Thalita Monte Santo
Por Thalita Monte Santo
É jornalista e integra a redação da Revista FHOX. Escreva para: thalita@fhox.com.br thalita@fhox.com.br

Como planejar sua carreira para 2020? (Dicas)

Planejar é a palavra-chave de tudo! Para qualquer tipo de transformação, o primeiro passo a ser dado é sempre a organização de cada ação.

por Revista FHOX Publicado há 2 meses atrás | por Thalita Monte Santo

Como e em que lugar você se imagina daqui a cinco anos? Provavelmente com a vida financeira estável, recebendo convites para palestras e congressos e com o portfólio reconhecido e a agenda de clientes cheia. E por quê não projetar essa meta para 2020? Estamos no último mês de 2019 e por isso eu resolvi te questionar. Planejar


Para qualquer tipo de transformação, o primeiro passo a ser dado é fazer planejamento. Ele não é nenhum tipo de bicho de sete cabeças, e pode te ajudar a chegar ao seu objetivo mais focado. Por isso separei algumas dicas para você começar a pensar no seu futuro hoje:  

Mapa mental para planejar 
Pegue qualquer folha de papel, ou caderninho, canetas. Vamos fazer um mapa mental. No topo, ou no meio da folha escreva: onde quero chegar e coisas que quero conquistar em 2020.

Objetivos 
Em seguida, logo abaixo, comece a descrever seus objetivos. Ex.: trocar meu equipamento, começar um curso novo, palestrar sobre um assunto que domino no campo fotográfico.

Como chegar lá? 
O próximo passo é sinalizar o que é preciso fazer para que tais coisas aconteçam, como: guardar dinheiro e pesquisar por equipamentos mais baratos; estudar “x” horas por dia para ganhar uma bolsa em um curso dos sonhos; estruturar uma apresentação/mini aula sobre fotografia e apresentá-la a pessoas que possam fazer indicações para eventos que procurem palestrantes. 

Leia também: Marketing – Um exercício R.U.M.O. para você colocar a mão na massa

Planejar prazos 
Feito isso, é importante colocar prazos para cada meta. Eles podem ser mais curtos, com a duração de um mês para serem concluídos, ou até mais longos. O importante é cronometrar e não se descuidar e perder os prazos. Para isso vale até anotá-los em agendas eletrônicas que possam te lembrar pelo celular ou e-mail. 

E se não der certo?
Imprevistos podem acontecer. Por isso é sempre bom ter um plano B, C, D e até Z. Conhecer algumas saídas pode te ajudar a não se desesperar e agir rápido. Em um post it, escreva o que possivelmente pode surgir no meio do caminho e atrapalhar seus planos. Em outro, escreva o que você pode fazer para se sobressair nessas situações. 

Anote tudo!
Crie listas de coisas que podem ser trabalhadas ao longo do ano, ou mês, e que vão te tornar um profissional melhor. Não deixe nenhuma ideia passar em vão, anote tudo! Se em um dia de inspiração surgir uma ideia para montar uma exposição ou um fotolivro, anote! Trace caminhos que possam te levar até a realização desse projeto. 

Aprenda com o que passou
Some experiências e guarde aprendizados. Se você se entregou verdadeiramente a um plano e ele não deu certo, volte no seu mapa mental e anote como você teve que se virar na situação, coisas que aprendeu e coisas que não repetiria.

Leia também: Comunicado importante da FHOX/Fotografar 2020

Se entregue de coração aos seus sonhos e não deixe de planejar nada. Eu desejo e espero que o seu próximo ano seja repleto de conquistas!