Blog do Léo
Por Leo Saldanha
É publisher da FHOX e também responsável pela Escola de Negócios FHOX leo@fhox.com.br

Um novo canal para falar de questões importantes da fotografia

Novo podcast da FHOX vai abordar temas relevantes e levar informação de um jeito mais dinâmico com áudio matérias

por Revista FHOX Publicado há 2 semanas atrás | por Leo Saldanha

Nos últimos anos recebemos inúmeras sugestões de que a FHOX deveria ter um podcast para falar de fotografia. Vou confessar que antes não ouvia podcasts com tanta frequência. Não só de fotografia, mas também de outros assuntos. De um ano para cá a ideia amadureceu e conseguimos pesquisar formatos e ouvir um pouco de tudo. Hoje posso me considerar um viciado em podcasts (estou ouvindo um pouco de tudo daqui, sobretudo de fora). Depois de mergulhar no assunto, fomos atrás do formato. Decidido o estilo, começamos a desenhar como seria o FHOXCast. O programa surgiu com um objetivo claro: abordar assuntos importantes e seguir com nosso papel de referência. Optamos por não fazer entrevistas só com um convidado. Até porque isso já feito com maestria pelo Papo de Fotógrafo e Fotologia.

 

O que queremos é tratar de várias fontes de forma diferenciada e contextualizada. Ou seja, criar áudio matérias e dentro de séries temáticas levando conteúdo relevante. Nosso core business sempre foi informação e notícias. Nos primeiros dez episódios vamos abordar as questões mais relevantes do mercado fotográfico.

Falar do que importa de verdade Para onde vai o preço? O negócio da fotografia é bom? Como fica a questão dos entrantes e qual é a importância da ética? Esses foram alguns dos temas já abordados. E quais serão os próximos? Para a semana que vem vamos falar sobre o mercado da educação na fotografia. Inclua aí cursos online, escolas, congressos, workshops e afins. E depois os últimos episódios vão entrar em questões de tecnologia. Algo que impacta diretamente o mercado. A ideia era fazer um programa mais enxuto, curto e com menos de 30 minutos por episódio. O problema é que a adesão foi tão boa que não deu para ficar tão curto. O bom é que são diversas fontes, não só fotógrafos, mas também empreendedores, empresários de outros segmentos da fotografia. Como formatura, impressão, encadernadoras. O que é positivo pois traz uma visão mais completa do mercado fotográfico. Outro ponto importante é ser democrático. Ouvindo profissionais de todas as partes do Brasil e em diferentes níveis de experiência.

Alias, ouça todos os episódios do FHOXCast clicado aqui: FHOXCast 

Também disponível nas principais plataformas: Apple Podcasts, Sticher, Radio Public e outras.

Outras novidades – Além dos episódios temáticos, também criamos outros formatos. Como FHOXCast News e a Escola de Negócios FHOX. O FHOXCast News vai mostrar toda a semana as notícias mais lidas os destaques do mercado na semana. E Escola de Negócios no FHOXCast terá uma visão sobre marketing e negócios para quem vive da fotografia. Esses dois programas serão mais curtos.

Comentário da ouvinte Lu Kruz. Professora e fotógrafa de Minas Gerais

 

Engajamento – O feedback até aqui tem sido fantástico. Gente de todas as partes do Brasil participando e comentários com críticas, sugestões e desabafos. O fato é que a FHOX está ampliando sua atuação jornalística com aquilo que agrada os profissionais. Pois nem todo mundo gosta de ler e poder ter uma espécie de Rádio FHOX é um prazer e uma honra. Deve ser por isso que a audiência do FHOXCast já está crescendo (até assinatura da revista vendemos graças ao programa). Seguimos assim os passos de revistas e outros meios que apostaram em podcasts. Caso da Wired (sempre uma referência), The Atlantic, Estadão e outros. Se você quiser participar, sugerir algum tema ou simplesmente conversar ou desabafar é só enviar um WhatsApp para a gente: 11-99123-4351. Escreva ou manda um áudio. Será um prazer te ouvir e te conhecer.

FHOX: mais que uma revista, uma ferramenta indispensável para quem vive fotografia

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.