Por Fernando Coutinho
Fernando Coutinho é fotógrafo de Casamento e Especialista em SEO GOOGLE para Fotógrafos há mais de 12 anos consultorseofernandocoutinho@gmail.com

Seo Para Fotógrafos – Corrigindo Erros Em Seu Site

Seo Para Fotógrafos - Dá Muito Trabalho Fazer SEO?

por Revista FHOX Publicado há 4 semanas atrás | por Fernando Coutinho

person using macbook pro on black table

Quando pensamos no SEO para Fotógrafos, achamos tudo muito confuso, complicado e que deve dar muito trabalho para fazê-lo.

 

Você não está totalmente errado quando olhamos pelo lado do “Confuso e Complicado” mas por outro lado do trabalho…..ele se torna até muito fácil.

O “Confuso e Complicado” pode ser pelo fato de você não saber como começar a fazer este trabalho de SEO

 

Mas estou aqui pra ajudar você com seu Site de Fotografia.

 

E neste terceiro Artigo de SEO Google para Fotógrafos, vou ensinar mais algumas poderosas atitudes de SEO, para seu Site de Fotografia caminhar mais rápido em direção a Primeira Página do Google.

 

Sou Fernando Coutinho, Fotógrafo de Casamento e Especialista em SEO GOOGLE para Fotógrafos, há mais de 12 Anos e vou citar neste Artigo uma Terceira Dica de SEO Completa que você ainda não fez para destacar seu site no Google

 

Não Recebo Nenhum Pedidos de Orçamento Pelo Meu Site – Por Que Será?

 

Esta é uma pergunta que sempre recebo de Fotógrafos, comentando ter um site, mas nunca chegam pedidos de orçamento, ou mesmo qualquer outro tipo de contato de seus clientes. Por que isto acontece?

Algumas coisas podem sim afetar seu negócio na internet.

 

Veja algumas delas:

 

Mostrar Fotos Atuais – Sempre!

 

1-)  A primeira coisa a ser feita em um site, está em atualizar as Fotografias. Parece básico, mas muitos fotógrafos não fazem isso.

 

Afinal, se as fotos forem muito antigas ou ainda, não tão atraentes assim, os clientes por mais que encontrem seu site, não se sentem motivados a fazer um contato mais direto. 

 

Lembre se que Menos é Mais. 

 

Mais vale algumas Fotos Maravilhosas do que dezenas de fotos não tão lindas assim.

 

Seu Site Deve Ser Responsivo!

 

2-) Um Site é Responsivo quando ele se adapta a qualquer formato e tamanho de tela.

 

Precisamos saber se o seu site está preparado para qualquer tipo de Tela, desde um pequeno celular popular até uma Tela de uma sofisticada TV de 8K.

 

Isto leva o nome de Site Responsivo ou seja – o site se adapta a todos os tamanhos e formatos de telas.

 

Um site que não se adapta a todo formato de tela, ficando com fotografias recortadas ou mesmo descentralizadas, ou ainda, cortando os textos de suas páginas – Sim, o Google vai desclassificá – lo para estar nas primeiras posições das Pesquisas.

 

Para saber se seu site está em conformidade com as Novas Normas Técnicas exigidas pelo Google no fator Responsividade no Celular principalmente, faça um teste com seu site, na página de testes de uma ferramenta do próprio Google

 

Caso a Classificação acuse não ser Compatível com Dispositivos Móveis, ou ainda apresentar alguns pequenos problemas, você tem então já uma Missão a fazer com o desenvolvedor/ Empresa que cuida de seu site. Deixar seu site Responsivo. 

 

Isto pode sim estar Bloqueando seu Site nas Pesquisas!

 

Acesse o Link abaixo e faça o teste. É grátis!

 

Basta colar na Caixa de Pesquisa a URL de seu site como no Exemplo da imagem logo abaixo. 

Não esqueça de colocar também o https.

 

https://search.google.com/test/mobile-friendly?hl=pt

Após a Pesquisa só conferir o resultado e se tiver algum problema, seguir as Informações que a própria ferramenta do Google vai orientar a ser feito, para resolver os problema detectados no site.

