Entrevistas 2 anos atrás | Jucelene Oliveira

A delicadeza e a fotografia Newborn de Vanessa Atalla

Vanessa Atalla estará no Congresso FHOX Newborn,que acontecerá no dia 29 de novembro no Auditório Elis Regina

por Revista FHOX

Fotógrafa newborn e de família em São Paulo, Vanessa Atalla é reconhecida pelo estilo lifestyle e pela proposta de um trabalho sofisticado com álbuns, identidade e embalagem. A fotógrafa leva ao palco do Congresso FHOX Newborn o tema “Lifestyle Newborn”, repleto de novidades e referências. Ela conversou com a FHOX sobre sua carreira e sobre o ramo fotográfico. Confira:

vanessaatalla4Vanessa Atalla

Qual foi o seu primeiro contato com a fotografia?
Quando eu era criança, meu avô Ica me deu uma câmera polaroid e falou: “pronto minha menina, agora você já tem o mundo.” Foi aí que descobri que as mais simples histórias nascem de uma lembrança.

vanessaatalla8Vanessa Atalla

Como escolheu esse segmento?
Já adulta, comecei a perceber novamente a fotografia na minha vida. Um dia vi uma matéria sobre ensaio de recém-nascido com a Danielle Hamilton. Na época, não existia ainda no Brasil essa área da fotografia. Achei que aquilo combinava comigo e com o que eu acreditava. Então corri para uma escola profissional e fiz a minha matrícula no dia seguinte. Terminei o curso em 2011 e depois senti necessidade de colocar aquilo que aprendia nas aulas em prática. Trabalhei em um estúdio com foco em ensaios de gestante e criança, mas me sentia presa no estúdio e não lembrava nada daquela criança correndo com a câmera na mão.

Percebi que no Brasil não tinha muitos ensaios externos, o que já era comum no exterior, e percebi que eu poderia fazer disso minha profissão. Resolvi criar a minha identidade visual, site e sair em busca de amigos com filhos para serem fotografados sem custo. Fiz meu portfólio e comecei a trabalhar usando a minha própria marca. Com o tempo, já trabalhando com a fotografia de recém-nascido feita em estúdio, surgiu a oportunidade de fazer um ensaio de um recém-nascido na casa de um cliente, onde eu não levaria nenhum prop ou fundo cenográfico. Foi meu primeiro ensaio lifestyle e me apaixonei. Eu acredito muito na história que nós contamos com as nossas fotos quando registramos o dia a dia de uma família de um jeitinho bem real. E foi a partir daí que comecei a fazer a minha transição da fotografia de estúdio para a fotografia lifestyle.

vanessaatalla9Vanessa Atalla

O que você mais gosta na fotografia newborn?
A fotografia de família sempre foi a minha primeira opção. Me sinto feliz em saber que estou contando histórias através da fotografia. E na fotografia newborn lifestyle, o fotógrafo não cria cenários e nem busca poses forçadas. O grande desafio é contar a história de cada família, cheia de verdade e personalidade. É fotografar cada detalhe do quartinho que foi pensado com carinho, ou como os pais seguram o bebê nos primeiros dias de vida dele. Sou uma recém mamãe. Meus bebês nasceram agora em Maio e foi depois do nascimento deles que tive a certeza do quanto a fotografia é especial na vida de cada família. Na minha palestra, irei contar um pouquinho dessa experiência e do ensaio recém-nascido que fiz dos meus bebês.

vanessaatalla7Vanessa Atalla

Quais são os maiores desafios desse segmento?
Acredito que as próximas palavras-chave serão espontaneidade e naturalidade. Enxergo um desejo por parte dos pais de registrar os momentos reais dos seus bebês, o que significa dar lugar a uma fotografia mais leve e que transfira para os pais a verdade daquele momento. Seja na cama dos pais ou com uma roupinha que talvez não seja a mais enfeitada do bebê, sinto que estamos caminhando para fotografias cada vez menos cenográficas ou rebuscadas e mais reais e documentais.

vanessaatalla3Vanessa Atalla

Quais oportunidades você vê em congressos como o FHOX Newborn?
Está claro que a fotografia Newborn conquistou mais atenção nos últimos anos. E vejo isso como algo positivo. O tema está cada vez mais presente em congressos internacionais, feiras e cursos de fotografia. Além de aprendermos e nos inspirarmos com cada palestrante, existe a possibilidade de conhecermos novos estilos. Por exemplo, hoje nós temos dois estilos definidos: newborn clássico, realizado em estúdio, e o newborn lifestyle, realizado na casa do cliente com luz natural, mas isso não quer dizer que novos formatos não possam surgir ou ser adaptados para o estilo newborn. Por exemplo, a fotografia documental já é uma nova realidade dentro da fotografia de família. Por isso é tão importante a experimentação, a mudança de olhar, a troca entre fotógrafos. Só assim estes novos formatos serão descobertos e multiplicados.

vanessaatallaVanessa Atalla

Faça uma comparação entre newborn e os demais segmentos
Eu vejo a fotografia newborn se desenvolvendo cada vez mais, tornando suas práticas ainda mais qualificadas e abrindo espaço para a troca de experiências, assim como os outros segmentos da fotografia. Nós, fotógrafos de recém-nascido queremos contribuir com a construção de uma mercado flexível o suficiente para abraçar diferentes formatos e possibilidades.

Vanessa Atalla estará no Congresso FHOX Newborn,que acontecerá no dia 29 de novembro no Auditório Elis Regina. A inscrição para o congresso pode ser feita pelo site ou pelos telefones (11) 2344-0810 e 0800-015-8400.

vanessaatalla10Vanessa Atalla