Flávia Fontes é fotógrafa de família em Jundiaí (SP) e referência na região. Ela foi convidada pela prefeitura da cidade para expor suas fotos na abertura do evento “semana Regional do Bebê”. A fotógrafa conversou com a FHOX sobre a carreira, o mercado como exposições podem dar um bom retorno e ajudar a atrair clientes.


FHOX – Por que organizou essa exposição?
Flávia Fontes – Fui convidada pela prefeitura de Jundiaí para expor as minhas fotos na abertura da “Semana Regional do Bebê” de 2018, evento que acontece uma vez ao ano e que mobiliza várias cidades no Brasil. Para produzir as imagens da exposição, me inspirei no tema do evento: “Amamentação, o alicerce para a vida”. Realizei uma ação de marketing através do meu Stories no Instagram e contemplei 3 mães (que amamentavam) para participarem de um ensaio fotográfico, que deu origem a exposição “Fonte de Amor”. Durante a produção das fotos, recebi outros dois convites para expor os meus trabalhos, locais que também sediavam a “Semana do Bebê”.
O segundo convite foi feito pelo JundiaíShopping (grupo MorumbiShopping) e terceiro foi da Prefeitura de Itupeva/SP. Selecionei fotos diferentes (do mesmo ensaio) para realizar as 3 exposições que acontecem ao mesmo tempo (até o dia 07/08/18).
FHOX – Fale um pouco sobre sua carreira?
Flávia Fontes – Eu comecei a fotografar aos 15 anos de idade, com uma câmera analógica do meu pai, mas foi somente em 2010, aos 27 anos que me profissionalizei. Em 2011, conheci a fotografia newborn pela internet e me apaixonei. Naquela época, essa fotografia ainda não era muito conhecida no Brasil, então busquei aprender sozinha: fotografei o meu primeiro newborn, filho de uma amiga em Junho de 2011. Um mês depois, viajei de férias para os Estados Unidos e lá, fotografei a minha primeira gestante e uma família. Uma revista local (em Orlando) gostou das fotos e as publicou, o que contribuiu para a divulgação do meu trabalho. De volta para o Brasil, com um portfólio de famílias na bagagem, dei início na minha trajetória como fotógrafa de famílias, a qual trilho até hoje!
FHOX – Como está seu mercado hoje?
Flávia Fontes – O mercado fotográfico de famílias está bastante concorrido. A crise econômica no país aliada à crescente demanda pelas fotos fez com que a oferta crescesse ainda mais nesse segmento. Infelizmente, muitos fotógrafos iniciantes cobram um valor muito abaixo do mercado, o que afeta diretamente o segmento fotográfico. Muitas pessoas se tornaram fotógrafos de famílias, um exemplo disso, são algumas clientes minhas que, após fotografarem o newborn comigo, abriram um estúdio em casa.
FHOX – Já tinha feito exposição antes? Acredita que dá resultado com os clientes?
Flávia Fontes – Realizei mais de 10 exposições fotográficas em eventos de destaque na cidade de Jundiaí e Região. Sete foram em parceria com o JundiaíShopping (Grupo MorumbiShopping), duas foram no Teatro Polytheama a convite da Prefeitura de Jundiaí, outras duas foram a convite da prefeitura de Itupeva/SP e Cabreúva/SP.
FHOX – As exposições ajudam na divulgação do meu trabalho?
Flávia Fontes – No início, o retorno era a longo prazo, agora como são mais frequentes, o retorno é mais rápido. Sempre pergunto para os meus clientes de onde eles conheceram o meu trabalho, muitos falam que foi através das exposições. Quando as exposições são firmadas com bons parceiros e feitas com profissionalismo, elas trazem clientes e atraem novas oportunidades.
FHOX – Qual seu sonho?
Flávia Fontes – Sonho em oferecer algum benefício para a sociedade através do meu trabalho e da minha experiência com os bebês, como: ensinar fotografia para crianças e jovens carentes, criar um grupo de apoio para mães com dificuldades na amamentação, contribuir para a boa formação/defesa da criança. Penso muito no bem estar das famílias e quero fazer algo a mais por elas. Quando posso, abro espaço no meu estúdio para realizar oficinas e encontros entre pais e profissionais da saúde, com o intuito de levar informações a eles, esclarecer dúvidas sobre temas importantes, tal como, a amamentação e cuidado com os bebês.
Meu sonho é ter uma casa para realizar essas atividades.
FHOX – Você tem estúdio físico? Por quê?
Flávia Fontes – Tenho estúdio há 7 anos. Mas há 2 anos me mudei para um estúdio projetado especialmente para atender as famílias. Está localizado no melhor lugar da cidade, oferece conforto e segurança para os clientes, com estrutura moderna, estacionamento coberto e manobrista. Isso faz diferença para quem trabalha com famílias e bebês.
FHOX – Entrega álbuns? O quanto é importante a fotografia impressa no seu negócio?
Flávia Fontes – Acredito que o livro é a extensão do trabalho do fotógrafo.
Anos atrás, eu vendia as minhas imagens apenas com o livro junto, mas muitas pessoas me perguntavam se eu poderia vender somente as imagens digitais (para reduzir o valor final). Muitos fotógrafos passaram a vender apenas as fotos sem os livros, então acompanhei o mercado e passei a oferecer a opção da compra separada.
Flávia Fontes é fotógrafa de gestantes, bebês e famílias. Ela atua no Brasil e nos Estados Unidos, registrando histórias através de imagens que emocionam a todos! O estúdio está localizado na cidade de Jundiaí/SP Brasil. Saiba mais: http://www.flaviafontes.com/
>> Quer conhecer a nova FHOX de graça?
Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.
Deixe uma Mensagem