Por Fernanda Giarato
Fernanda Giarato é uma das mais competentes e talentosas fotógrafas de família e gestante de São Paulo. Palestrante de eventos como Digipix Experience, FHOX Newborn e Fhox Talks da Feira Fotografar. Ela conta com um negócio que atende clientes em busca de sessões de alto nível com experiências diferenciadas na fotografia de gestante e de família.

Qual a relação do ensaio gestante com o ensaio newborn?

por Revista FHOX Publicado há 1 ano atrás | por Fernanda Giarato

Como dito em posts anteriores, ensaio de gestante se tornou algo muito desejado e sonhado pela futura família, tão quanto o ensaio newborn! Há quase 7 anos na fotografia de família, posso dizer que 90% de minhas clientes fecham o pacote gestante e newborn, 5% apenas querem as fotos de gestante e os outros 5% são as que querem apenas o ensaio do recém nascido.

fernanda-1Fernanda Giarato

Esses 10% optam por não fazerem os 2 ensaios por vários motivos, dentre eles, algumas das razões são:

1º – Recursos financeiros:

  • Por não terem disponibilidade de recursos para ambos ensaios, e tem que optar por apenas um deles.

2º- Quando não querem o ensaio newborn:

  • A mamãe não se sente preparada para sair de casa com o bebê tão pequeno para levá-lo ao estúdio;
  • Além de não querer tirá-lo de casa, ela não quer que seu recém-nascido seja manipulado tão novinho, mesmo que seja em sua própria residência, simplesmente por zelo ou medo;
  • A mamãe não se sente confiante para a contratação do ensaio Newborn antes do nascimento do bebê, e quer tomar a decisão após o nascimento dele.

3º – Quando não fecham o ensaio gestante:

  • A grávida não se sente confortável com o próprio corpo;
  • O marido não quer de jeito nenhum, e ela se recusa em fazer as fotos sozinha;
  • Ela é tãooooo tímida, que só de pensar em ficar de frente à uma câmera, sente calafrios;
  • Foi deixando para depois, e quando percebeu estava muito inchada ou cheia de dores (o que é absolutamente natural na gestação);
  • Antes de se decidir o bebê nasceu…

É claro que isso pode variar de região para região, e de fotógrafo para fotógrafo!

fernanda-2Fernanda Giarato

Já os clientes que fecham o pacote, o maior motivo, além do desejo por aquelas fotos, é que os dois ensaios sejam fotografados por um mesmo profissional. A contratação dos dois ensaios também facilita na hora do pagamento, pois sempre existe um desconto para quem fecha o contrato dos dois ensaios.

Para nós, fotógrafos, é uma enorme satisfação poder fazer as duas sessões simplesmente pela confiança em nosso trabalho, o que torna o momento ainda mais maravilhoso, pois no dia do ensaio de gestante é criado um vínculo entre o fotógrafo e a família, tornando este momento agradável, descontraído, e trazendo a confiança necessária, pois após poucas semanas, iremos pegar o bebezinho, enfim, a maior riqueza daquela família, no colo.

fernanda-3Fernanda Giarato

Por experiência própria, posso afirmar que esse vínculo é real! Enquanto rola a sessão gestante, conversamos muito e damos risada, além de conseguir conhecer e entender como é aquele casal, quais os medos daquela futura mamãe, daquele futuro papai e seus sonhos, sempre rodeados de muita dedicação e carinho.

Quando aquela família chega para o ensaio Newborn, a sessão tende a ser muito mais leve e cheia de confiança! Confiança que começa desde a entrega do bebê no nosso colinho para o início da sessão, até horas depois, quando o ensaio termina.

fernanda-4Fernanda Giarato

Acreditem, eu já tive pais que dormiram enquanto a sessão rolava. Sem um clima de tensão e ansiedade mútua, o sucesso do ensaio é garantido!!!

É lógico que existem exceções de famílias que optam apenas pelo newborn e o ensaio é muito tranquilo também, como se já nos conhecêssemos à muito tempo.

fernanda-5Fernanda Giarato

Hoje, quase todos os fotógrafos ou estúdios com mais de um fotógrafo oferecem o pacote gestante e newborn. Um completando o outro e deixando a maioria dos clientes muito felizes, desde o primeiro contato à entrega do trabalho.

Se nossa futura cliente nos procurou é porque ela já conhece e gosta do que fazemos, e isso é mais do que meio caminho andado. O resto é com a gente não é?! O fato é que a fotografia de gestante e newborn hoje andam de mãos dadas , assim como a fidelização das recém famílias formadas.

Beijos e até a próxima,

fernanda-6Fernanda Giarato