Entrevistas 2 anos atrás | Thalita Monte Santo

Fotógrafa brasileira realiza série fotográfica sobre as mulheres marroquinas

Tentando entender como elas vivem e como se sentem, a fotógrafa resolveu criar a série fotográfica "Um olhar sobre as Mulheres do Marrocos".

por Revista FHOX

Por Thalita Monte Santo

Durante uma expedição fotográfica no Marrocos, no último mês, a fotógrafa Carla Degurmendjiam se deparou com os muitos contrastes, mistérios e cores. Mas foram as mulheres, com a beleza escondida sob lenços e burcas, que lhe chamaram mais atenção.

Neta de armênios, Carla teve uma educação muito parecida com a árabe, onde as mulheres aprendem desde cedo que devem ser recatadas, educadas, que devem servir, cuidar da família e, ao mesmo tempo, ser muito fortes.

Por levar isso em consideração a fotógrafa usou o seu olhar para registrar, dos mais diversos ângulos, as mulheres do país. “Foi uma viagem ao passado, muito próxima as minhas raízes”, explica.

Para conhecer outro texto de Thalita Monte Santo sobre a fotógrafa Aline Brant, clique aqui.

A busca pela delicadeza já é uma marca registrada nos trabalhos de Carla, que leva o enfoque do feminino para os seus trabalhos. Recentemente, realizou a exposição “Flores no Caminho”, com imagens de flores em vários estágios fotografadas em estúdio, revelando cores e detalhes.cadegur_marrocos_umolharsobreasmulheres (2)_1 1 cadegur_marrocos_umolharsobreasmulheres (5) 1

Segundo ela, uma de suas maiores dificuldades foi fazer o registro das imagens, pois a maioria das mulheres não se deixava fotografar. “Acredito que tenha sido por questões culturais e até religiosas, como um sinal de recato. A vaidade feminina para elas é como um “pecado””, explica.

Outro ponto interessante, segundo a fotógrafa, foi a dualidade entre o velho e novo que rodeia o país. “É Interessante ver o contraste entre o antigo e o moderno, que vai desde as mulheres cobertas com unhas pintadas a bolsas de marca, falando em iPhones de última geração, a arquitetura rústica e de época”, comenta.

O projeto Um olhar sobre as Mulheres do Marrocos, começou em Marrocos, mas Carla pretende continuar a série em alguns países, retratando diferentes culturas no Ocidente e Oriente. Suas próximas viagens já estão programadas e os países escolhidos são Vietnã, Laos e Camboja.
cadegur_marrocos_umolharsobreasmulheres (4) 1 cadegur_marrocos_umolharsobreasmulheres (6) 1 cadegur_marrocos_umolharsobreasmulheres (7) 1

cadegur_marrocos_umolharsobreasmulheres (11) cadegur_marrocos_umolharsobreasmulheres (12) cadegur_marrocos_umolharsobreasmulheres (18) cadegur_marrocos_umolharsobreasmulheres (20) cadegur_marrocos_umolharsobreasmulheres (21) cadegur_marrocos_umolharsobreasmulheres (23) cadegur_marrocos_umolharsobreasmulheres cadegur_marrocos_umolharsobreasmulheres_1Vale a pena conferir e acompanhar os trabalhos de Carla Degur, através de suas redes sociais:

Instagram: (https://www.instagram.com/cadegur/)
Facebook: (https://www.facebook.com/cadegurphoto/?pnref=lhc)
Site: (https://cadegur.photoshelter.com/index)

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.