Soledad Scussolin (36) é uma das revelações da fotografia argentina. Ela será uma das atrações do Congreso Smile que ocorre no ano que vem naquele país. A fotógrafa vai palestrar no dia 6 de outubro no FHOX Newborn falando de fotografia de recém-nascidos e de família. A profissional deu uma entrevista para FHOX comentando sobre o mercado, estilo, forma de trabalho e o que vai apresentar no congresso FHOX Newborn no dia 6 de outubro. Confira a entrevista abaixo:
FHOX – Como começou a trabalhar na fotografia newborn?
Soledad Scussolin – Meu trabalho com fotografia de recém-nascidos começou faz três anos. Hoje tenho certeza de que foi mais devido a uma causalidade, navegando nas redes sociais, vi as fotos recém-nascidas pela primeira vez e o impacto que gerava em mim era incrível, eu me apaixonei por essas fotografias. Olhá-los me deu sentimentos de amor, ternura e tranquilidade. E o mesmo que eu senti é o que eu procuro transmitir hoje com minhas obras.
Quais são os desafios para quem trabalha nesse mercado?
Os desafios neste tipo de fotografia para mim têm muito a ver com superar os medos, as barreiras que nos bloqueiam quando queremos começar. Para superar esses medos, precisamos de uma alta motivação. Você deve ser perseverante e nunca se render. Na minha experiência tive que me encontrar muitas vezes com obstáculos e dificuldades, porque às vezes as coisas não eram como esperava. É por isso que eu acredito que é importante, em qualquer campo, ter sempre uma atitude positiva e enfrentar os desafios, e ter muita paciência. Temos que trabalhar muito diariamente e deixar nosso coração naquilo que fazemos.
Você também fotografa famílias? Como é esse trabalho?
Embora o meu forte seja o recém-nascido, amo fotografar famílias. É muito importante para mim conseguir uma conexão, ao trabalhar com os pais e seus filhos. E isso me permite transmitir a união dessa Família. Posso também assim capturar a essência e dar-lhes essa memória de momentos de alegria, risada, amor e cumplicidade que acontece nas minhas sessões.
Qual equipamento você usa? Prefere luz natural?
O equipamento que uso para trabalhar é uma câmera Canon 6D e lente Canon 50mm 1,4. Eu trabalho com luz natural sempre e minhas sessões duram aproximadamente 3 horas. Meu estúdio é muito limpo, tranquilo e confortável para receber os bebês e as famílias.
E como trabalha os pacotes de venda? O que inclui nesses serviços?
Nas minhas sessões eu ofereço 3 orçamentos, que incluem fotos impressas, arquivos digitais e decoração com fotos. Como um produto separado eu vendo os álbuns.
Como faz o seu marketing? Mais na base de indicação e redes sociais?
É extremamente importante saber como trabalhar e vender nosso produto nas redes sociais. A maioria dos meus clientes vem primeiro por “boca a boca” e depois pelo Facebook, minha fanpage e Instagram. Hoje, a maioria das pessoas gerencia redes sociais e você tem que estar muito presente nesses canais e passar bastante tempo ali. Eu publico trabalhos quase diários, folhetos e também configurando anúncios bem segmentados para alcançar o público que precisamos. Na Argentina, são oferecidos cursos de Marketing voltados para a fotografia. Fiz esses cursos para entender como as redes sociais funcionam e, assim, melhorar meu trabalho e meu tempo neles.
Como está a fotografia newborn na Argentina?
Desde que comecei com a fotografia do recém-nascido houve um crescimento significativo neste estilo de fotos. Há muitos fotógrafos que já estão dedicados e muitos outros que querem se aventurar nesse mundo. Os fotógrafos com mais trajetória determinam treinamentos para aqueles que apenas começam.
Para mim é primordial um treinamento anterior antes de começar a trabalhar com bebês. Não é como outro ramo da fotografia, como a foto de produtos onde você recebe o item e só tem que fotografar. No newborn estão nos dando vidas que acabaram de chegar neste mundo. Devemos ser responsáveis e ter em mente que a segurança do bebê e a higiene do lugar é primeiro ponto mais importante do que a foto.
Os treinos, oficinas, workshops e congressos são essenciais para se dedicar a fotografia newborn. Consequentemente, à medida que mais fotógrafos estão envolvidos nesta área, mais pessoas sabem que existem tais fotos e que podem ter uma lembrança especial dos primeiros dias de vida de seus filhos.
Qual é o seu sonho?
Hoje vivo o que amo fazer e isso é um sonho realizado. Saber que eu sou parte da história de cada família que me escolhe é muito gratificante, porque denota “confiança” não só para o meu trabalho, mas para a minha pessoa. Essa confiança para mim é um valor sagrado e agradeço e respeito muito quando me concedem isso. Meu sonho é continuar crescendo nesta profissão que eu amo tanto e que me permitiu conhecer gente maravilhosa.
O que os congressistas do FHOX Newborn podem esperar da sua palestra?
Contar minha experiência como fotógrafa newborn neste Congresso. Isso é algo extremamente gratificante para mim. Quero transmitir tudo o que vivi desde o meu início de carreira até hoje. Eu vou compartilhar com você minha metodologia de trabalho. Vou mostrar o meu mundo e quero que você tenha muitas informações e ferramental com dicas para o trabalho. Mas acima de tudo, espero que minha experiência seja motivante. Que você saiba que todos os sonhos podem acontecer. Faça disso uma realidade e tenha a coragem de prosseguir.
Saiba mais
>> Escola de Negócios FHOX: imersão fotográfica no mundo newborn
>> 9 motivos para você participar da feira e congresso FHOX Newborn
>> FHOX Newbon 2017: o evento diferenciado da fotografia de recém-nascidos brasileira
Deixe uma Mensagem