Entrevistas 2 anos atrás | Leo Saldanha

Entrevista com a fotógrafa newborn Soledad Scussolin

A profissional argentina é uma das atrações do congresso FHOX Newborn e conversou com a FHOX sobre sua visão de mercado e o que vai preparar para o evento

por Revista FHOX

18698347_676488215871699_892627196784001042_n

Soledad Scussolin (36) é uma das revelações da fotografia argentina. Ela será uma das atrações do Congreso Smile que ocorre no ano que vem naquele país. A fotógrafa vai palestrar no dia 6 de outubro no FHOX Newborn falando de fotografia de recém-nascidos e de família. A profissional deu uma entrevista para FHOX comentando sobre o mercado, estilo, forma de trabalho e o que vai apresentar no congresso FHOX Newborn no dia 6 de outubro. Confira a entrevista abaixo:

FHOX – Como começou a trabalhar na fotografia newborn?
Soledad Scussolin – Meu trabalho com fotografia de recém-nascidos começou faz três anos. Hoje tenho certeza de que foi mais devido a uma causalidade, navegando nas redes sociais, vi as fotos recém-nascidas pela primeira vez e o impacto que gerava em mim era incrível, eu me apaixonei por essas fotografias. Olhá-los me deu sentimentos de amor, ternura e tranquilidade. E o mesmo que eu senti é o que eu procuro transmitir hoje com minhas obras.

Fotografias Soledad Scussolin (13)

Quais são os desafios para quem trabalha nesse mercado?
Os desafios neste tipo de fotografia para mim têm muito a ver com superar os medos, as barreiras que nos bloqueiam quando queremos começar. Para superar esses medos, precisamos de uma alta motivação. Você deve ser perseverante e nunca se render. Na minha experiência tive que me encontrar muitas vezes com obstáculos e dificuldades, porque às vezes as coisas não eram como esperava. É por isso que eu acredito que é importante, em qualquer campo, ter sempre uma atitude positiva e enfrentar os desafios, e ter muita paciência. Temos que trabalhar muito diariamente e deixar nosso coração naquilo que fazemos.

Você também fotografa famílias? Como é esse trabalho?
Embora o meu forte seja o recém-nascido, amo fotografar famílias. É muito importante para mim conseguir uma conexão, ao trabalhar com os pais e seus filhos. E isso me permite transmitir a união dessa Família.  Posso também assim capturar a essência e dar-lhes essa memória de momentos de alegria, risada, amor e cumplicidade que acontece nas minhas sessões.

Fotografias Soledad Scussolin (1)

Qual equipamento você usa? Prefere luz natural?
O equipamento que uso para trabalhar é uma câmera Canon 6D e lente Canon 50mm 1,4. Eu trabalho com luz natural sempre e minhas sessões duram aproximadamente 3 horas. Meu estúdio é muito limpo, tranquilo e confortável para receber os bebês e as famílias.

E como trabalha os pacotes de venda? O que inclui nesses serviços?
Nas minhas sessões eu ofereço 3 orçamentos, que incluem fotos impressas, arquivos digitais e decoração com fotos. Como um produto separado eu vendo os álbuns.

Fotografias Soledad Scussolin (14) (1)

Como faz o seu marketing? Mais na base de indicação e redes sociais?
É extremamente importante saber como trabalhar e vender nosso produto nas redes sociais. A maioria dos meus clientes vem primeiro por “boca a boca” e depois pelo Facebook, minha fanpage e Instagram. Hoje, a maioria das pessoas gerencia redes sociais e você tem que estar muito presente nesses canais e passar bastante tempo ali. Eu publico trabalhos quase diários, folhetos e também configurando anúncios bem segmentados para alcançar o público que precisamos. Na Argentina, são oferecidos cursos de Marketing voltados para a fotografia. Fiz esses cursos para entender como as redes sociais funcionam e, assim, melhorar meu trabalho e meu tempo neles.

Fotografias Soledad Scussolin (19)

Como está a fotografia newborn na Argentina?
Desde que comecei com a fotografia do recém-nascido houve um crescimento significativo neste estilo de fotos. Há muitos fotógrafos que já estão dedicados e muitos outros que querem se aventurar nesse mundo. Os fotógrafos com mais trajetória determinam treinamentos para aqueles que apenas começam.

Para mim é primordial um treinamento anterior antes de começar a trabalhar com bebês. Não é como outro ramo da fotografia, como a foto de produtos onde você recebe o item e só tem que fotografar. No newborn estão nos dando vidas que acabaram de chegar neste mundo. Devemos ser responsáveis ​​e ter em mente que a segurança do bebê e a higiene do lugar é primeiro ponto mais importante do que a foto.

Os treinos, oficinas, workshops e congressos são essenciais para se dedicar a fotografia newborn. Consequentemente, à medida que mais fotógrafos estão envolvidos nesta área, mais pessoas sabem que existem tais fotos e que podem ter uma lembrança especial dos primeiros dias de vida de seus filhos.

Fotografias Soledad Scussolin (26)

Qual é o seu sonho?
Hoje vivo o que amo fazer e isso é um sonho realizado. Saber que eu sou parte da história de cada família que me escolhe é muito gratificante, porque denota “confiança” não só para o meu trabalho, mas para a minha pessoa. Essa confiança para mim é um valor sagrado e agradeço e respeito muito quando me concedem isso.  Meu sonho é continuar crescendo nesta profissão que eu amo tanto e que me permitiu conhecer gente maravilhosa.

Fotografias Soledad Scussolin (28)

O que os congressistas do FHOX Newborn podem esperar da sua palestra?
Contar minha experiência como fotógrafa newborn neste Congresso. Isso é algo extremamente gratificante para mim. Quero transmitir tudo o que vivi desde o meu início de carreira até hoje. Eu vou compartilhar com você minha metodologia de trabalho. Vou mostrar o meu mundo e quero que você tenha muitas informações e ferramental com dicas para o trabalho. Mas acima de tudo, espero que minha experiência seja motivante. Que você saiba que todos os sonhos podem acontecer. Faça disso uma realidade e tenha a coragem de prosseguir.

Saiba mais

>> Escola de Negócios FHOX: imersão fotográfica no mundo newborn
>> 9 motivos para você participar da feira e congresso FHOX Newborn
>> FHOX Newbon 2017: o evento diferenciado da fotografia de recém-nascidos brasileira