Por Blog Newborn
Blog sobre fotografia de recém-nascidos. Para falar de práticas e temas importantes sobre o mercado que mais cresce na fotografia brasileira. Apoio e conteúdo da ABFRN - Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nacidos - abfrn.com.br/ redacao@fhox.com.br

O segredo para o sucesso de um ensaio newborn

por Revista FHOX Publicado há 2 anos atrás | por Blog Newborn

fotografia newborn_LauraAlzueta_006

Por Laura Alzueta, fundadora e diretora da ABFRN

É com muita alegria que recebemos o convite para escrever nesta coluna sobre fotografia newborn. Eu adoro o assunto e sou muito grata por  compartilhar aqui um pouco do que aprendi nos últimos 5 anos, quando mergulhei de corpo e alma na arte de fotografar  bebês.

fotografia newborn_LauraAlzueta_005

A fotografia de recém-nascidos é encantadora e cada vez mais os pais se dão conta da importância de ter um bom retrato na construção da memória afetiva da família.  A vida passa num instante, não é mesmo? Se contratamos fotógrafos para registrar o casamento, o que dizer da chegada de um filho?

Porém, uma sessão de fotografia newborn envolve muito mais que o domínio da luz e técnicas fotográficas. É preciso ter conhecimento no manuseio do bebê – e aqui me refiro às técnicas corretas para um bom posicionamento com segurança e conforto. Além disso, existe também um aspecto que considero essencial para uma sessão de sucesso: o relacionamento com a família.

fotografia newborn_LauraAlzueta_007

É fundamental nos conectarmos com os pais – sejam de primeira, segunda ou terceira viagem –  para que possam desfrutar o ensaio e ter um momento maravilhoso, uma experiência que encante e permita que lembrem sempre deste dia com muito amor! Estabelecer uma relação de confiança para que se sintam ainda mais seguros em relação ao profissional que irá fotografar seu bem mais precioso!

Ao estudar os grandes retratistas você observará que todos converge num ponto: uma boa imagem começa muito antes de segurar a câmera e analisar a luz.

fotografia newborn_LauraAlzueta_009

 

Você precisa encontrar e estabelecer um vínculo com o retratado.

Ora, como vamos nos comunicar com um bebe recém-nascido? Regrinha básica: antes de se conectar com ele, conecte-se com a mãe. Saber ouvir e perguntar é um bom começo. Só depois de se ligar com a mãe, ouvi-la e entender seu momento é que vamos nos aproximar do bebê, pegá-lo no colo e começar a conhecê-lo e nos conectar com ele, claro, através também de uma linguagem não-verbal. Bebês são como esponjinhas e sentem tudo que se passa ao redor. Por isso, se você estiver seguro e transmitir confiança o bebe irá relaxar com você!

fotografia newborn_LauraAlzueta_008

 

Siga a máxima: uma boa comunicação leva a grandes retratos!

 O momento é especial e devemos prestar muita atenção aos sinais de cansaço principalmente da mãe, que passa por uma profunda transformação hormonal, além de ter passado pelo parto ou cirurgia. Não basta a emoção imensa de se tornar mãe, o corpo a esta altura também pede arrego! Ela está cansada, sem dormir há semanas. Por isso, em primeiro lugar ela deve estar confortável! Entender este processo e respeitá-lo é o primeiro passo para um ensaio gostoso.

Pelo fato dos pais estarem cansados, tento sempre fazer com que tudo seja o mais breve possível. Claro que eles devem saber que o ensaio levará em torno de 3 horas e que o bebê sera respeitado em seu tempo. Mas sempre trato de fazer a sessão ser rápida para que os pais não se cansem e nem o bebê! Quando os pais percebem que você está de fato preocupado com seu bem-estar eles irão relaxar!

fotografia newborn_LauraAlzueta_010

Não há foto bonita sem bebê relaxado!

 Se a mãe estiver relaxada e tranquila o bebê irá sentir e relaxar junto. Quanto mais estiver relaxado e confortável, mais linda será a imagem! E assim, melhor será a experiência que seu cliente terá com você.

Com certeza ele se lembrará para sempre desses momentos incríveis e tão sonhados que passou em sua companhia!

fotografia newborn_LauraAlzueta_004

A arte da fotografia newborn, não é simplesmente sobre tirar fotos, mas sim de criar um momento especial para  a família.

O foco é abrir um espaço para celebrar a vida e o amor! Busco sempre em primeiro lugar criar uma experiência positiva e inesquecível!

E aí vocês me perguntam: ok Laura, isso tudo é lindo, muita poesia mas na prática não é bem assim! Bebês tem fome, choram, ficam agitados e os pais estão na maior parte do tempo tensos com essa situação nova!

