Um evento pensado para motivar e ajudar os empreendedores da

FOTOGRAFIA

EVENTO ONLINE

100% GRATUITO

  • Programação 25/05
  • Programação 26/05
  • A importância da Associação de Lojistas de Fotografia
Programação 25/05

ATIVIDADES EDUCACIONAIS


9h

Abertura e boas-vindas

9h10

TRENDS FHOX

Uma visão sobre o momento do mercado

10h10

O negócio de impressão de fotos em tempos de pandemia: Oportunidades, transformações e ameaças

10h40

Produtos em 2021: O que tem potencial para esse momento?

11h10

Marketing Digital com Rafael Arruda

12h

Vendas com Marcelo Scharra 

13h

Encerramento

Programação 26/05

CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO


9h

Abertura e boas-vindas

9h10

VAREJO E INDÚSTRIA DE DISTRIBUIÇÃO

Debate sobre o Momento do Varejo Fotográfico com:

  • Rafael Sombra– Foto Sombra
  • Emerson Stein – Fujifilm do Brasil
  • Valdir Padovan – Colorkit
  • Edison Bertante – Antares Imagem
  • Wilians Lotti – Epson
  • Lamark Almeida – Lamark Almeida Fotografia

10h40

Assembleia e Aprovação do Estatuto

13h

Encerramento

A importância da Associação de Lojistas de Fotografia

POR QUE UMA ASSOCIAÇÃO DE LOJISTAS É IMPORTANTE


Nos últimos anos a FHOX tem sido chamada a colaborar para a criação ou para o reposicionamento de entidades de classe do setor fotográfico. Ajudamos a ABEFORM, Associacão Brasileira das Empresas de Formaturas a surgir. Nos aproximamos da Abrafoto e discutimos expansão de escopo e até mesmo atuação em segmentos carentes de associativismo como o de casamentos. Atuamos no reposicionamento da ABFRN, ajudando a diretoria da entidade a ampliar sua atuação e sua relação com o mercado e seus agentes. Isso trouxe grande aprendizado. E fortaleceu nossa visão de mercado. Baseado nessas experiências temos falado desde o começo da pandemia, sobre a importância de uma entidade no setor de lojas, varejo e negócios com foto. Um dos mais abandonados segmentos do nosso ramo. A galinha dos ovos de ouro dos anos 90 e 00, virou o patinho feio, abandonado pela indústria que sempre o tratou de forma paternalista.

O resultado é uma enorme dificuldade de renovação, lojas defasadas, desatualizadas, mal iluminadas, sem vitrines, sem mix de produtos, sem representatividade, sem sites e e-commerces, sem perspectivas e o pior, impactadas também por uma pandemia que impõe lockdowns e restrições que afastam ainda mais o consumidor presencial. Claro que há exceções, e ninguém melhor do que nós na FHOX para sabermos exatamente quem são os que estão indo bem e o que os diferenciam. Mas o quadro geral é sim, bastante desalentador, isso sem falar de impactos frequentes de um dólar nas alturas, da ausência de crédito e da concorrência cada vez mais feroz de grandes, médios e pequenos players cada vez mais de olho no negócio da memória familiar, um dos que ficou de pé na pandemia. Pois bem, o enunciado acima é em si, a própria resposta a pergunta do título. Está totalmente postas as condições para que desse deserto de alternativas o clássico “a união faz a força” se apresente naturalmente.

Embora a FHOX esteja atuando fortemente para que surja esta entidade, um grupo de lideranças sentiu que o momento do setor é propício e começou a se colocar naturalmente à disposição da iniciativa. E agora, se aglutina em torno de uma primeira chapa diretiva, ampla, diversa, regional e eclética, composta por excelentes quadros do que se pode chamar de varejo fotográfico tradicional brasileiro. O quadro diretivo da primeira gestão da entidade formou-se com os seguintes empresários: Edison Bertante, da Antares Imagem de Sorocaba, SP – Presidente Rafael Sombra, do Foto Sombra de São Luis, MA – Vice Presidente Rodrigo Torres, do Prolab de Tupã, SP – Diretor Financeiro André Gross, do Ateliê das Fotos, de Porto Alegre, RS – Diretor Administrativo Tadeu Yussumassa, da ProAlbuns, de Natal, RN – Diretor de Comunicação Luciano Costa, da FotoImagem de Petrolina, PE – Diretor de Relacionamento. Com esse time de feras e um evento de arranque para validar estatuto, discutir ambiente de mercado, tendências e desafios, além de formalizar a eleição de sua primeira diretoria, irá acontecer nos próximos dias 25 e 26 de junho em ambiente online oferecido pela FHOX, o Encontro Nacional do Varejo 2021. São 300 vagas gratuitas e a inscrição pode ser feita pelo Sympla, aqui. Dentre as vantagens da nova entidade, estão:

  • Contar com serviços de marketing cooperado entre seus associados: negociar melhores condições de compras de insumos e produtos junto a distribuidores e indústria;
  • Identificar o tamanho real do mercado e sua representatividade; além de, no médio prazo, a Associação poder oferecer um serviço webtoprint com distribuição capilar do serviço em sua rede de associados.

Vale lembrar que estima-se pelo menos 3 mil lojas operando no varejo nacional. Outra lembrança importante: a maior parte dessas lojas são bem localizadas e patrimônio do mercado fotográfico que merecem ser resgatadas.

A FHOX, está encabeçando esse processo de formalizar a entidade de forma praticamente sozinha. Ressalte-se, por enquanto, o patrocinio da Colorkit, na figura de Valdir Padovan e Odila Guandalini. Chega a ser impressionante o desprezo da indústria fotográfica por um setor que já deu e segue dando tanto dinheiro a essa mesma indústria. O argumento da Pandemia e de falta de verbas de marketing não justifica a inação e a falta de apoio por parte de grandes players que tem o dever de ajudar uma rede de estabelecimentos que segue consumindo seus insumos, equipamentos e serviços. Num modelo único de proposta de evento, o Encontro Nacional do Varejo está prevendo a presença de patrocínios e apoios que além das contrapartidas habituais de eventos do gênero, irá destinar 50% das receitas geradas diretamente para um fundo de caixa da Associação, que como sempre nessas situações, já surge com inúmeras despesas, dentre elas: jurídicas; contábeis e de comunicação. Cabe aqui um alerta de responsabilidade da FHOX para com a indústria do setor: o varejo não está morto e vai saber identificar quem esteve ao seu lado e o apoiou e quem simplesmente o usou, ou o ignorou.

FALTAM

00
DIAS
00
HORAS
00
mINUTOS
00
SEGUNDOS

EVENTO ONLINE

100% GRATUITO

Patrocínio:

Apoio:

Realização:

Um site: