Entrevistas 2 anos atrás | Jucelene Oliveira

Conheça Mari Siqueira, um dos destaques da fotografia Newborn

Enfermeira formada, Mari tem uma preocupação especial com o posicionamento dos recém-nascidos

por Revista FHOX
Mari-Siqueira-20Mari Siqueira

Fotógrafa há três anos, Mari Siqueira é, cada vez mais, referência de trabalho sofisticado e organizado. Sempre preocupada com segurança e posicionamento, ela é palestrante do Congresso FHOX Newborn, com o tema “Posicionamento é tudo.”

Qual foi o seu primeiro contato com a fotografia?
A fotografia era um hobby dos meus pais e sempre esteve presente na minha vida – eles revelavam fotos em casa, em um pequeno laboratório. Fui uma criança cheia de álbuns de fotografia de infância.

Aos 11 anos fiz uma viagem de escola de dois dias e levei uma máquina. Essa é minha primeira memória de registro fotográfico próprio. Daí pra frente, onde eu estava a máquina estava junto! Fotografia sempre foi parte fundamental da minha vida e é o instrumento que me dá a tranquilidade de saber que, se tudo se perder, a foto estará ali para nos lembrar e ilustrar nossas memorias, momentos e emoções.

mari-siqueiraMari Siqueira

Como escolheu esse segmento?
Sou enfermeira formada pela PUC Minas e trabalhei quase oito anos com terapia intensiva Pediátrica e Neonatal. Em 2013 comecei a fotografar profissionalmente, ainda sem ter o Newborn em foco como área de atuação. Com minha paixão por bebês e minha formação profissional, associadas a um mercado em crescimento no momento em que iniciava minha carreira, foi difícil escapar da fotografia Newborn. Em meados de 2013 fiz meu primeiro ensaio newborn e percebi que poderia crescer bastante no segmento.

Mari-Siqueira-13Mari Siqueira

O que você mais gosta na fotografia newborn?
Gosto de poder oferecer para a família imagens lindas e atemporais daquela vida que eles acabaram de gerar. Normalmente, mesmo com tantos recursos fotográficos para amadores, as fotos caseiras não fazem jus à beleza e delicadeza de um recém-nascido. O segmento Newborn proporciona aos pais aquela imagem real do bebê em toda sua beleza, delicadeza e perfeição. Aposto em um estilo clássico, neutro e básico que não esconde ou enfeite demais o bebê e em acessórios pequenos, bom posicionamento, conforto e segurança para um ensaio de sucesso.

Mari-Siqueira-15Mari Siqueira

Quais são os maiores desafios desse segmento?

Para mim, os mais importantes são:

  • Segurança: considero o ensaio newborn o mais difícil dentro do segmento família. Hoje é comum ver profissionais atraídos por esse segmento pelo fato de ele ser promissor, porém apenas com o conhecimento técnico fotográfico. O mais importante para ser um fotógrafo de recém-nascido é conhecer o bebê, sua fisiologia, anatomia, padrão de comportamento e seus limites. Um profissional mal preparado pode colocar em risco a saúde e integridade física do bebê.
  • Valorização: o investimento necessário para a formação de um bom fotógrafo de recém-nascido é alto. Os cursos, workshops e congressos são caros, assim como acessórios e mentorias para aprimoramento. O valor da sessão tem que ser compatível com todo esse investimento, já que um bom profissional investiu muito em sua formação. Hoje encontramos ensaios newborn que custam pouco mais que nada, o que deprecia o mercado e mostra que o fotógrafo não se preparou o suficiente para saber precificar de maneira correta. É uma questão de oferecer um trabalho de qualidade por um preço justo para o fotógrafo e para o cliente.
Mari-Siqueira-14Mari Siqueira

Quais oportunidades você vê em congressos como o Newborn?
Congressos como esse são excelentes oportunidades para quem está começando na área conhecer o segmento através de profissionais competentes, sérios e que praticam uma fotografia de alto nível técnico. Para quem já está atuando no mercado, esses encontros são ótimos para Networking, aprimoramento prático e troca de experiencia. Sempre procuro participar de pelo menos dois grandes congressos e feiras nacionais por ano: são momentos de crescimento e reciclagem importantes para mim. Indico para todo mundo.

Mari-Siqueira-7Mari Siqueira

Faça uma comparação entre newborn e os demais segmentos:
A fotografia de recém-nascido é relativamente nova no Brasil, se comparada, por exemplo, com a fotografia de casamento. Vejo o segmento Newborn tão importante e desejado quanto os demais e a diferença principal talvez seja a popularidade que esse estilo fotográfico se encontra no momento. Para mim, o ensaio newborn faz parte da fotografia de família, que por sua vez começa lá na sessão de gestante. Então bato na tecla de que o fotógrafo de newborn é um fotógrafo de família. Acredito cada vez mais na consolidação da fotografia Newborn no Brasil, desde que ela seja desenvolvida de maneira segura, ética e com bom gosto.

Mari Siqueira estará no Congresso FHOX Newborn,que acontecerá no dia 29 de novembro no Auditório Elis Regina. A inscrição para o congresso pode ser feita pelo site ou pelos telefones (11) 2344-0810 e 0800-015-8400.