Como colocar tudo isso em prática, dentro de um espaço de tempo relativamente curto e com pessoas muitas vezes desconhecidas para você?

fotografia newborn_LauraAlzueta_000

 

Aqui vou dar 10 sugestões valiosas para alcançar uma sessão de sucesso:

  • Em primeiro lugar, a família está ali pois te contrataram para fazer parte desse momento. Elas já se informaram a seu respeito, leram tudo que foi possível, pesquisaram ou tiveram recomendações. Quando chegam no estúdio, sempre fico surpresa pelas coisas que já sabem sobre mim: tenho 3 filhos, que não nasci no Brasil, sou uma das fundadora da ABFRN, etc etc. Então relaxe e concentre-se em fazer daquele momento um dia muito especial! Confie em você, em seus estudos e na sua técnica!! Estude muito, não pare de aprender tudo sobre os bebês, seu comportamento, sua fisiologia.
  • Aprenda tudo sobre o funcionamento e “mecânica” dos recém-nascidos! Quanto mais você souber, mais seguro ficará e irá demostrar que é um bom profissional e capacitado no assunto! Assim como fotógrafos de casamento devem entender tudo sobre o cerimonial do evento e etapas envolvidas, o fotógrafo de bebês deve ser um expert em mamadas e bebês!
  • Antes de começar a fotografar, conheça seu cliente! Se interesse por eles, pergunte tudo que vier a cabeça sobre o momento do parto por exemplo. Saiba como o bebe nasceu, qual o peso, como foi o parto, como ele esta hoje, se já foi ao pediatra, etc.

fotografia newborn_LauraAlzueta_002

  • Informe-se também sobre as necessidades básicas da criança: se ela já mamou, a que horas vai mamar, como são as mamadas, duração dos intervalos, etc. Além de serem informações importantes, os pais verão que você esta interessado de fato no bem-estar da criança.
  • Respeite o indivíduo: cada um reage de uma maneira, cada bebê tem seu tempo! Não tenha pressa! Porém não perca tempo e aproveite cada minutinho para que a sessão seja fluída!
  • O sono é essencial para o desenvolvimento do recém-nascido. Por isso, seja paciente e acredite: os recém-nascidos dormem cerca de 18 a 20 horas por dia, em períodos de 3 a 4 horas. Então se estiverem bem alimentados e aquecidos eles vão dormir!

fotografia newborn_LauraAlzueta_003

  • Seja verdadeiro! Como fotógrafos podemos trazer a tona e expressar a beleza e o amor que existe dentro de cada um. Mas para encontrar essa beleza você precisa se conectar com as pessoas de verdade!! Não pode ser uma relação superficial!
  • Ame o que você faz: as pessoas percebem quando você se doa e faz com amor!
  • Planejamento é tudo: você deve ter um objetivo na sessão. Eu trabalho sempre com foco em aproveitar ao máximo cada pose para que renda muitas imagens lindas e atrapalhar o mínimo o soninho do bebe.
  • Fazer transições de poses seguras e sem incomodar o bebê deve ser seu objetivo conforme você evolui na prática da profissão. Para isso, recomendo que faça workshops com vários profissionais diferentes e junte tudo isso com a SUA visão e experiência: você irá encontrar a SUA forma de trabalhar e a sua dinâmica de ensaio, o que funciona para você!

 

Por ultimo mas não menos importante, procuro fazer todos os cursos que posso, no mínimo 2 por ano e estou sempre em busca de diminuir meu tempo de sessão, atenta ao ritmo e estabelecendo novas transições que façam o ensaio fluir cada vez melhor.

Tudo isso com um objetivo claro: quero proporcionar à família um momento gostoso, dentro de um ambiente tranquilo, alto-astral e agradável.  Quero que tenham uma experiência única para que lembrem deste dia com muito carinho!

Bebês são o elo de amor entre a família.

Meu trabalho é criar imagens que tragam de volta as emoções daquele momento, da chegada de um ser tão pequenino, do laço e do vínculo profundo  que se forma a partir daquele instante. Quero que daqui a 10 ou 20 anos, ao olhar as fotos, os sentimentos aflorem novamente e que tragam apenas boas sensações.

Atuando assim, busco alcançar o amor que existe dentro do núcleo da família e preservar as emoções de se tornar mãe ou pai! Talvez esta seja a conexão mais forte do planeta e que vai durar para sempre!!

Laura Alzueta_fotos de bebes

Sobre Laura Alzueta

Publicitária graduada na ECA-USP, hoje em seu estúdio em São Paulo dedica-se apenas a retratar famílias, gestantes e bebês e especializou-se nos recém-nascidos. Atenta aos detalhes, suas imagens possuem uma expressão simples e orgânica. Desde 2011, compartilha sua técnica através de cursos e palestras nos principais eventos de fotografia do Brasil como Feira Fotografar (foi palestrante da Nikon), NewbornPhoto Conference, Wedding Brasil e Estúdio Brasil. Já são cerca de 500 alunos que realizaram seus cursos presenciais e mais de 650 bebês fotografados.  É também autora dos cursos online: “A arte e a técnica de fotografar Recém-nascidos” e “Fotografia de Bebês: o passo a passo do primeiro ano”, ambos pela Photos TV. É também uma das fundadoras e diretora da ABFRN.