Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Entrevista com Daniel Usenko da SmartAlbums

smartalbums2

A FHOX entrevistou Daniel Usenko, co-fundador da SmartAlbums. O software da Pixellu que ajuda o fotógrafo a criar o design e a diagramar álbuns de forma rápida e fácil. Agora com novidades em outras frentes. Confira a entrevista:

FHOX – Como surgiu a empresa?
Daniel Usenko – SmartAlbums foi criada por dois fotógrafos em 2013. Alguns anos depois temos milhares de fotógrafos usando nosso produto. Nosso time conta hoje com 25 pessoas.

FHOX – Qual o perfil do cliente?
Daniel Usenko – SmartAlbums foi criado para fotógrafos de casamento e retrato. Milhares de fotógrafos brasileiros usam nosso produto e todo dia um novo fotógrafo brasileiro testa o sistema.

Pixellu SmartAlbums 2: The Easiest Way to Build and Proof an Album from Pixellu on Vimeo.

FHOX – Quais os planos para 2017?
Daniel Usenko – Para 2017 planejamos a tradução do programa para o português e espanhol, justamente porque temos tantos consumidores na América Latina. Ainda assim (sem traduzir), o software é tão fácil de usar que milhares de fotógrafos já usam SmartAlbums na região. E sem problemas. Nossa equipe de suporte sempre está pronta para ajudar, mesmo quando eles não falam inglês.

FHOX – Quais melhorias estão preparando para o programa?
Daniel Usenko – Sempre trabalhamos em melhorias. Esperamos que na próxima etapa teremos mais funções e tornar ainda mais útil para os fotógrafos.

maxresdefault (1)

FHOX – Qual o diferencial do programa? Não é tudo muito automático?
Daniel Usenko – SmartAlbums oferece aos fotógrafo funções para criar álbuns personalizados. Os fotógrafos ainda podem expressar criatividade com a ferramenta. SmartAlbums traz recursos automáticos que simplificam rotinas chatas e difíceis na diagramação do álbum.

FHOX – Qual o maior concorrente do SmartAlbums?
Daniel Usenko – Nosso maior competidor é o Adobe Photoshop e InDesign. Mesmo com todas as horas (ou dias) que leva para o profissional criar um álbum com essas ferramentas. A maior parte dos fotógrafos possuem esses programas. E é por isso que usam. Claro, com nosso programa dá para criar um álbum em 15 minutos. Quando os fotógrafos usam e entendem nosso programa, eles nunca mais querem voltar para o Photoshop e afins.

smartalbums-2-mac-sierra-smart-albums-pixellu-D_NQ_NP_607115-MLB25150871951_112016-F

FHOX – O que acha da ameaça das pessoas não quererem mais fotos impressas ou álbuns físicos?
Daniel Usenko – O álbum impresso é uma forma fantástica de obter renda extra. E o nosso programa facilita a vida dos fotógrafos para que eles tenham mais tempo para vender mais álbuns, ganhar tempo e relaxar.

FHOX – Alguma novidade ou lançamento vindo por aí?
Daniel Usenko – Nossa prioridade número 1 nesse ano é o lançamento do novo produto SmartSlides. A outra é a tradução do SmartAlbums para português e espanhol. Isso vai ajudar muitos os profissionais de várias partes do mundo. E claro, nosso objetivo é seguir ouvindo as sugestões para melhorar ainda mais nossos programas.

FHOX – Como está a atuação no ambiente móvel?
Daniel Usenko – Provas na nuvem já é uma realidade para tablets e fica muito realista para os clientes. Já dispomos disso e estamos considerando a opção para smartphones. Contudo, SmartAlbums vai continuar como ferramenta para PCs e Macs. Porque os smartphones e tablets não conseguem ser tão poderosos para operar com arquivos tão pesados que os fotógrafos sempre lidam.

maxresdefault

FHOX – Alguma tendência que você nota para o design de álbuns?
Daniel Usenko – Sim, mais e mais fotógrafos investem em um estilo clean. O enfoque é nas imagens e não no design. Creio que esse é um caminho correto. Daqui 100 anos esses álbuns estarão atuais. Porque o enfoque é na história daquele dia, nas fotos e não na diagramação.

FHOX – Qual a importância do mercado brasileiro para vocês?
Daniel Usenko – O Brasil já é um dos nossos maiores mercados no mundo. Como mencionei antes, vamos traduzir para o português em breve. Amamos os fotógrafos brasileiros e esperamos servi-los da melhor forma possível nesse ano.

A FHOX tem uma promoção especial para interessados no sistema. Entre aqui e saiba mais: Cameraclub.

http://pixellu.com/