 

No SEO para Fotógrafos, Corrigindo Erros em seu site vamos aumentando sua autoridade com o Google. E crescer nas Pesquisas !

 

3-)  Publicar Artigos com Certa Frequência.

 

Esta informação é real e faz muito sentido. 

 

Ao Publicar com frequência em seu site, você acaba por atrair mais visitantes e com mais visitas em seu site, o Google vai classificá – lo melhor.

 

E melhor qualificado, seu site sobe nas pesquisas. Simples assim.

 

Então comece desde já criando Artigos ou mesmo divulgue seus novos eventos e trabalhos de fotografia.

 

Crie novos posts com ao menos 200 a 300 palavras. Isto chama a atenção dos Robots do Google. São eles que escolhem quem ficará na Primeira Página do Google.

 

Posts com menos de 200 palavras, não se destacam e nem ao menos aparecem na pesquisa do Google na grande maioria das vezes. Veja quantas Dicas Importantes de SEO! 

 

Bora colocar em Prática?

 

Qual Destas Dicas Ajudam Mais no SEO?

 

Quando o Assunto é SEO tudo contribui para atingirmos melhores posições nas pesquisas.

 

Estas Dicas de SEO trabalham em conjunto, ou seja ao criá-las, e colocá las em prática, este conjunto de dicas vai impulsionar fortemente seu site em direção a Primeira Página do Google.

 

A grande sacada para conseguir Destaque no Google está em eliminar problemas no site, como o fator de compatibilidade com todos formatos de telas, apresentar seus melhores trabalhos e claro – fornecer ao Google muito material informativo. 

 

Ou seja ao criar conteúdo no site, ajudamos o Google a responder ao usuário suas dúvidas e com isso, somos indicados indiretamente. 

 

Sem pagar nada ao Google, tudo de forma orgânica.

 

Agora sim, a informação de SEO que faz diferença e vai ajudar SIM a melhorar muito o seu site, resolvendo alguns problemas que talvez você não conhecia.

 

Erro Com Links e Páginas Quebradas no Site: 

Por Que Ele Compromete o SEO de Seu Site?

 

Uma coisa muito normal em sites, e também ocorre frequentemente nos sites de fotógrafos. 

 

O ERRO 404 com links e / ou páginas em nosso site.

 

As pessoas estão buscando algum artigo e se depara com o link de nosso site. Ao clicar neste link acabam caindo em uma página que não existe mais – o conhecido ERRO 404.

 

Ou este usuário pode já estar em nosso site vendo algum Artigo e ao ler, acabam por encontrar Links que deixamos como indicação de algum conteúdo complementar ou mesmo, indicando algum outro site de algum fornecedor de nossa área da fotografia que gostamos ou temos alguma parceria, e nesta busca de alguma informação, ao ver este link, clicam querendo respostas as suas dúvidas e a sua busca, e de repente aparece na tela:

 

                 ERRO 404 – Esta página não existe!

 

Neste caso o Erro 404 aconteceu quando o usuário clicou em um link em seu site e a página que ele leva não é encontrada. 

 

Ou seja essa página não existe mais na internet. 

Os motivos para isso acontecer, o dono deste site que você indicou, pode ter deletado esta página ou ainda não existir mais este site. Isto pode ocorrer também com link de redes sociais.

 

E essas páginas apagadas, elas ainda existem a URL na internet, porém as páginas em si não tem mais o conteúdo que o usuário buscou. Então será mostrado o ERRO 404.

 

Para Efeito de SEO, indicar esta página com erro causa uma experiência ruim e desagradável ao usuário.

 

Sendo assim você perde pontos com o Google e demais buscadores ao ter links em seu site indicando páginas que não existem, com erros ou quebrados.

 

E perde mais uma vez com o cliente, que está vendo os problemas que ocorrem em seu site.

 

Como Evitar/Solucionar Erro 404 Em Seu Site?

 

Para evitar isto temos de redirecionar o destino destes Links ou páginas apagadas (quebradas), com o Erro 404 para um Link / Página atualizada e de preferência que tenha um conteúdo / assunto semelhante ao do link / página apagada.

