Por Blog Newborn
Blog sobre fotografia de recém-nascidos. Para falar de práticas e temas importantes sobre o mercado que mais cresce na fotografia brasileira. Apoio e conteúdo da ABFRN - Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nacidos - abfrn.com.br/ redacao@fhox.com.br

Visão de negócios versus o lado artístico na fotografia newborn. Como combiná-los?

por Revista FHOX Publicado há 2 semanas atrás | por Blog Newborn

À primeira vista, o título deste artigo parece uma tarefa difícil para a maior parte dos fotógrafos, principalmente se você ache que não a tem. De fato é uma tarefa árdua, pois a maioria não possui o repertório ou o conhecimento de administração e gestão de negócios na sua bagagem. Os fotógrafos se preparam sempre na área técnica e artística antes de empreender na fotografia profissional, porém, se esquecem de que uma vez aberto o negócio, eles terão que viver disso.

E claro que você deseja que ter um business lucrativo, para poder continuar a trabalhar por muitos e muitos anos na área que escolheu. Certo?

Eu mesma não sou formada em administração de empresas e nunca fiz nenhum curso relacionado ao assunto, mas gerencio minha empresa na ponta do lápis. Olho para o faturamento mensal do meu estúdio, estabeleço metas e projeções. Embasei meu crescimento em um ponto que considero fundamental para a nossa área de fotografia: o relacionamento com o cliente.

Quero então mostrar aqui como você pode fazer para que seu negócio cresça e prospere em alguns simples passos. E um dos fatores que considero mais importantes para isso e que deixarei para falar por último, é estabelecer a conexão com os pais e a com família do bebê. Então vamos lá!

Newborn
Fotografia Newborn. Foto: Laura Alzueta.
Newborn
Fotografia Newborn. Foto: Laura Alzueta.

 

Vou mostrar os 3 passos que considero fundamentais para a gestão de um estúdio de fotografia de família:

Estude

Estudar é investir em você. Você nunca pode parar de estudar se quiser ser bem sucedido em qualquer carreira, principalmente na de fotografia. O mercado, a tecnologia e, principalmente as demandas do consumidor mudam constantemente. Então você precisa se atualizar com o que o mercado quer e como oferecer o que buscam.

E quando falo aprender, não digo apenas fazer cursos ou ler livros, mas também participar de todos os eventos possíveis!! Já ouvi muitos fotógrafos dizerem: ah, eu não vou mais nesse congresso X porque não tem nada de novo, nada diferente lá.

Como saber? Sempre podemos aprender com a experiencia dos outros, sempre podemos fazer networking em eventos, trocar ideias. Enfim, quando estamos abertos ao novo, sempre aprendemos e absorvemos mais conhecimento.

Participe de congressos e seminários de todas as áreas da fotografia: se você é fotografo newborn pode assistir e aprender muito com os fotógrafos de casamento, que têm uma “indústria” já mais madura e mais antiga que a nossa. Há cursos online incríveis hoje em dia; algo que não existia quando eu comecei a fotografar profissionalmente.

Newborn
Fotografia Newborn. Foto: Laura Alzueta.

Tenha comprometimento

Se prometeu , cumpra! Parece tão óbvio, mas muitos fotógrafos se enrolam nos prazos de entrega e acabam se metendo em situações difíceis com seus clientes. Sempre digo que nos esforçamos tanto para entregar o melhor trabalho possível e um simples atraso ou não cumprimento de promessas coloca toda a sua “reputação” a perder. É melhor estabelecer um prazo mais longo e surpreender o cliente do do que tentar atender o seu desejo prometendo algo que não irá cumprir.

Não pule etapas! Muita gente começa a trabalhar e já sonha e pensa em dar palestras, workshops e sair pelo mundo em congressos. Acredito que tudo leva um tempo de maturação e devemos focar em nossos clientes como meta principal. Eles são nossa principal razão de ser!! Entregar um excelente trabalho e construir uma carteira SÓLIDA de clientes em sua cidade leva um certo tempo, exige dedicação e cuidados. Invista nisso! O reconhecimento vem por meio do trabalho consistente e o convite para palestrar vem atrás!

Otimize seu tempo

Vou dar um exemplo: quando comecei, em 2010, eu precisava absorver muitas coisas novas. Eu fotografava desde os meus 16 anos, porém o processo digital e o uso de programas como o Photoshop, tudo isso era uma grande novidade para mim. Então foquei no que eu já fazia com facilidade: fotografar.

E terceirizei, por exemplo, a diagramação de álbuns pois eram muitas coisas que eu precisava aprender naquele começo de empresa. Isso é apenas um exemplo do que funcionou para mim, e claro, cada um tem suas habilidades e talentos. Então você pode terceirizar por exemplo, o tratamento das imagens, o atendimento do seu estúdio ou algo que tenha mais dificuldade e gaste mais tempo para fazer. Em resumo: foque no que você sabe fazer, aprenda a delegar e otimize seu tempo. Ele é muito valioso!

Por último, estabeleça uma conexão com a família. Seu cliente te procura para fazer a próxima sessão do filho deles? Por exemplo: se você fez o newborn, ele te procura para o acompanhamento ou o ensaio de 1 ano? Ou mesmo do seu segundo filho?

Newborn
Fotografia Newborn. Foto: Laura Alzueta.

Para ele querer novamente seu trabalho, você precisa entregar algo surpreendente! Algo mais do que um excelente trabalho ou um lindo ensaio. Você precisa se conectar com ele de verdade! Você precisa encantar seu cliente! De que forma? Você precisa se ENTREGAR a cada ensaio produzido. Esteja lá de corpo e alma!! Entenda o momento tão especial que seu cliente está passando e vivenciem isso juntos! Sim, mesmo que você faça isso todos os dias, cada bebê é único e este momento sera único na vida daquela família. Já parou para pensar nisso?

Viva de fato aquele momento lindo e faça a diferença no mercado: ao se preocupar de fato com o bem estar da família, ao tentar proporcionar uma deliciosa experiência. enquanto vocês estiverem juntos em seu estúdio, ao entender os desejos de seu cliente. Esteja atento aos SINAIS e OUÇA seu cliente e atenda seus anseios.

É importante gerenciar sua ansiedade. Seja em relação às expectativas do ensaio, seja em relação à sua entrega e ao que eles desejam em termos de produtos finais. Dar um atendimento de excelência é ser transparente: explique o processo, o fluxo, mostre claramente o que você irá entregar e deixe seu cliente tranquilo e feliz.

Newborn
Fotografia Newborn. Foto: Laura Alzueta.

Certamente, você irá se destacar da concorrência neste mercado em que há cada vez mais profissionais e menos “pessoas”. Desejo que 2020 seja um ano de sucesso! Ótimos clicks!

Sobre Laura Alzueta

Presidente e uma das fundadoras da ABFRN, publicitária graduada na ECA-USP, hoje em seu estúdio em São Paulo dedica-se a retratar famílias, gestantes e bebês e especializou-se nos recém-nascidos, sua paixão. Atenta aos detalhes, suas imagens possuem uma expressão simples e orgânica. Desde 2011, compartilha sua técnica através de cursos e palestras nos principais eventos de fotografia do Brasil e também de vários cursos online na plataforma EDUK. Já são cerca de 800 alunos que realizaram seus cursos presenciais e mais de 1000 bebês fotografados.

“Busco sempre me aproximar do belo, quero criar e inspirar as gerações futuras através de imagens orgânicas e verdadeiras, mostrando a pureza da geração de uma vida e todo o amor que existe a sua volta.”