Entrevistas 3 meses atrás | Leo Saldanha

A fotografia à serviço de uma causa importante

A fotógrafa de famílias Flávia Fontes falou sobre um ensaio especial que criou para o Dia Mundial da Amamentação (01/08). Ação que gerou exposição no principal shopping de Jundiaí e destaque na mídia local

por Revista FHOX

Flávia Fontes é fotógrafa de família em Jundiaí (SP) e referência na região. Ela foi convidada pela prefeitura da cidade para expor suas fotos na abertura do evento “semana Regional do Bebê”. A fotógrafa conversou com a FHOX sobre a carreira, o mercado como exposições podem dar um bom retorno e ajudar a atrair clientes.

A fotógrafa Flávia Fontes

FHOX – Por que organizou essa exposição?

Flávia Fontes Fui convidada pela prefeitura de Jundiaí para expor as minhas fotos na abertura da “Semana Regional do Bebê” de 2018, evento que acontece uma vez ao ano e que mobiliza várias cidades no Brasil. Para produzir as imagens da exposição, me inspirei no tema do evento: “Amamentação, o alicerce para a vida”. Realizei uma ação de marketing através do meu Stories no Instagram e contemplei 3 mães (que amamentavam) para participarem de um ensaio fotográfico, que deu origem a exposição “Fonte de Amor”. Durante a produção das fotos, recebi outros dois convites para expor os meus trabalhos, locais que também sediavam a “Semana do Bebê”.
O segundo convite foi feito pelo JundiaíShopping (grupo MorumbiShopping) e terceiro foi da Prefeitura de Itupeva/SP. Selecionei fotos diferentes (do mesmo ensaio) para realizar as 3 exposições que acontecem ao mesmo tempo (até o dia 07/08/18).

FHOX – Fale um pouco sobre sua carreira?

Flávia Fontes  – Eu comecei a fotografar aos 15 anos de idade, com uma câmera analógica do meu pai, mas foi somente em 2010, aos 27 anos que me profissionalizei. Em 2011, conheci a fotografia newborn pela internet e me apaixonei. Naquela época, essa fotografia ainda não era muito conhecida no Brasil, então busquei aprender sozinha: fotografei o meu primeiro newborn, filho de uma amiga em Junho de 2011. Um mês depois, viajei de férias para os Estados Unidos e lá, fotografei a minha primeira gestante e uma família. Uma revista local (em Orlando) gostou das fotos e as publicou, o que contribuiu para a divulgação do meu trabalho. De volta para o Brasil, com um portfólio de famílias na bagagem, dei início na minha trajetória como fotógrafa de famílias, a qual trilho até hoje!

FHOX – Como está seu mercado hoje?

Flávia Fontes O mercado fotográfico de famílias está bastante concorrido. A crise econômica no país aliada à crescente demanda pelas fotos fez com que a oferta crescesse ainda mais nesse segmento. Infelizmente, muitos fotógrafos iniciantes cobram um valor muito abaixo do mercado, o que afeta diretamente o segmento fotográfico. Muitas pessoas se tornaram fotógrafos de famílias, um exemplo disso, são algumas clientes minhas que, após fotografarem o newborn comigo, abriram um estúdio em casa.

FHOX – Já tinha feito exposição antes? Acredita que dá resultado com os clientes?

Flávia Fontes  – Realizei mais de 10 exposições fotográficas em eventos de destaque na cidade de Jundiaí e Região. Sete foram em parceria com o JundiaíShopping (Grupo MorumbiShopping), duas foram no Teatro Polytheama a convite da Prefeitura de Jundiaí, outras duas foram a convite da prefeitura de Itupeva/SP e Cabreúva/SP.

FHOX – As exposições ajudam na divulgação do meu trabalho? 

Flávia Fontes  – No início, o retorno era a longo prazo, agora como são mais frequentes, o retorno é mais rápido. Sempre pergunto para os meus clientes de onde eles conheceram o meu trabalho, muitos falam que foi através das exposições. Quando as exposições são firmadas com bons parceiros e feitas com profissionalismo, elas trazem clientes e atraem novas oportunidades.

FHOX – Qual seu sonho?

Flávia Fontes  – Sonho em oferecer algum benefício para a sociedade através do meu trabalho e da minha experiência com os bebês, como: ensinar fotografia para crianças e jovens carentes, criar um grupo de apoio para mães com dificuldades na amamentação, contribuir para a boa formação/defesa da criança. Penso muito no bem estar das famílias e quero fazer algo a mais por elas. Quando posso, abro espaço no meu estúdio para realizar oficinas e encontros entre pais e profissionais da saúde, com o intuito de levar informações a eles, esclarecer dúvidas sobre temas importantes, tal como, a amamentação e cuidado com os bebês.
Meu sonho é ter uma casa para realizar essas atividades.

FHOX – Você tem estúdio físico? Por quê?

Flávia Fontes  – Tenho estúdio há 7 anos. Mas há 2 anos me mudei para um estúdio projetado especialmente para atender as famílias. Está localizado no melhor lugar da cidade, oferece conforto e segurança para os clientes, com estrutura moderna, estacionamento coberto e manobrista. Isso faz diferença para quem trabalha com famílias e bebês.

FHOX – Entrega álbuns? O quanto é importante a fotografia impressa no seu negócio?

Flávia Fontes – Acredito que o livro é a extensão do trabalho do fotógrafo.
Anos atrás, eu vendia as minhas imagens apenas com o livro junto, mas muitas pessoas me perguntavam se eu poderia vender somente as imagens digitais (para reduzir o valor final). Muitos fotógrafos passaram a vender apenas as fotos sem os livros, então acompanhei o mercado e passei a oferecer a opção da compra separada.

Flávia Fontes é fotógrafa de gestantes, bebês e famílias. Ela atua no Brasil e nos Estados Unidos, registrando histórias através de imagens que emocionam a todos! O estúdio está localizado na cidade de Jundiaí/SP Brasil. Saiba mais: http://www.flaviafontes.com/

>> Quer conhecer a nova FHOX de graça? 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.