 

Ou então simplesmente tiramos este link / página quebrada, sem indicar nenhum outro site.

 

Mas Fernando, vou precisar entrar página por página de meu site para conferir cada link que criei para ver se ainda existem?

 

Fique tranquilo o processo para achar links/ páginas quebradas em nosso site e rápido e fácil. 

Ele irá mostrar os links quebrados, então vamos até estas páginas que tem estes links, trocamos estes links quebrados por outros links funcionais ou simplesmente deletamos estes links.

 

Fazemos o mesmo com as páginas descobertas em nosso site que estão quebradas. Porém explicarei ao final como resolver este problema.

 

Resumindo:

1-) Temos de resolver o problema dos links que indicam outros sites e estão quebrados. Ao Clicar neste link aparece Erro 404 ou ainda diz que a pagina nao existe.

 

2-) Temos de Resolver o problema das páginas que estão quebradas – Aparece ao clicar o Erro 404.

 

Para resolver este problema vamos acessar o site

 

https://www.deadlinkchecker.com/

 

Coloque a URL de Seu Site para a busca e localização de links e das páginas apagadas (quebradas). 

O Site buscará gratuitamente as primeiras 2000 páginas de seu site e mostrará as que estão com erros. 

 

Caso seu site tiver mais de 2000 páginas, então somente assinando a ferramenta para descobrir todos os problemas com páginas e links com erros em seu site. Veja Foto Abaixo.

Esta ferramenta gratuita aponta os erros em seu site. Corrija para ganhar pontos com o Google

 

 

Ao Finalizar a Busca a Ferramenta mostrará então todos os Links quebrados de todos seu site.

 

Fiz a busca no Site da Fotógrafa Claudia Ribeiro Fotografia e foram detectados 5 páginas com este ERRO 404 e com links quebrados também.

 

Ao clicar no Primeiro Link de Erro encontramos esta resposta 🙁

 

Uma Página do Site da Fotógrafa não existe. 

Foi apagada. Veja a Foto:

A Solução Final do Problema de SEO em Seu Site!

 

Para resolver o problema devemos criar então uma nova página no site, porém esta página nova deverá ter sua URL igual a mostrada na ferramenta de pesquisa. 

 

Supondo que esta url fosse descrita assim: wwwclaudiaribeirofotografiacom/página-com-erro

 

A nova página deverá ter a URL exatamente igual. Então vamos recriar-la na verdade. E ela não estará mais quebrada ao final do processo.

 

Ao criar esta página podemos fazer algo criativo e dizer ao usuário que ela não existe mais, mas que ele poderá sim acessar qualquer outro conteúdo de nosso site. 

 

Podemos inclusive transformar um erro em uma nova oportunidade de negócios. As pessoas chegaram até você (em seu site) então agora é com você manter esta pessoa navegando em seu site e claro – fazer contato para uma conversa!

 

Veja este exemplo de página quebrada (com Erro 404), mas criativa e avisando o usuário do erro, em meu site de fotografia:

 

  

CLIQUE AQUI 🙂 para ver.

 

E analisando o outro link apontado na ferramenta como errado, este link indicava o site de um Salão de Festas, porém o site não existe mais.

 

Ao clicar neste link mostrou esta página vazia, descrevendo um  erro, conforme foto abaixo.

Neste caso basta localizar o Link em seu site e apagar. 

 

O Problema de SEO de Seu Site Foi Resolvido!

 

Ao resolver estes problemas, vamos eliminando mais um dos fatores que acabam por prejudicar nosso site nas pesquisas, e assim não conseguimos chegar na tão esperada e sonhada Primeira Página do Google.

 

Caso tenha dificuldades no processo do Erro 404 em seu site e precisar de alguma dica ou ajuda, não deixe de fazer contato. 

Quero ajudar você crescer seu site na Internet!

Espero ter ajudado com algumas dicas importantes e esta última e Incrível Dica de SEO que você provavelmente não conhecia, para eliminar problemas em seu site. 

Eliminar problemas do Site =) Crescer na internet e no Google!

Em Breve outras informações para Posicionar seu Site na Primeira Página do Google.

Até a Próxima.

Fernando Coutinho