Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Arte na Fotografia: uma conversa com Camilla Kinker

Arte na Fotografia ocorreu nas últimas semanas com grande sucesso entre fotógrafos e entusiastas. O programa criado pelo canal Arte 1 reuniu 6 fotógrafos com diferentes estilos desafiados em tarefas fotográficas a cada episódio. Os mentores Claudio Feijó e Eder Chiodetto conduziram os participantes com dicas, avaliações e feedback sobre cada trabalho realizado. Sempre com fotos impressas para avaliar os fotógrafos e com a participação de convidados de grande destaque na fotografia nacional. Na grande final, a fotógrafa Camilla Kinker (24) foi a grande escolhida em uma votação com fotógrafos de renome após o desafio final de montar uma exposição fotográfica. A FHOX enviou algumas perguntas para Camilla e ela gentilmente topou responder mesmo nessa correria de fim de ano.

Os participantes do Arte na Fotografia. Desafios fotográficos variados e sempre com a participação de um fotógrafo de renome como jurado especial

FHOX – Como foi a seleção para o programa?

Camilla KinkerA seleção do programa foi realizada em fases. No começo não sabia que estava me inscrevendo para um reality show que passaria no canal Arte1, pensava que era só uma competição de fotografia. Apenas na segunda etapa do processo nos revelaram todos os detalhes e a emoção subiu junto! As fases consistiam em análise de perfil e portfólio, portanto, mandei fotos que considerava minhas melhores, um vídeo de um minuto dissertando sobre minha relação com a fotografia, portfólio completo, e, por fim, uma entrevista presencial num estúdio em São Paulo.

FHOX – O que fotografa? Já vivia da fotografia?

Camilla KinkerEu havia acabado de me formar na faculdade de Cinema quando fui selecionada para o programa. Trabalhava na área de vídeo, principalmente com edição e direção de fotografia, por exemplo, tenho uma produtora de filmes voltados para o mercado da moda, a FF films. Portanto, lidava muito com imagens em movimento e via a fotografia mais como um hobbies.
O programa abriu minha cabeça e alma para o mundo da fotografia e me mostrou onde eu realmente deveria focar minhas energias. Ainda estou me descobrindo como fotógrafa, porém, o momento que mais proporcionou equilíbrio entre minha alma, o ser fotografado e o tempo presente foi durante minha jornada ao sertão do Piauí junto com uma missão médica voluntária (parceria entre a Volunteer Vacations e o Instituto Dharma), em outubro de 2017. Conhecer aquele povo, viver com eles e os retratar, foi a experiência mais gratificante que já tive e procurarei seguir esse caminho.

>> Arte na Fotografia: bons motivos para assistir ao reality show

https://www.facebook.com/arte1nafotografia/videos/163484390931680/

FHOX – Como entrou na fotografia?

Camilla KinkerEm 2010, com 16 anos, fui para os EUA estudar e morar na casa de uma família americana. Lá, acabei descobrindo o cinema e a fotografia. Voltei para o Brasil e, depois de alguns anos, me formei em cinema. Ao longo da faculdade procurei me conhecer e ter experiências: trabalhei na equipe de vídeo do Centro Cultural São Paulo (melhor trabalho que poderia ter, um mergulho na cultura brasileira, aprendi muito e sou grata a todos de lá), viajei para lugares incríveis, algumas vezes sozinha e outras acompanhada, me mudei para São Paulo. Logo que me formei entrei no programa e entendi a oportunidade que estava na minha frente. Abracei ela com toda a força que pude e apenas quis absorver e aprender naquele grande grupo de fotografia!

https://www.facebook.com/arte1nafotografia/videos/163764190903700/

FHOX – Como foi a experiência no programa?

Camilla KinkerA experiência no programa não poderia ter sido melhor. Como falei, abracei a oportunidade e aprendi muito. Aprendi sobre fotografia, mas, principalmente, aprendi sobre mim mesma e encontrei um equilíbrio. Com certeza tiveram momentos de tensão e nervosismo, como nas avaliações das provas, mas eles nos ensinam mais do que estar sempre numa zona de conforto. Eu não procurei acertar ou agradar os jurados. Estava apenas sendo eu mesma e expondo uma arte a qual eu realmente acredito. O maior presente foi a convivência com meus colegas fotógrafos e os jurados.

FHOX – Qual seu plano após essa conquista?

Camilla KinkerAgora vou continuar a fotografar. Continuar numa busca interior por esse equilíbrio que encontrei durante o programa. Espero fazer muitas viagens como a do Sertão do Piauí, quero conhecer o Brasil como ele realmente é, quero sair da minha bolha paulistana e me jogar nesse país, o vivenciar.

>> Arte na Fotografia: o primeiro reality show de fotografia do Brasil 

https://www.facebook.com/arte1nafotografia/videos/163489074264545/

FHOX – Qual foi o maior desafio e o maior aprendizado?

Camilla KinkerO maior desafio foi parar meu diálogo interior e deixar o inconsciente atuar, ter que me encarar e aceitar quem eu sou como artista. O maior aprendizado: Cláudio Feijó.

FHOX – Que dica daria para quem sonha em viver da fotografia?

Camilla KinkerQuando estiver fotografando, viva o momento, se funda a ele, deixe-se levar pela experiência por inteiro.

Veja mais do trabalho de Camilla Kinker aqui: Camilla Kinker Fotografias 

https://www.facebook.com/arte1nafotografia/posts/163462774267175

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.