Conheça o Mercado FHOX! O marketplace especializado no mercado de fotografia e imagem!


Conheça o ensaio documental de família da fotógrafa Mariana Alves

[media-credit name=”Mariana Alves” align=”alignright” width=”800″]mariana-alves-fotografia-2[/media-credit]

Formada em jornalismo, Mariana Alves trabalha com fotografia há dez anos. Sem querer se prender a um só segmento ela trabalha com eventos, casamentos, ensaios e ensaios documentais. Em seu novo projeto documenta a vida cotidiana das famílias em suas casas, em um registro espontâneo e natural, sem que nenhuma foto seja posada ou até mesmo dirigida. A fotógrafa conta que quando as pessoas se acostumam com sua presença, fica mais fácil de conseguir fotos interessantes.

[media-credit name=”Mariana Alves” align=”alignright” width=”300″]mariana-alves-fotografia-5[/media-credit]

Pensando que cada detalhe da rotina é importante, Mariana procura registrar momentos do dia que passam despercebidas, mas que valem a pena o registro. “Quando eu converso com a família sobre a proposta das fotos, eles já sabem como vai ser o dia deles e eu conto de que forma eu vou agir durante o dia”, conta ela, que busca registrar desde um carinho espontâneo até uma briga de irmão. “Acho que o ponto positivo de trabalhar com fotografia documental de família é que as pessoas acabam ficando bem mais à vontade do que nos ensaios tradicionais, pois eles não precisam se preocupar com roupas bonitas e poses”.

[media-credit name=”Mariana Alves” align=”alignleft” width=”300″]mariana-alves-fotografia-3[/media-credit]

A paixão da fotógrafa pelo ensaio documental é justamente pela memória que elas guardam. “No futuro, quando as pessoas olharem para essas imagens, vão lembrar um pouquinho da rotina e da casa, assim como de alguns momentos. Das coisas banais mesmo.”

Ensaio tradicional x Ensaio documental

O ensaio tradicional é mais direcionado, pensado e posado, além da preocupação com espaço para realização das fotos, roupas e luz. O ensaio documental é feito a partir da rotina de quem está sendo documentado, da forma como o dia das pessoas acontece.

[media-credit name=”Mariana Alves” align=”alignright” width=”800″]mariana-alves-fotografia-1[/media-credit]