Entrevistas 4 anos atrás | Diogo Amorim

Fotógrafa de Newborn, Gisele Fap tem um estilo delicado e único

Com sensibilidade e profissionalismo, Gisele amplia sua marca cada dia mais

por Revista FHOX
gisele-fap-1Gisele Fap

Uma das fotógrafas de newborn mais requisitadas do País, Gisele Fap, além de ensaios com recém-nascidos, é especialista em fotos de gestantes, de bebês e de momentos em família. “Meu maior sonho era viver de algo que me desse muito mais do que retorno financeiro, e sim algo que exteriorizasse todo o meu sentimento. Foi então eu me realizei através das fotografias que faço hoje. Amo meu trabalho, minha família e minha vida”, conta.

Gisele, que participa do Congresso FHOX Newborn, conversou com a FHOX sobre sua trajetória na fotografia e sobre o segmento newborn. Confira:

Qual foi o seu primeiro contato com a fotografia?
Eu percebi em 1996 que tinha um grande interesse pela fotografia. Cada viagem era uma vontade incontrolável de fotografar. Eram rolos e mais rolos para revelação. Quando minha filha nasceu, em setembro de 2008, isso ficou muito mais forte. Eu queria fotografá-la a todo instante. Em março de 2011 meu pai me presenteou com uma Canon T1i, e em outubro do mesmo ano comecei a fazer cursos de fotografia.

gisele-fap-17Gisele Fap

Como escolheu esse segmento?
Eu ainda trabalhava em uma gráfica e fazia alguns trabalhos para clientes. Fiz algumas fotografias de produtos (lustres, pneus, mamadeiras) e algumas fotos de aniversários. Uma amiga me indicou um curso que tinha a minha cara: fotografia Newborn. Eu amo fotografia com bebês. Então, em dezembro de 2012, oficialmente, conheci o que era fotografia Newborn.

gisele-fap-14Gisele Fap

O que você mais gosta na fotografia newborn?
Sem sombra de dúvidas, a família! Eu adoro ver o bebezinho no colo do pai, tão pequeninho em suas mãos e braços, a emoção de uma mãe quando sente o calor de seu bebê em seu rosto, ela vai às lágrimas e muitas vezes eu me emociono. Hoje penso que se uma mãe não se emociona é porque não fiz meu trabalho direito. Para mim, a parte mais linda é a foto com a família neste tipo de sessão. Amo quando as avós acompanham os netos em sessão!

gisele-fap-9Gisele Fap

Quais são os maiores desafios desse segmento?
O número de fotógrafos triplicou para este tipo de sessão, então existe vários estilos e preços. A questão de preço, eu nem entro muito em detalhes, porque vai de cada um poder investir ou não neste tipo de sessão ou no fotógrafo sonhado. Considero a responsabilidade como maior desafio. Muitos fotógrafos ingressam para este tipo de sessão acreditando que vão enriquecer. E isso não é verdade. Fico preocupada quando os fotógrafos não possuem cursos presenciais e são aventureiros nesta área. Se um bebê engasgar, por exemplo, será que este fotógrafo estará preparado para socorrê-lo? A grande preocupação é o comprometimento de todo um segmento criado por fotógrafos excelentes ser abalado por um deslize de profissionais inexperientes.

gisele-fap-13Gisele Fap

Quais oportunidades você vê em congressos como o Newborn?
Eu vou a congressos sempre que posso. A maioria deles atuando como palestrante. Como palestrante, eu sempre quero dar o melhor de mim, assim como os outros profissionais que irão palestrar também. Para quem está assistindo, é o sonho de ingressar na área e ter contato com os palestrantes e saber se está no caminho certo ou se reciclar. Acredito, que estar presente e ter esta troca de energia presencial, não tem preço. É um aprendizado que você leva para o resto da vida!

gisele-fap-15Gisele Fap

Há quanto tempo você fotografa?
Comecei a fotografar no início de 2013. Desde então, venho não só fazendo ensaios como também ministrando palestras e workshops, inclusive fora do Brasil. Também participei de vários workshops de excelentes fotógrafas da área.

Em julho deste ano lancei um aplicativo de dicas para fotógrafos e mães. Além das dicas tem ruídos de várias cores que mães e profissionais da área utilizam para acalmar os bebês.

*Confira mais sobre o app aqui.

gisele-fap-5Gisele Fap

Faça uma comparação entre newborn e os demais segmentos:
Na minha opinião não há comparação. Quem ama fotografar recém-nascidos dificilmente gosta de fotografar eventos. Vejo por mim, claro. Me especializei em Newborn, mas iniciei em fotografia de eventos e produtos. Me entrego de alma em Newborn e gestante e amo meu cantinho para fotografar. Adoro quando a família chega feliz e sai irradiante. Já fotografei casamento, investi em workshops de casamento acreditando ser a fotógrafa das noivas, mas, na verdade sou uma encantadora de bebês.

Gisele Fap estará no Congresso FHOX Newborn,que acontecerá no dia 29 de novembro no Auditório Elis Regina. A inscrição para o congresso pode ser feita pelo site ou pelos telefones (11) 2344-0810 e 0800-015-8400.