Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Os cuidados e as criações criativas de Karim Scharf

Karim ScharfCom atuação em São Paulo, Karim Scharf virou referência no ramo por conta do seu constante enfoque em segurança nas sessões de recém-nascido. Ela vai palestrar no Congresso FHOX Newborn sobre uma de suas mais recentes criações, o projeto “7 Days of Life”, que mostra uma nova forma de documentar a vida das mães na primeira semana de vida do bebê. Karim conversou com a FHOX sobre sua carreira e como enxerga a profissão hoje em dia. Confira:

Qual foi o seu primeiro contato com a fotografia?
Foi através da fotografia publicitária! Meu marido é publicitário e temos uma agência de publicidade voltada para o segmento de saúde. Na agência, além de ser responsável por projetos especiais, eu também coordenava a produção de das imagens que usaríamos nas campanhas, deste a realização dos castings, a contratação de fotógrafos e a supervisão da pós-produção.
O envolvimento com a fotografia foi aumentando e eu comecei a estudá-la, além de aprender muito com os fotógrafos que trabalhavam conosco. Aos poucos fui assumindo a fotografia da agência, fotografando modelos e, principalmente, fazendo stills. Isso aconteceu mais ou menos na mesma época em que a agência começou a fazer a transição do analógico para o digital, no final de 2006. Com o tempo fui me interessando pela fotografia de família, mas até hoje fotografo para a agência.

[media-credit name=”Karim Scharf” align=”aligncenter” width=”800″]Felipe-newborn-Karim-Scharf_4469[/media-credit]

Como escolheu esse segmento?
A fotografia de família me escolheu quando meu filho nasceu! Apesar de eu adorar a fotografia publicitária, poder fotografar o crescimento de um filho é algo inexplicável e essa escolha veio crescendo e tomando forma à medida que o Leozinho crescia. Com isso, comecei a focar os meus estudos em fotografia de crianças, gestantes e, a partir de 2009, recém-nascidos. Foi assim que nasceu a minha nova paixão!

[media-credit name=”Karim Scharf” align=”aligncenter” width=”800″]Karim-Scharf-5[/media-credit]

O que você mais gosta na fotografia newborn?
O bebê nasce com características de sua vida no útero materno muito presentes. É lindo ver que ao nascer o bebê ainda permanece encolhido, dorminhoco e bochechudo por alguns dias. Mas estas características mudam muito rapidamente – o narizinho, os cabelos, as bochechas… pois essas mudanças são intrínsecas do desenvolvimento do recém-nascido. A fotografia newborn me da a possibilidade e a responsabilidade de registrar essas características que muitas vezes podem passar desapercebidas aos olhos das mães que estão mergulhadas nas emoções.
O álbum do recém-nascido permite que a família revisite e reviva esses momentos únicos sempre que a saudade bater.

[media-credit name=”Karim Scharf” align=”aligncenter” width=”800″]Karim-Scharf-6[/media-credit]

Quais são os maiores desafios desse segmento?
Existem muitos desafios na fotografia newborn, mas eu acredito que para se estabelecer nesta área é preciso vencer etapas que fazem parte do amadurecimento do profissional. A primeira etapa, a que eu considero a mais importante, é a formação básica do fotógrafo, pois é através de seu conhecimento essencial de fotografia, de suas experiências no ofício e de intimidade com o seu equipamento, que se formam bases sólidas para encarar situações tão desafiadoras de um ensaio de recém-nascidos.

[media-credit name=”Karim Scharf” align=”aligncenter” width=”800″]Karim-Scharf-1[/media-credit]

Quais oportunidades você vê em congressos como o Newborn?
Os congressos são os motores deste mercado tão cheio de desafios! São nesses encontros que podemos nos atualizar, discutir tendências, encontrar inspirações e renovar aquela carga de motivação que sempre buscamos! Acredito que toda essa troca ocorre de forma muito intensa e inspiradora nos palcos, mas também valorizo muito o bate-papo pelos corredores, a troca de experiências cotidianas, as ideias geradas nas rodas de conversa durante nos intervalos com amigos, colegas e os expositores das feiras.

[media-credit name=”Karim Scharf” align=”aligncenter” width=”800″]Karim-Scharf-4[/media-credit]

Faça uma comparação entre newborn e os demais segmentos:
Cada segmento está recheado de desafios e oportunidades. Por mais difícil que seja essa luta pela valorização do fotógrafo, pela remuneração justa, pelo reconhecimento, pelos finais de semana longe da família e noites em claro fazendo pós-produção, não conheço nenhum fotógrafo que não ame o que faz! Acho que essa paixão conecta todos os segmentos em algo indivisível – a própria fotografia! Na fotografia newborn temos uma responsabilidade gigante de fotografar vidas preciosas de poucos dias, e nossas decisões sobre poses, produções, inovações, etc, estão diretamente relacionadas à segurança dos bebês.

Acredito que todos os segmentos também tenham demandas e responsabilidades enormes em relação aos seus clientes e seus resultados.
A diferença está na linguagem do fotógrafo, no seu argumento, nas suas escolhas e, sobretudo, na forma como ele enxerga o mundo, através de um repertório único construído ao longo da vida e não apenas de sua carreira como fotógrafo.

Confira abaixo algumas fotos do projeto 7 Days of Life:

Karim Scharf estará no Congresso FHOX Newborn,que acontecerá no dia 29 de novembro no Auditório Elis Regina. A inscrição para o congresso pode ser feita pelo site ou pelos telefones (11) 2344-0810 e 0800-015-8400.