Papai Noel não existe

Procurar (e encontrar) inspiração é bom, é importante, mas não dá para viver só disso

por Revista FHOX Publicado há 3 meses atrás | por Marco Perlman

Nem Coelho da Páscoa, nem Fada do Dente, nem Saci Pererê. Pronto, falei. Agora, fotografia. Não existe mágica, não existe atalho, não existe milagre. Não adianta procurar a luz da verdade em congressos de super-heróis, professores de mutantes, coaches intergalácticos.

Deixando claro… procurar (e encontrar) inspiração é bom, é importante, mas não dá para viver só disso. Temos SIM que procurar diferentes lugares, pessoas e formas para captar, para trocar, para provocar. MAS… não se pode esperar que venham respostas prontas e, muito menos, garantias de sucesso.

Assim como os fotógrafos, os organizadores de eventos e os profissionais de ensino estão vendendo seu peixe, procurando ganhar dinheiro e não estão fazendo nada de imoral ou ilegal.
Procuram adequar a proposta ao que atrai audiência, ajustar o preço ao que o público paga, ajustar o conteúdo ao que os alunos se dispõem a ouvir. Simples assim.

Ollyy / Shutterstuck

 

O problema é que não é fácil ser bem-sucedido com eventos intensos e intelectualmente desafiadores, com professores sofisticados, com palestras longas e elaboradas. Cada um de nós precisa criar seu próprio currículo… não ignorar o que está sendo amplamente ofertado, mas buscar profundidade nos temas que nos são mais caros.

Em livros, revistas, sites, vídeos… e congressos, por que não? É bem simples e bem difícil. Tem que estudar. Tem que praticar. Tem que planejar. Tem que experimentar. Tem que fazer. Váaaaaarias vezes, melhorando a cada ciclo. Enfim…tem que ralar… e muito!