Entrevistas 3 anos atrás | Redação

Frankie Costa fala sobre fotografia em Florianópolis

Eleito um dos 50 melhores fotógrafos de casamento do mundo pela Canon, Frankie Costa é uma das atrações do FHOX on The Road Florianópolis

por Revista FHOX
frankieDivulgação

Frankie Costa é fotografo de casamento em Balneário Camboriú. Saiu de Rondônia, onde atuava em formaturas, para desbravar o mercado catarinense. Foi nessa cidade que, inspirado por modelos internacionais de sucesso como o Fearless, ele criou o Inspiration, o primeiro diretório brasileiro do gênero, que premia as melhores fotos, fotógrafos e videomakers de casamento do Brasil. A FHOX conversou com ele na última edição da revista, número 182, julho/agosto. Confira na íntegra o papo com Frankie Costa.

Como você vê o mercado de fotografia profissional ai na região?
É um mercado bastante aquecido, com muitos casamentos e outros tipos de trabalhos como moda e eventos menores. É competitivo, mas tem espaço para todos, sem atritos entre profissionais. O nível é alto. Também é uma região de Destination Wedding, com muitos casamentos realizados aqui de noivos que moram em outros estados e outros países. Isso aumenta o potencial da região.

Como se destacar num mercado de alto nível com muitos bons profissionais?
Creio que para se destacar aqui seria legal sair do lugar comum e de seguir receita de bolo aonde é bom, mas igual. Foi o que fiz, quando cheguei há cinco anos, apostando em um estilo mais autoral e com identidade própria, trabalhando sozinho e atendendo online, com a filosofia de que minhas imagens tem que me vender. Deu muito certo e me projetou para todo o Brasil e fora dele. Para isso, claro, um bom ranking no Google é superimportante.

A beleza da região impacta o mercado de fotografia?
Sim, com certeza, os lugares bonitos são um atrativo para noivos escolherem Santa Catarina para se casar. Também faço muitos ensaios pré-wedding e gestantes que vêm de férias e aproveitam para fotografar.

Quais seriam as carências na região?
Falta mais conhecimento de linguagem fotográfica, mais percepção e olhar, mudar a visão de que o casamento é apenas uma cobertura fotográfica. Contar a história pelo olhar a linguagem e tudo mais.

E as cerimonialistas tem muito peso na decisão das noivas?
Um pouco sim, mas não chega a ser tão forte. Neste ponto acho que essa dependência de cerimoniais é um pouco culpa dos próprios fotógrafos que não conseguem se posicionar e também encontrar outras formas de serem encontrados pelos noivos. Isso também depende um pouco do nível do cliente; clientes que pagam mais têm opinião própria e eles definem quem querem contratar; os cliente médios são mais influenciados pelos cerimoniais, no meu caso mesmo 90% dos casamento chegam direto a mim sem ser por cerimoniais.

Fale um pouco do Inspiration e das novidades para o evento de 2016?
O Inspiration é minha contribuição com a fotografia de casamento do Brasil e do mundo. Este ano completo 30 anos de carreira, vivi muitas coisas, mais pontos baixos e ruis do que bons, aprendi um pouco de tudo e vi a grande oportunidade acontecer nesta nova fotografia dos últimos tempos com o advento do digital. Meu objetivo é fortalecer a fotografia e vídeo de casamento no Brasil, mostrando que nossa qualidade rompe barreiras que naturalmente nosso País tem para com o mundo. Hoje temos um diretório forte pautado na imparcialidade e na ética e com uma competição sadia e do mais alto nível.

Temos regras diferenciadas dos outros diretórios mundiais que tornam os prêmios mais justos. Não esquecemos de reconhecer os grande profissionais que fizeram a fotografia chegar ate aqui, criamos uma galeria do Hall da Fama no Inspiration, reconhecendo os nomes mais antigos da fotografia do Brasil para que ninguém seja esquecido. Inovamos ao criar a Lente de Ouro, a primeira e maior festa para fotógrafos e videomakers do mundo, onde elegemos os melhores do ano no Inspiration. Será a terceira edição e, para completar, vamos lançar o November Inspiration, que reunirá a Lente de Ouro e mais dois eventos, o Life Share e o Cine Wedding. O Life Share será um evento inovador, pois será o primeiro a mostrar a historia por trás do nome; vamos contar histórias para inspirar as pessoas e não será um evento sobre técnicas. O Cine Wedding será a primeira mostra de curta-metragem de filmes de casamento premiados, reunindo vários países.

Frankie Costa é um dos participantes do FHOX Talks, que acontece dentro do evento regional FHOX On The Road Florianópolis, nos dias 5 e 6 de outubro, das 9h30 às 18h30, na Avenida Governador Richard, 850 – Centro, Florianópolis – SC. Faça sua inscrição on-line e participe!