Entrevistas 2 semanas atrás | Thalita Monte Santo

Vídeo: democratizando o ensino da fotografia com tutoriais

Fotógrafo aposta no poder do vídeo e no ensino à distância para alcançar seu público alvo

por Revista FHOX

Hoje, é praticamente impossível navegar pela timeline das redes sociais e não encontrar um vídeo no meio do caminho. Mais interativos e autoexplicativos, eles são uma maneira democrática de propagar conteúdo na internet.

Segundo dados da ComScore, o Brasil é hoje o sexto maior consumidor de vídeos online do mundo – na frente de nomes como Reino Unido, França e Alemanha. Somos, também, o público mais engajado digitalmente da América Latina.

E é neste cenário que alguns fotógrafos e profissionais da imagem apostam na disseminação de conteúdo educativo através de plataformas de vídeo online. Entre eles, está o fotógrafo e videomaker Daniel Farjoun, 40.

vídeo

Nascido no Rio de Janeiro, Farjoun começou a fotografar ainda com o analógico em 1997. Engatou na profissão para produzir fotos que pudessem ser usadas em seus trabalhos como designer gráfico. Em 2013, Farjoun começou a trabalhar com vídeos.

Na época lançou seu canal no Youtube, o Canal da Foto, que hoje já soma 12.082 inscritos (até o fechamento desta matéria). Na plataforma ele publica vídeos educativos, tutoriais com dicas e especiais sobre câmeras. Além desse espaço, ele também possui um site de cursos online.

O fotógrafo conta que decidiu investir no ensino a distância porque, muitas vezes, não conseguia atingir uma quantidade de pessoas específica com os encontros presenciais.

Outro fator também o motivou partir para as videoaulas. Algumas pessoas iam até o Rio de Janeiro para aprender com Farjoun. Elas custeavam hospedagem, passagem e isso acabava deixando o curso, por si só, muito caro. Incomodado com a situação e disposto a atender mais alunos, o fotógrafo decidiu repassar seus conhecimentos através da internet.

vídeo
“Me dediquei a aprender sobre como montar uma plataforma online de ensino, como fazer marketing no ambiente digital. Eu já tinha essa ideia de dar aulas pela internet há tempos”, conta.

Farjoun ficou mais de um ano se preparando para ensinar através do online. Neste tempo se dedicou meses em segmentos específicos da fotografia.

“Fiz fotos de casamentos (convencionais, em 360º e 3D), fiz fotos de pets (normal e 3D), produtos, produtos em 360º, veículos, arquitetura, festas de aniversário, retratos em estúdio, externa, street e tantos outros nichos”.

Ele queria estar preparado para ensinar de verdade, conhecendo todas as dificuldades de quem começa em um ramo novo, para poder dar as dicas de como encurtar os caminhos ou evitar trajetos errados.

“Felizmente eu criei a minha identidade e o meu diferencial no ensino da fotografia para quem está começando e preparo esta pessoa até ser um profissional, se assim ela desejar”, diz.

Seu material de aulas é distribuído em vídeo e PDF’s online com conteúdo interativo e exclusivo. O conteúdo pode ser encontrado em phototips.pro. Atualmente, o fotógrafo está visando atender o mercado internacional, e se prepara para lançar seu conteúdo traduzido para o inglês.