Entrevistas 9 meses atrás | Thalita Monte Santo

A delicadeza bordada nas fotografias de Aline Brant

Apresentando uma nova perspectiva sobre as fotos, o processo do bordado é fruto do amadurecimento de técnicas que Aline aprendeu em um curso de intervenção analógica em fotografia.

por Revista FHOX

Por Thalita Monte Santo, especial para FHOX.

O trabalho da fotógrafa fluminense Aline Brant, 34, traduz exatamente o termo “obra de arte”. Ela, além da câmera fotográfica, utiliza linha e agulha como instrumentos de trabalho, para transformar suas imagens em intervenções poéticas através do bordado.

“Me apaixonei pela prática da intervenção em fotografia impressa e passei a utilizar linhas nesta composição. Fui usando práticas que sempre utilizei livremente, como a costura, o macramê, o crochê e o tricô. Mais tarde encontrei no bordado livre um formato ideal para ilustrar as fotografias e nortear um caminho de comunicação artística”, explica.
alinebrant01 Nature-20x30 -AlineBrant (6)

Rico em cores e detalhes, que se contrastam com tons de sépia e preto e branco, o trabalho da fotógrafa une a textura e a imagem do corpo humano, se destacando pela delicadeza e singularidade.

“Gosto quando concluo algum ponto no bordado e percebo que a fotografia se conectou com a linha de uma forma especial. Existe um momento singular em que isso acontece, a integração. É bem bonito”.
alinebrant02Através das diversas experimentações da técnica, a fotógrafa organizou a exposição Transbordo, com 23 imagens de um período criativo. A mostra está em São Paulo, na estação República do metrô (linha vermelha) até o dia 30 de novembro. No mês seguinte, será instalada na estação Clínicas do metrô (linha verde), entre os dias 10 e 31.

“O projeto é seguir no desafio de alcançar mais intimidade com a imagem, entender mais as possibilidades e os padrões, ainda em construção. Estou testando, experimentando e aprendendo muito, sempre”, conta.
aline_brant

Quem visitar a exposição e publicar uma selfie utilizando a hashtag #transbordoalinebrant concorrerá a uma fotografia bordada, produzida na grande São Paulo. O resultado do sorteio será divulgado nas redes sociais da fotógrafa, no final de novembro.

Para conhecer mais sobre os trabalhos de Aline, acompanhe suas redes sociais:

Instagram: (https://www.instagram.com/alinebrant/)
Facebook: (https://www.facebook.com/Aline-Brant-Fotografia-225613724157419/)
Site oficial: www.alinebrant.com.br