Por Blog Newborn
Blog sobre fotografia de recém-nascidos. Para falar de práticas e temas importantes sobre o mercado que mais cresce na fotografia brasileira. Apoio e conteúdo da ABFRN - Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nacidos - abfrn.com.br/ redacao@fhox.com.br

Relacionamento com o cliente

O relacionamento com o cliente é muito importante para os negócios, levando em consideração o fato que estamos lidando com o maior tesouro da vida dos pais.

por Revista FHOX Publicado há 2 meses atrás | por Blog Newborn

Por Bel Ferreira e Dani Kmetiuk

A maioria das pessoas tende a pensar que a parte principal desse relacionamento está no pós-venda, porém, não podemos esquecer que, no primeiro contato do cliente com a nossa empresa inicia o nosso relacionamento. Então, vamos passar para vocês algumas dicas para fortalecer o relacionamento com seus clientes:

  1. A primeira impressão é a que fica

A maioria dos clientes, quando fazem o primeiro contato conosco, estão pesquisando valores e estilos. Para você, pode ser apenas mais uma pessoa pedindo orçamento, mas para eles, você pode ser o único que o tratou com exclusividade e não como número.

  1. Explique tudo

Nesse primeiro contato, muitas vezes o cliente ainda está conhecendo a fotografia newborn. Nessa fase do atendimento, explique como funciona o seu trabalho, qual o tempo de duração, porque o ensaio demora, e os cuidados que precisam ser tomados. Não chegue imediatamente falando apenas do preço e tentando argumentar o porquê esse tipo de ensaio custa caro. Fale do valor do seu serviço e agregue tudo isso ao seu diferencial.

  1. Seja compreensivo

Os clientes, principalmente os que estão esperando o seu primeiro bebê, estão aprendendo uma série de coisas novas. Muitas vezes, ainda não passou pela cabeça deles algumas coisas que para nós é bem óbvio. Então nesse momento, seja compreensivo e não haja com arrogância fazendo o seu cliente se sentir desconfortável. Trate-o sempre com carinho e atenção.

Bel Ferreira. Referência na fotografia newborn no Brasil
  1. Saiba agradar

Convide o cliente para conhecer o seu estúdio, marque um horário que não atrapalhe a sua rotina.

Quando o cliente entrar no estúdio, faça de tudo para que ele se sinta à vontade. Espaço confortável e limpo, aroma agradável, café, água, lanchinho, enfim… Todo o mimo que puder oferecer, será bem-vindo para estreitar o laço.

  1. Orientações para o ensaio

Muitas vezes, a primeira vez em que a mãe sai de casa com o bebê é no dia do ensaio newborn. Por isso é muito importante que antes do ensaio, você envie uma cartilha com algumas orientações, como por exemplo, o que ela precisa levar, horário, data, e quais as recomendações. A mamãe pode se sentir extremamente perdida se você não ajuda-la com algumas orientações.

Faça do dia do ensaio, uma experiência incrível, assim você irá ganhar o coração dessa família para sempre.

  1. Entrega de material

Lembre que eu falei que todo o mimo é bem-vindo?  

Aqui você pode fazer vários mimos, isso não significa que tenha que ser algo rico e caro, não é o preço que vai chamar a atenção, mas o carinho e a simplicidade com que aquela caixinha foi feita, por exemplo. Os detalhes nesse momento farão toda a diferença.

Os nossos clientes estão atentos a todos os detalhes do atendimento, do inicio ao fim. A  experiência que ele vai viver com você nesse momento tão especial e cheio de amor, é o que faz a diferença e é um dos fatores fundamentais no relacionamento com o seu cliente, por isso, além de toda a técnica e conhecimento sobre o recém-nascido, também precisamos de muito amor e carinho durante todo o processo.

 

Bel Ferreira e Dani Kmetiuk, trabalham há mais 5 anos com fotografia de newborn, juntas elas vem conquistando o mundo, contam com a experiência de mais de 700 recém-nascidos fotografados e mais de 1000 alunos certificados em seus cursos, passando por 5 países, 14 estados e 32 cidades, disseminando com amor e responsabilidade o fantástico mundo da fotografia newborn. Fizeram parte do time de palestrantes dos maiores eventos de fotografia do Brasil e América Latina, somando 25 palestras.

Junto com Gabi Abreu e Camila Sasako, são autoras do livro – Manual da Fotografia Newborn: Cuidado, Inspiração e Técnica – lançado pela Editora Photos em 2016, que teve a primeira edição esgotada em um ano.

Bel Ferreira também atua na diretoria da ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-nascidos), instituição sem fins lucrativos, criada para disseminar as boas práticas nesse mercado tão incrível que é a fotografia de recém-nascidos.