Entrevistas 4 anos atrás | Diogo Amorim

Série Ciclos do Feminino: Gestação

Um dia inteiro na vida de mulheres e seus diferentes momentos de vida; um convite visual ao autoconhecimento feminino

por Revista FHOX

A fotógrafa Grazi Ventura mergulha nos Ciclos do Feminino e a partir da fotografia documental apresenta um estudo, com sensibilidade e sem interferência, sobre mulheres e suas fases, da infância à mulher centenária.

A FHOX vai acompanhar e divulgar cada série realizada pela fotógrafa. As imagens captadas, as percepções e emoções de Grazi farão parte de um grande registro sobre o olhar de uma mulher para outra mulher. Acompanhe.

Série Ciclos do Feminino: Gestação
“Senti-me muito parte daquele momento… chorei e me emocionei. Sou mãe e sinto que passei por aquele momento de novo”.

Série Ciclos do Feminino: GestaçãoGrazi Ventura
Série Ciclos do Feminino: Gestação

Para Grazi, o processo da gestação, entendido como sendo um ciclo separado da maternidade em si (pois há quem gera e não é mãe e há mães que não são as geradoras), é altamente transformador para uma mulher. Dá-se início a um processo de autoquestionamento.

“A gestação nos dá a coragem e a audácia necessária para nos reencontramos. Um sentimento de superpoder de fato”, analisa. O documentário desse ciclo foi feito no dia do nascimento do segundo filho da Bárbara, cuja família Grazi já fotografa há três anos.

O dia, por Grazi Ventura

Cheguei na casa deles mais ou menos 1h depois de terem acordado, por volta das 10h30. Fui acompanhando a rotina, desde a manhã do João (o filho mais velho), os preparativos físicos e burocráticos do casal, o Jejum da mãe, a ginástica do pai e o almoço para dois (e eu).
A reza antes de sair, os últimos telefonemas, as mil malas a serem levadas para a maternidade. A internação três horas antes, o atraso do médico, a chegada da família, o controle da ansiedade de todos.

Série Ciclos do Feminino: GestaçãoGrazi Ventura
Série Ciclos do Feminino: Gestação

Eu acabei não entrando na sala de parto, mas contei a história que aconteceu do lado de fora da janelinha. Foi muita emoção. Foi lindo!

O parto acabou muito tarde da noite e então todos foram embora, inclusive eu. Mas faltavam as imagens do encontro dos irmãos e dos primeiros contatos da mãe com o neném recém-nascido então… voltei para a maternidade no dia seguinte, bem cedo.

Série Ciclos do Feminino: GestaçãoGrazi Ventura
Série Ciclos do Feminino: Gestação

Contando tudo, acho que foram umas 15h de fotografia, mas contei aquela história como ela realmente aconteceu e isso foi totalmente incrível!

grazi-ventura-perfil | defaultcredit


Sobre Grazi Ventura

Fotógrafa, publicitária, empresária, mãe e surfista nas horas vagas, Grazi Ventura é fotógrafa documental de famílias (@graziventura) e conta suas histórias desde 2009.

É editora de imagens da Revista de Bordo da Avianca e fundadora do Fotografia na Parede, uma empresa prestadora de serviços de fotografia para decoração.