4 meses atrás | Leo Saldanha

10 startups europeias da fotografia

Empresas com atuação on-line que inovam com serviços diferenciados para fotógrafos, entusiastas e corporações

por Revista FHOX

São inúmeros cases engenhosos e que atuam no mundo da imagem. Essas empresas listadas abaixo contam com serviços que inclusive funcionam no Brasil. Veja quem são e como atuam essas startups da fotografia.

 

As melhores fotos gratuitas · PexelsPexels é famosa no mundo todo e aqui no Brasil não é diferente. É um banco de imagens e vídeos grátis. A Pexels nasceu em Berlim em 2014. Uma gigantesca biblioteca de imagens sem direitos autorais que pode ser usada, aprimorada e publicada para uso profissional e comercial. É totalmente gratuita e não há necessidade de creditar a Pexels, nem o fotógrafo.

 

MPB: Now is a good time to sell your old entry-level gear | Camera ...MPB é britânica e surgiu em 2011. Trata-se de uma esta startup com foco em equipamentos usados de fotografia e vídeo. A empresa testa todos os itens que são verificados, testados, validados e depois fotografados por uma equipe profissional. Depois a MPB assume a responsabilidade de vender e pagar os vendedores. Tudo de forma segura, prática e fácil para quem vende e para quem compra.

 

Calendars | Calendars | LALALABA LALALAB é de Paris e foi fundada em 2012. um serviço diferenciado de impressão de fotos com foco nos usuários de smartphones. A empresa conta com um app para usuários de iPhone e Android. A interface fácil possibilita solicitar impressões direto do smartphone e enviar para impressão para depois receber em casa. A embalagem e os produtos criados pela marca são sofisticados. Com apelo de design moderninho. Hoje é um dos aplicativos de impressão de fotos mais populares e com melhor classificação na Europa. Já conta com 7 milhões de downloads.

 

Enlaps - Home - Time lapses solutionA Enlaps é uma startup francesa que surgiu em 2015. A solução completa e fácil de usar para criar time lapses. Consiste em uma câmera auto-suficiente e de comunicação chamada Tikee e um aplicativo da web dedicado à criação e compartilhamento de vídeos com efeitos em tempo real. É a única das startups citadas nessa lista que também conta com hardware.

 

Lifecake - Baby Milestone & Private Photo Album - Apps on Google Play Backthen App for Android, iOS, Features, How to use and Much more

A startup Backthen é voltada para armazenamento de fotos e vídeos em uma plataforma on-line. A empresa de Londres surgiu em 2019. A empresa oferece um plano limitado gratuito e uma assinatura mensal a partir de 4,50 euros. O que o sistema faz é organizar tudo de forma automática e gerar acessos para parentes e amigos acompanharem tudo na telinha.

 

EyeEm Alternatives and Similar Apps - AlternativeTo.netEyeEm é bem conhecida aqui e lá fora. A empresa alemã está no mercado desde 2010. Com base em Berlim, EyeEm é um aplicativo de compartilhamento de fotos com edição de fotos, compartilhamento e a oportunidade de descobrir fotógrafos do mundo todo. Além de ser uma rede social fotográfica, também serve para marcas, editores e qualquer pessoa que esteja procurando fotos autênticas e de alta qualidade de uma comunidade com mais 18 milhões de fotógrafos do mundo todo.

 

Utopix: la startup qui trouve vos photographesUtopix é belga e surgiu em 2015. É uma plataforma que facilita para empresas e agências reservar um fotógrafo ou videomaker em muitas cidades da Europa. A empresa posta no serviço o que ela necessita e obtém uma lista de fotógrafos disponíveis que atendem às suas necessidades. Utopix faz a ponte na conexão entre as partes. A Utopix promete entregar as fotos dos trabalhos já editadas em 48 horas e tudo pela plataforma.

 

Meero: como a plataforma está criando uma super comunidade para ...Meero é conhecida aqui no Brasil. Já que ela atua no país. A empresa francesa conta com milhares de fotógrafos cadastrados e atende empresas como Uber Eats, Airbnb e outras. Meero surgiu em 2016 em Paris. A ideia é facilitar a vida dos fotógrafos desde a edição e até o contato com as marcas. hoje é sem dúvida uma das maiores comunidades mundiais de fotógrafos com serviços de conteúdos, informações e troca de experiências (online) para compartilhar informações em encontros. São mais de 30 mil clientes no mundo e milhares de fotógrafos participantes deste serviço online.

 

A imagem pode conter: 2 pessoas, câmera, texto que diz "BREAKING NEW GROUND IN PROFESSIONAL PHOTOGRAPHY"Boom é uma empresa italiana com sede em Milão. O negócio nasceu em 2018 e tem a missão de agilizar todo o processo de fotografia para empresas. Ou seja, é um serviço para empresas que precisam de fotos profissionais. Boom funciona de forma intuitiva para ajudar em cada etapa do processo, desde encontrar o fotógrafo que atende aos requisitos da empresa como editar e entregar as fotos. Com a tecnologia, eles visam apoiar as novas gerações de fotógrafos, bem como empresas que procuram conteúdo bem organizado. No fim é uma ponta entre as marcas e os profissionais.

 

JumpStory, Netflix of images, raises $1M to use AI to find ...Jumpstory é uma empresa dinamarquesa criada em 2018. O foco da marca é ajudar empresas e organizações a encontrarem imagens para peças de marketing e na comunicação dessas marcas.  Funciona com um sistema de assinatura.