Sem nem o básico não dá…

Se um fotógrafo não sabe o básico de fotografia ele pode atuar no mercado de forma profissional? Não deveria. Então por que seria diferente na hora de tentar viver da fotografia? O fato é que sem nem o básico do marketing não tem como...

por Revista FHOX Publicado há 6 meses atrás | por Leo Saldanha
Livro está em pré-venda na Amazon na versão digital. Em breve também impresso na mesma plataforma

Marketing Básico para Fotógrafos surgiu da minha missão de ajudar os negócios de fotografia a entender o real valor do marketing na fotografia. Desfazer mitos, mostrar a metodologia e apresentar um guia útil e sem enrolação para quem quer viver da fotografia. Aqui o primeiro ponto importante: não dá para ser profissional sem fazer marketing. E isso vale para qualquer coisa. Acho curioso é o colega fotógrafo que diz que não sabe fazer marketing ou nunca fez, quando na verdade ele já faz todo dia. Seja naquela postagem no Instagram, no vídeo que ele usa para divulgar suas coisas e por aí vai. Marketing está conectado com a fotografia o tempo todo. É parte integral da sua arte. Robert Capa foi um grande marqueteiro (o nome verdadeiro dele nem era esse). Fotógrafos famosos e renomados sabem atrair e manter clientes de uma forma organizada ou não. Pode ser orgânico ou pensado, mas o fato é que todo mundo faz. Marketing está em toda parte. Na placa da rua, na campanha para o pedestre atravessar na faixa ou usar o cinto de segurança. Marketing muda comportamentos, conta histórias e evolui. O que mudou agora (e ainda mais intensificado com a pandemia) é a necessidade de uma abordagem humanizada. E essa é uma vantagem para a fotografia que é um ofício da emoção. Geramos memórias, lidamos com sentimentos e na base do novo marketing isso é muito poderoso. No fim, tem a ver com ser mais verdadeiro com você mesmo. E usar as técnicas e ferramentas disponíveis para se ajustar.

meu.MKT: a forma de começar direito na fotografia | FHOX

O desafio – Um dos obstáculos é o estereótipo de que marketing é coisa de vendedor. Que vendas é marketing e que o fotógrafo marqueteiro não pode ser criativo. Grandes artistas criaram e criam estratégias com suas marcas e como é que chama isso mesmo? pois bem, as escolas brasileiras de fotografia em diferentes níveis não se propõe e nem abordam o assunto. Ensinam o básico, intermediário e avançado da fotografia. Tem curso profissionalizante e superior. Difícil é ver o tema negócios entrar em pauta. Um paradoxo. Basta pensarmos o seguinte: como alguém que escolhe ser fotógrafo vai viver da fotografia sem saber como atrair e manter clientes? o que talvez explique os tantos problemas que vemos no mercado hoje e nos últimos anos. Some aí a pandemia e a receita caótica está completa. Só é importantíssimo ressaltar algumas coisas:

  • Meu livro não é uma receitinha pronta. nem fórmula mágica ou pílula mirabolante. São 200 páginas de conteúdo para orientar, explicar e compreender de forma prática o que pode ser feito para acertar e entender o marketing na fotografia. 
  • Não é uma publicação definitiva. O que aprendemos hoje serve por um tempo, mas as coisas e o mercado são dinâmicos. Você pode e deve ajustar o que for aplicar na sua estratégia. 
  • Eu abordo o básico para fundamentar as bases do marketing do seu negócio de foto. 
  • Logo no começo em um dos capítulos iniciais, apresento um guia com inúmeros passos para NÃO F…. O MERCADO E COM A SUA CARREIRA. Aqui quero deixar claro que se trata de responsabilidade minha de mostrar o que eu penso em questões de postura, preço e práticas nocivas que cansei de ver nos últimos 10 anos. 
  • Meu livro é muito acessível. Fiz de propósito mesmo sabendo que poderia cobrar mais caro por ser a única publicação do tipo no país. Quero ver esse conteúdo chegar no máximo possível de pessoas do mercado. E espero que possa contribuir com esses negócios de fotografia. Sim, ser fotógrafo profissional é um negócio. 
  • Se um fotógrafo não sabe o básico de fotografia ele pode atuar no mercado de forma profissional? não deveria. Por que seria diferente com viver da fotografia? sem nem o básico do marketing não dá…

Esses são só alguns dos pontos que quis destacar agora. Meu livro virou para mim questão de responsabilidade e de orientação dentro daquilo que acredito. Fiquei surpreso ao notar que é o primeiro livro (sem contar ebooks simplistas caçadores de cadastros) a tratar do marketing na fotografia. O que só aumenta meu desafio e responsabilidade mas ao mesmo tempo me anima por saber que estou fazendo a coisa certa. O livro Marketing Básico para Fotógrafos está em pré-venda na Amazon em versão digital (em breve também impresso). O lançamento oficial ocorrerá no próximo dia 26 de junho. 

Estou preparando o próximo livro que começa a ser escrito agora na pandemia para falar das transformações do nosso mercado e dar sequência na série de marketing para a fotografia. Esse é meu propósito lembra?

Garanta seu livro clicando aqui: MARKETING BÁSICO PARA FOTÓGRAFOS