 – O mobile tem grande papel no volume de buscas do Google
Ultimamente o Google vem fazendo diversas modificações e apresentando novidades voltadas ao mobile, mas isso não é à toa, já que os dispositivos móveis têm grande papel no volume de buscas da plataforma. Sabia que dos 3 bilhões de buscas diárias, 1,5 bilhão vem do mobile? Essa é mais uma prova de quanto anunciar para dispositivos móveis é relevante. Pense nisso!

#7 – 5 grandes marcas foram as mais buscadas no mundo em 2001
Um ano após seu lançamento, o Adwords fez uma análise sobre as empresas mais buscadas no mundo através de suas plataformas. O interessante é que cinco grandes empresas apareceram nesse elenco, entre elas a Sony e a Adobe.

#8 – 3 anos após seu lançamento o Google estava disponível em 72 idiomas
Certamente esse é um número que impressiona, mas tratando-se de Google podemos esperar ainda mais. Certo? Bem, só para que você tenha noção, nessa época o Adwords estava presente em mais de 218 nações, atualmente, o Google já está disponível em mais de 150 idiomas.

#9 – A pesquisa mobile só foi apresentada há 11 anos
Apesar de ser responsável por um grande volume de busca do Google atualmente, a plataforma específica de busca para mobile, só foi lançada em 2005, ou seja, há 11 anos.
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#10 – O Trends tem apenas 10 anos de idade
Essa ferramenta que ajuda tantos anunciantes a encontrar palavras-chaves relevantes de acordo com os temas tratados ao redor do mundo, foi lançado apenas em 2006.

#11 – Os anúncios no Youtube não agradaram ao público no início
Apesar de parecer natural hoje, os anúncios do Adwords no Google deixaram muita gente descontente. Parece que faz muito tempo, não é? Mas os anúncios só começaram a rodar nessa plataforma em 2007, ou seja, há 9 anos.

#12 – A Rede de Display alcança mais de 90% dos usuários online do mundo
Sim! A rede de display do Google, através de mais de dois milhões de parceiros, tem um alcance de mais de 90% dos usuários da internet do mundo. O interessante é saber que a rede de display começou as suas atividades de forma bem singela, alcançando poucos usuários.

#13 – Há uma empresa anunciante que mantem a relevância há 16 anos
É, o Google tem só 16 anos, então podemos dizer que essa é uma das primeiras empresas que anunciou na plataforma. Você deve estar curioso para saber qual é essa empresa, não é? A empresa é a BMW e ela continua mantendo a mesma relevância e volume de busca há 16 anos. Do outro lado do jogo está a Nokia, a marca que mais perdeu relevância durante a trajetória do Google Adwords.

#14 – O Mercado Livre foi a marca mais buscada em 2012
Interessante saber que uma das marcas mais buscadas em 2012 é uma empresa basicamente online, não? Segundo o Adwords, a Netshoes, as principais companhias aéreas e outras lojas de varejo de eletrodomésticos estão entre as mais buscadas desse ano.

#15 – Em 2013 as pessoas em geral tiveram 5 tipos de interesses
Segundo dados do próprio Google Adwords, em 2013, 5 termos esteve entre os mais buscados pelos usuários, são eles:

Ganhar dinheiro
Perder Barriga
Tirar Print
Tirar Passaporte
Beijar Bem

Curioso, não é mesmo?

#16 – Em 2014 as séries e os famosos tomaram conta das buscas
Há dois anos, famosos como Jared Leto, Conchita Wurst e Robin Willians, apareceram entre os termos mais buscados, mais isso não aconteceu por acaso. Nesse ano, Jared ganhou o Oscar, Conchita ganhou visibilidade em sua carreira musical e Robin Willians faleceu.
Viu como os acontecimentos mexem muito com o padrão de consumo dos usuários? Bem, nesse mesmo ano as séries Game Of Thores e The Walking Dead também estiveram nas primeiras posições do volume de buscas.
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#17 – As pessoas recorrem ao Google para buscar os porquês da vida
O Google passou a ser tão relevante na vida das pessoas que elas passaram a utilizá-lo como um grande sábio. Prova disso é que em 2015, muitas pessoas pesquisaram respostas para diversos porquês da vida, entre os mais buscados estão:

Por que sonhamos?
Por que soluçamos?
Por que bocejamos?
Por que espirramos?
Por que choramos?
Por que engordamos?
Por que comemos?
Por que dormimos?
Por que arrotamos?
Por que respiramos?

#18 – O Youtube tem audiência de 10 arquibancadas do Super Bowl
Atualmente, o Youtube ostenta uma audiência de mais de 1 bilhão de usuários únicos por mês, ou seja, 10 vezes mais que a audiência do Super Bowl. Não é para qualquer um, se o Youtube fosse um país, ele seria o terceiro maior do mundo.

#19 – Os aplicativos estão em grande volume no Google Mobile Ads
Não é novidade que o Google vem investindo bastante no mobile, mas o que talvez seja surpresa é que já há mais 300 mil aplicativos móveis exibindo anúncios do Google Mobile Ads.

#20 – Mais de 70% dos anunciantes pretendem aumentar seus investimentos
Segundo pesquisa feita em 2014, mais de 70% dos anunciantes do Google Adwords pretendiam anunciar ainda mais, principalmente, na modalidade PPC. Para isso, estavam dispostos a aumentar seus investimentos na plataforma.

E então, foram úteis essas curiosidades?